2011/02/21

Notícias do Dia

O panorama dos sistemas operativos "mobile", um Chrome ainda mais minimalista em estudo - assim como a execução de código nativo através do browser com o Native Client do Google, problemas no disco híbrido SSD/disco da Seagate, iPod XL a caminho? e ainda o Xoom da Motorola, que chega mas... sem Flash.




A Vida e Morte dos Sistemas Mobile

Uma interessante compilação do nascimento e morte de vários sistemas operativos mobile e que peca apenas pela gritante falha de que o QNX já por cá anda desde 1982!

Tirando isso, vê-se claramente o pecado mortal da Palm, que caso tivesse lançado um WebOS atempadamente poderia estar agora numa posição bem diferente - e sem falar do Windows Mobile, cuja melhor explicação é ter passado mais uma década sem ter feito qualquer evolução!


Chrome ainda mais minimalista?
Parece que o Google anda a estudar formas de tornar o Chrome ainda mais minimalista, para que a maior área de ecrã esteja disponível para o que realmente importa: as páginas web.
Para isso, algumas experiências apontam para que até a própria barra de endereço desapareça; poupando "uma linha". O endereço ficaria assim apenas visível quando se carregasse numa tab ou se esivesse a navegar para uma nova página.


Google faz pressão para Execução Nativa no Browser

O Google continua a impulsionar o seu Native Client, um projecto open-source que pretende trazer aos browser a possibilidade de executarem código nativo. Ou seja, em vez de estarem limitados a executar javascript, ou utilizarem plugins como o Java, este Native Client permitirá que o browser possa executar código compilado, com um desempenho muito superior - mas ainda assim correndo dentro de um modo de segurança isolado, para evitar fazer estragos no vosso computador.


Disco Híbrido da Seagate com Problemas
O dísco híbrido da Seagate, o Momentus XT que mistura memória Flash dos SSD com o disco magnético rotativo tradicional parece estar a sofrer de problemas de juventude, devido a uma política agressiva de poupança de energia que faz com que este entre frequentemente em modo de "sleep", causando atrasos de vários segundos de forma continuada.
No entanto a Seagate já está em cima do acontecimento, e tem lançado actualizações para minimizar e evitar este problema.
Para mim é simples... é optarem por um SSD 100% "puro"... e um disco tradicional de uns Terabytes (ou um NAS) para "armazenamento"! :)


Google Docs Viewer com mais formatos

O visualizador de documentos do Google passa a suportar mais 12 formatos de ficheiros:


  • Microsoft Excel (.XLS and .XLSX)
  • Microsoft PowerPoint 2007 / 2010 (.PPTX)
  • Apple Pages (.PAGES)
  • Adobe Illustrator (.AI)
  • Adobe Photoshop (.PSD)
  • Autodesk AutoCad (.DXF)
  • Scalable Vector Graphics (.SVG)
  • PostScript (.EPS, .PS)
  • TrueType (.TTF)
  • XML Paper Specification (.XPS)


A mim dá-me jeito... e imagino que a muitas mais pessoas que também tenham dito adeus ao MS Office, também.


iPod XL?

Para além dos rumores do iPad 3 com retina display, a ser lançado mais para o fim do ano para complementar o iPad 2 que estará para breve, surgem mais rumores sobre a possibilidade de um equipamento iOS com ecrãd de 5-6", para colmatar a ausência da Apple neste segmenteo intermédio.

Em vez de um mini-iPad, tratar-se-ia simplesmente de um iPod Touch/iPhone com ecrã expandido XL (mantendo a mesma resolução), o que poderá atrair tanto as pessoas que preferem um ecrã ligeiramente maior por conveniência, como também por necessidade (para que vê mal e tem dificuldado em ver as coisas no ecrã de 3.5" dos equipamentos actuais.)

Há também quem aponte que o Lightpeak poderá aparecer no iPad 2 (e futuramente nos iPhones?) como medida diferenciadora da "concorrência"... o que poderia vir em sintonia com o surgimento do Lightpeak nos novos MB Pro.


Motorola Xoom chega dia 24 (mas sem Flash)
Parece que também a plataforma Android sofre do síndroma "lançar quanto antes mesmo que faltem coisas". Neste caso, trata-se do muito aguardado tablet Motorola Xoom com a mais recente versão do Android (Honeycomb.)

Ao que parece, quando for comercializado no próximo dia 24, os seus utilizadores não terão acesso aos conteúdos em Flash - suporte que chegará apenas "na Primavera".

Parece que vai haver muita gente a ter que editar as tabelas de comparação entre este Tablet e o iPad... :)


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Atenção que o QNX já por cá anda há muito tempo mas a utilização no mobile é recente! A sua aplicação era mais a nível de sistemas embeded/realtime.

    ResponderEliminar
  2. Na lista dos sistemas operativos mobile, ainda antes do PalmOS, falta o velhinho Newton OS da Apple ;)
    http://en.wikipedia.org/wiki/Newton_OS

    ResponderEliminar