2011/02/28

OCZ Vertex 3 SSD


Se procuram um SSD para acelerar o vosso computador, então aguardem mais um pouco que estes novos Vertex 3 da OCZ parecem ter tudo o que é necessário para vos convencer.

Utilizando o novo controlador de segunda-geração (SF2200) da SandForce que permite velocidades de leitura e escrita superiores a 500MB/s, este Vertex 3 sucede ao Vertex 3 Pro vocacionado para o mercado empresarial, mas que ao contrário deste agora surge com preços bem mais convidativos ($249 para o modelo de 100GB - metade da versão "Pro".)


Para garantir a fiabilidade dos dados, este controlador SandForce possibilita a utilização do RAISE (Redundant Array of Independent Silicon Elements), que é um género de "Raid 5" que aqui utiliza os diferentes chips de memória no SSD para garantir a fiabilidade dos dados no caso de falha de um dos chips/células.


Graças ao RAISE, acabam-se de uma vez por todas as preocupações quanto à longevidade dos SSDs em situações de uso intensivo/abusivo. (No entanto, isto requer algum espaço reservado para esta função, o que faz com que o modelo de 256GB seja comercializado como sendo de 240GB.)

Nos testes, atingiram-se velocidades de 413MB/S em leitura, e 371MB/s em escrita, colocando este Vertex 3 no topo das tabelas em praticamente todo o tipo de testes.

... Agora resta esperar pela resposta de marcas com igual tradição nos SSDs, como a Corsair, e claro... a Intel que começa a precisar desesperadamente de actualizar os seus modelos.

5 comentários:

  1. Presumo que seja RAID 5 e não "Rair 5". :-)

    ResponderEliminar
  2. E presumes muito bem... É o que dá escrever num teclado sem RAID5! ;)

    ResponderEliminar
  3. aí tens a resposta da intel :)

    http://aeiou.exameinformatica.pt/novos-ssd-intel-com-velocidades-de-500-mb-por-segundo=f1008790

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/3/11 00:02

    @Nuno - penso que a resposta da intel é apenas nas velocidades e nao a nivel da longevidade. Mas sem certeza..

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/3/11 01:40

    e para quando esta prevista a sua chegada? Eu queria comprar um vertex 2 de 128gb, mas já li umas coisas, e os preços vão ser muito identicos :D

    ResponderEliminar