2011/02/28

Rumores iPhone 5 e iOS

A dois dias da apresentação do Apple iPad 2 - que alguns dizem poder chegar às lojas já na próxima semana - os rumores sobre o futuro iPhone 5 e o novo iOS continuam a dar que falar.


Imagens de uma possível peça do novo iPhone 5 fazem ressurgir os rumores de que o futuro iPhone 5 terá um ecrã aumentado de 3.5 para 4", com as margens a serem reduzidas ao mínimo possível. E resultando em algo como isto:
Sem dúvida que fará com que todos os equipamentos com molduras de ecrã normais pareçam "antiquados"... Mas resta saber se será desta que a Apple arriscará também a remodelar/remover o icónico "home button" do iPhone. É que por muito prático e simples de utilizar que seja, começa a tornar-se desadequado para efectuar a chamada da barra de tarefas em execução, que faz com que o duplo clique passasse de um acto pouco frequente para algo que se usa todos os dias. A Apple anda a estudar os gestos multitouch para efectuar estas operações, e nos próximos meses saberemos se passam a gestos "oficiais".

Quase certo será a actualização do CPU do iPhone para um modelo dual-core, que poderá ser acompanhado também por uma autonomia ainda melhor; assim como um GPU ainda mais potente.

Quanto ao NFC, diz-se que a Apple prepara uma implementação "original" que diferenciará o iPhone dos demais modelos com este comunicação wireless de curta distância.

O novo iPhone 5 deverá ser também o primeiro iPhone "universal", que funciona em redes GSM e CDMA, e poderá trazer um SIM integrado, que será programado para funcionar com qualquer operadora... (Vamos lá as implicações que isto poderá ter quanto a comprar um iPhone de outro operador/País.)



Quanto ao iOS, há hipótese de se ter um sistema de desbloqueio por gestos, que se poderá tornar mais agradável para quem anda farto de introduzir o código númerico sempre que quer utilizar o seu iPhone.

Esperemos também que as notificações sejam completamente remodeladas - para que não se tenha que recorrer ao jailbreak para usar coisas como o Mobile Notifier.



Por outro lado, a Apple poderá passar a oferecer gratuitamente o serviço MobileMe, sendo o primeiro passo para um iTunes "na cloud", de onde se possa fazer streaming de filmes, músicas, e até Apps (quem sabe?)

Rumores que certamente se irão multiplicar nos próximos meses... mas os próximos dias terão como ponto central a chegada do iPad 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)