2011/02/07

Resultados do Inquérito 2011

Aqui está o resultado do inquérito que vos coloquei no outro dia, que tinha como objectivo ficar com um retrato mais fiel de todos vocês que, de uma forma ou de outra, por aqui vão passando.

Em primeiro lugar, o meu profundo agradecimento às 544 pessoas que cederam alguns instantes do seu tempo para preencherem o formulário.

Quanto aos resultados... se nalgumas coisas foram aquilo que eu estava à espera, noutros aspectos sem dúvida que me deixaram um pouco surpreendido.




Onde lês o "Aberto até de Madrugada"?

Por exemplo, a quantidade de pessoas que lê o Aberto até de Madrugada via RSS feed, e que acaba por ter tanto peso como as visitas à página directamente na web.
(Relembro que estamos a falar do universo de pessoas que responderam ao inquérito - diariamente, há mais de 2500 visitas ao blog, mas que optaram por ficar em silêncio, ou que chegam apenas via pesquisas do Google e que não ficam "leitores regulares".)



 Em que dispositivos lês o "Aberto até de Madrugada"?

Aqui não há grandes surpresas: a grande maioria das pessoas lê o AadM no computador; mas... mostrando a tendência dos tempos, existem já uma percentagem significativa - de quase 40% - que já acede via Smartphone. E também já temos 11% de leitores com tablets. Sempre na vanguarda! :)


Com que frequência visitas o "Aberto até de Madrugada"?
Pronto, esta é para ficar "babado"... mais de metade (51%)  dos leitores visitam o AadM várias vezes ao dia; com 32% a fazerem-no uma vez por dia e 12% "2 a 3 vezes por semana".
Até me deixam corado... :)

Há quanto tempo conheces o "Aberto até de Madrugada"?
Mais uma vez, tenho que vos agradecer a lealdade em mim depositada. 47% já por cá anda há mais de 1 ano! Mas com novos leitores a surgirem também nos últimos tempos. (Falta saber se novos e "antigos" pretendem continuar a visitar o AadM de forma regular... foi pergunta que faltou fazer! :)


De onde és?
Quanto à localização geográfica, tenho que admitir que pensei que as coisas estivessem distribuídas de forma mais homogénea... mas afinal, é para isso mesmo que o inquérito serve: para se ficar com uma melhor ideia que quem são e de onde são. Grande concentração de leitores do AadM na Zona Norte (41%), seguida de perto pela Zona Centro (38%), com a Zona Sul a ter menor representação (16%).
Nas Ilhas e Brasil há alguns resistentes, assim como quatro "correspondentes" noutros países! :)
A todos um grande abraço, pois não há distâncias que nos separem neste mundo "virtual" constituído por pessoas bem reais.

Sexo?

Pois, aqui também tenho que confessar que pensava existirem mais leitoras do sexo feminino... mas afinal são mesmo poucas. Os homens estão em maioria absoluta, com 98%... No entanto, como as 10 leitoras poderão confirmar... a qualidade não se mede em números, pelo que não há qualquer motivo para se sentirem desmotivadas! :)

Idade
Mais resultados interessantes. Aqui não fazia qualquer ideia de qual seria a distribuição, mas confirma-se que a malta dos 19-45 é a mais participativa, com o núcleo dos 26-35 a tomar a liderança com quase metade das participações.
De salientar ainda a participação dos 26 leitores de idade inferior a 18 anos, assim como os 4 mais "veteranos" que já por cá andavam quando isto dos computadores era apenas um sonho quase impossível... :)

Que equipamentos tens actualmente?
Ok, aqui houve pessoas a dizerem que faltavam os Blackberry e tal... admito, foi falha minha. Mas é apenas para ter uma ideia da tendência, e que será interessante para comparar com os próximos anos.

O computador é presença em praticamente todas as casas, e nos nossos leitores nota-se já também o crescendo da plataforma Android (com 46%). Em comparação iPhones são apenas 22%, e Symbians... 17%.

Já nos Tablets, vai ser interessante ver quanto estes 14% irão crescer no próximo ano...


Últimas Palavras

Por fim, aproveito para agradecer os comentários que deixaram, entre palavras de saudação e de apoio, assim como críticas (sempre em tom construtivo) que muito apreciei ler e ouvir.
Obrigado a todos pela participação neste inquérito, sem dúvida que nos permite ficar com uma melhor ideia de quem está "desse lado" e... para o ano há mais! ;)

Agora é só comentarem sobre aquilo que mais vos surpreendeu nestes resultados (se é que ficaram surpreendidos por algum aspecto em especial...)

10 comentários:

  1. Um excelente inquérito que dá a conhecer as tendências crescentes do mundo "Geek", nomeadamente no uso de smartphones e tablets, que concerteza irá crescer ainda mais com o passar dos anos!
    Surpreendido (ou não), fique com o uso crescente de Android (fazendo eu parte dessa comunidade também).
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Acho que o que mais me surpreendeu foi a percentagem que acompanha por RSS Feed.

    ResponderEliminar
  3. O que mais me surpreendeu foi o facto da maioria dos leitores virem aqui várias vezes ao dia!
    Não admira que a nossa produtividade seja baixa ;)

    ResponderEliminar
  4. Carlos, continua a "alimentar" estes geeks sedentos de novidades (guilty) com a qualidade a que já nos habituaste :)

    ResponderEliminar
  5. Também fiquei surpreso com os feed, ando sempre a vende-los e ao netvibes e acho sempre que ninguém usa.

    ResponderEliminar
  6. A mim surpreendeu-me a grande maioria de homens do Norte que seguem o AadM! Carlos, acho que deves mudar os tons do blog para um cor-de-fucia-quando-foge, e organizar uma francesinha moura, para ver se a malta anima lá para baixo ;)
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  7. Excelente iniciativa!
    Quanto a forma de aceder a informação pertenço a grande maioria (RSS Feed - PC) pois ainda não encontrei nenhum software que me permitisse ler as novidades através do meu smartphone (WINDOWS MOBILE 6.1). Isto é, seleccionar posts para ler mais tarde; conseguir ver o post inteiro; ver imagens e videos no post; e claro, ler em modo offline. O único software que consegui ter essas opções foi um que se encontra descontinuado de seu nome prssreader. O grande problema é que tens ainda bastantes bugs (bloqueia facilmente, ...)

    ResponderEliminar
  8. @fpessoa
    Já tentaste o Opera Mobile ou Mini?

    ResponderEliminar
  9. @JACk
    Conhece algum plugin do Opera em que lhe permita primeiro, ver os seus rss-reader's e em segundo visualiza-los em modo offline? (eu não conheço)

    ResponderEliminar