2011/02/15

Sapo A5 Codfish 2.2 [Vídeo]

Depois de alguns dias com o meu novo Sapo A5, eis que finalmente me decidi a passá-lo de "sapo" a "bacalhau". Que é como quem diz, usar uma versão cozinhada cá em Portugal do Android 2.2, o Codfish Sunrise 2.2.


Para além das novidades do Android 2.2, nota-se que o interface ficou mais fluido... restando agora saber de que forma é que isso se reflecte na autonima - embora as opiniões de quem tem usado esta versão sejam bastante positivas.

O processo de "transformação" não é complicado, e será alvo de um tutorial em breve... Embora não faltem tutoriais de como o fazer. :)

Quanto à experiência de usar Android a tempo inteiro com o "meu" Sapo A5 (que é sempre diferente do que ter apenas um aparelho para análise)... Há coisas que realmente estão muito bem implementadas no Android (o Android Web Market por exemplo, embora não esteja livre de bugs)... mas há também muitos pormenores e arestas por limar (um smartphone para o "público" andar a perguntar ao utilizador se quer "montar/desmontar" quando se liga por USB a um computador... desculpem lá, mas não me convence.)

Mas é como tudo, há coisas boas e outras más... e pelo preço a que este A5 é oferecido... todos esses detalhes menos bem conseguidos do Android são perfeitamente suportáveis! :)



Actualização: vídeo adicionado! :)

48 comentários:

  1. "mas há também muitos pormenores e arestas por limar (um smartphone para o "público" andar a perguntar ao utilizador se quer "montar/desmontar" quando se liga por USB a um computador... desculpem lá, mas não me convence.)"

    Qualquer dispositivo com cartões SD faz isso.
    Já os Nokias são também assim.

    É claro que no teu iPhone não é assim, mas também não tem SD, ficas com a memória interna e mais nada.

    ResponderEliminar
  2. Eu não estou a criticar que todos façam ou deixem de fazer; estou a criticar ser algo que não me parece fazer sentido para um "utilizador comum".

    É suposto a tecnologia simplificar-nos a vida, e não "complicar".

    Que arranjem forma de permitir um acesso partilhado, ou "lock" do file que está a ser acedido, ou qualquer outra coisa (um server file-sharing que sirva de proxy?)
    Não importa a solução, desde que para o utilizador final seja: pegar e usar.

    Os motivos pelos quais o Android faz o que faz, eu sei e compreendo por que existem... mas quero é vê-lo a tornar-se cada vez mais amigável de *todos* os utilizadores, e não apenas os que têm conhecimentos da tecnologia utilizada.

    ResponderEliminar
  3. Ainda relativamente ao mesmo assunto que o Anonimo abordou:

    Não sei se é apenas da ROM MIUI mas eu tenho a opção de definir montar o cartão SD automaticamente quando ligo o USB ao PC. Por sinal não tenho essa opção activa... =P

    ResponderEliminar
  4. @Salgado
    Opções e mais opções, é outro dos "problemas" do Android, mas pronto - aí também sou apologista de que deva haver a mais do que a menos (embora também não se deva cair em exageros :)

    A questão do mount/unmount vai mais longe do que a simples opção auto - porque nesse caso, ligas o aparelho ao PC, mas depois perdes o acesso ao SD a partir do Android...

    O que eu quero é que ambos possam aceder simultaneamente: Android e PC.
    (Tal como num iPhone, por exemplo, podes estar a ver/copiar/eliminar fotos do PC por USB, mas podes igualmente estar a tirar novas fotos no iPhone, ou a ver a galeria de fotos e apagar algumas, etc. etc.)

    O que interessa é que esses processos não obriguem a "opções"... e que simplesmente funcionem como se espera: poder fazer-se o que se quer, e o material que trate do resto. :)

    ResponderEliminar
  5. É verdade o que falas e bem que podia ser mudado para esse modo de funcionamento que falas e bem.

    Não me apercebo dessa limitação porque costumo usar o telemovel como servidor FTP que me facilita muito o acesso a todo o conteudo mas amanha, se não me esquecer, verifico essa situação completamente

    (tenho o cabo usb no local de trabalho para ser o "carregador local" =P )

    ResponderEliminar
  6. O remote debug é feito a partir de USB. Se por acaso se quer fazer o debug a uma aplicação que o usa, não pode ser montado para o SO do USB host.

    ResponderEliminar
  7. em relação à montagem por usb, os androids tem a opção de predefinir isso. É só ligar o cabo e aparece um pop up para clicar em montar.

    ResponderEliminar
  8. adoro qd se critica sem ir procurar :P
    https://market.android.com/details?id=com.protocol.x.USB

    deve ser das 1ªs apps q comprei :P

    ResponderEliminar
  9. @BUGabundo - mas precisa de Root :s

    ResponderEliminar
  10. algo q o Carlos tem, se mudou de ROM

    ResponderEliminar
  11. BUG, obrigado! Também não conhecia esta ;-)

    ResponderEliminar
  12. Sim, o que o Carlos diz é que as coisas deviam funcionar tal como se espera.
    O facto de ter que se comprar uma aplicação...
    Já agora o BUGabundo podia dizer que mais aplicações teve de comprar para as coisas funcionarem correctamente...

    ResponderEliminar
  13. @BUGabundo

    Se eu fosse omnisciente e conhecesse *tudo* não andava por aqui a blogar a partilhar e a aprender. ;P

    De resto, é mais uma prova de que afinal é algo perfeitamente possível, e que o Android devia ter integrado de raiz.

    Porque afinal, as críticas devem fazer-se independentemente da plataforma... Não é nuns casos criticar, e nos outros defender/justificar.

    ResponderEliminar
  14. Anonimo as "coisas ja funcionam" direito.
    dps há alteraçoes para coisas q podem ajustar se melhor a TI.
    se keres ver o q usom consulta a minha lista do appbrain.

    @Carlos ning nasce ensinado, é verdade. mas peskisar n custa... ou ate perguntar.... antes de criticar destrutivamente.

    qt ao facto e n o fazer nativamente, faz td o sentido. isto trata-se de um hack, é conflituoso, confunde os users, e pode corromper dados

    ResponderEliminar
  15. A crítica continua a ser perfeitamente válida.

    Queres comparar a experiência de ligar um aparelho ao USB para transferir coisas para o PC; mas tens que primeiro fazer "unmount" a um SD; e durante isso o Android pode ficar-te semi-utilizável - com um de ligar e não te preocupares com nada?

    Uma coisa é estar a fazer aparelhos para "geeks", outra é estar a fazer um aparelho para "todos".

    Mesmo dando a desculpa de que o pessoal "aprende" e se "habitua"; não me parece que sirva de justificação para que não se faça melhor.
    (Ainda para mais quando há exemplos que o fazem bem feito...)

    Lá por se gostar de algo, não se deve ser cego ao ponto de não ver as coisas que podem/devem ser melhoradas.

    ResponderEliminar
  16. Boas minha gente!
    A conversa está muito boa, mas o que eu gostava realmente de saber era uma forma minimamente segura de um iniciado destas andanças android (com um a5 por sinal...) possa fazer então a tal mudança da versão 2.1 para 2.2... Para quando esse tutorial? Ou há algum sitio no imediato que me aconselhem? Obrigado e como sempre muito pertinente Carlos!:)

    ResponderEliminar
  17. @Miguel

    Estou a preparar um tutorial passo a passo, mas se não quiseres esperar, dá um salto ao site que indiquei do Codfish e também tens por lá todo o processo explicado (embora por vezes pareça um pouco confuso... não é. :)

    ResponderEliminar
  18. Que widget de Meteorologia é esse, queria por no meu, mas não arranjo no market.

    ResponderEliminar
  19. Estou como o Miguel, a conversa está optima e deu para aprender umas coisas, mas tenho uma questão básica que só tu me podes responder :).
    Ao comprar um Sapo, ou outro animal qualquer, é obrigatório ter um plano de net ou podemos utiliza-lo como um telefone "normal, e liga-lo ao wi-fi lá de casa quando necessitamos ?

    ResponderEliminar
  20. @Flávio
    Deves estar a referir-te ao widget do Sapo. Já vinha de série no A5, não sei se estará disponível separadamente no market (ou então tenta no Sapo Market, se é que se tem acesso "de fora".)

    ResponderEliminar
  21. kem keria as apps do sapo:
    http://sapo.aptoide.org/

    ResponderEliminar
  22. @Carlos ,penso que também se coloquem outras questões no caso do mount/unmount do usb, por exemplo o facto de quereres ligar o telemóvel num portátil simplesmente para carregar e não ter o SD acessível. Penso que terá sido a pensar neste use case que essa opção foi tomada, pelo menos para mim faz todo o sentido.

    Agora, penso que também deveria de haver nativamente a opção poder ter o SD a ser usado simultaneamente quer pelo Android como o PC

    ResponderEliminar
  23. Tiago Conde17/2/11 15:15

    Só uma questão.

    Como é que criador desta rom conseguiu resolver o problema do led não continuar a piscar com alguma notificação pendente?
    Já tinha lido na modaca que havia uma solução, mas ainda não me tinha deparado com ela.
    Gostava era de saber como...

    É que funciona mesmo!! WOW!!!!

    ResponderEliminar
  24. Irei em breve comprar um a5 e só queria agradecer ao responsável/eis pelo blog, ajudou me imenso na escolha do mesmo.
    Suspeito que passarei por cá mais vezes após a compra, especialmente para ver o tutorial que sairá em breve.
    Continuação de um bom trabalho

    ResponderEliminar
  25. Meus caros e admiráveis predestinados das "HiTech". Como simples plebeu que me queria modernizar um pouco resolvi comprar um Smartphone- sem duvida Android pois me disseram que era o mais moderno que existe!. Fui a uma loja TMN e recomendaram para iniciados, o Sapo A5. Agora estou a dar em louco e com vontade de o desfazer na cara da vendedora:
    - Não consigo reencaminhar sms’s;
    -Não tem agenda para meter as datas de aniversário da família. Tem uma coisa parecida mas é necessário ter uma conta no Gmail para isso;
    - O editor de texto não é fiável e não consigo transferir texto para uma sms;
    - O meu e-mail é o velhinho “@Rocketmail.com” (ainda alguém se lembra?!) mas equivalente ao yahoomail. Para o Sapo A5 parece que para tudo é obrigatório ter uma conta no Sapo mail ou Gmail; (ainda dizem que o Android é free e a Google o bastião da liberdade!!!).
    - A bateria é uma miséria. Não aguenta 24h!
    Será que alguém me pode ajudar? Pelo menos se dá para fazer um downsize e instalar um ambiente de trabalho tipo “Alcatel – 1999”!
    Certo da vossa preciosa e iluminada ajuda, antecipadamente mui grato,

    luís-miguel-nirvana@rocketmail.com

    ResponderEliminar
  26. > - Não consigo reencaminhar sms’s;
    long press na SMS, fw...

    > -Não tem agenda para meter as datas de aniversário da família.
    Google Calendar, adicionar calendario Aniversarios
    http://www.androidpt.com/index.php?option=com_content&view=article&id=112:sabia-que-pode-configurar-o-calendario&catid=19:sabia-que&Itemid=22

    >- O editor de texto não é fiável e não consigo transferir texto para uma sms;
    select text, long press, copy, paste

    >- O meu e-mail é o velhinho “@Rocketmail.com”
    usa o Email.apk ou o K9

    >- A bateria é uma miséria. Não aguenta 24h!
    compra um nokia de 30€

    Sim, para fazer o melhor uso de Andoid tens te tirar proveito da Cloud, e da integraçao com os serviços da Google.
    Se n te agrada, então esta plataforma n 'e para ti

    ResponderEliminar
  27. @Luis Miguel

    Rocketmail... bons tempos e boas memórias sem dúvida. :)

    No entanto, quanto às tuas questões...
    Tens toda a razão quanto a quereres utilizar um smartphone como bem entendes. No entanto, qualquer uma das plataformas que escolhas vem com um conjunto de "requisitos/obrigações/funcionalides/limitações".

    No caso do Android, é praticamente implícito que pretendas usar os serviços do Google - caso contrário estarás a limitar muitas das funcionalidades da plataforma.
    E como tal, é também implícito que o equipamento seja usado com uma ligação à internet "regular" - se não for via 3G, ao menos que seja via WiFi uma ou mais vezes por dia.

    Se o que pretendes é, como referiste, uma autonomia duradoura, SMS, e agenda offline - nesse caso estarás melhor servido com um qualquer telemóvel "não-smartphone".

    No entanto, também há que dizer que usares um Android "como é suposto" também vem com todas as vantagens: como é o caso dos contactos permanentemente sicronizados, o calendário, o acesso ao Android Market com milhares de Apps para tudo e mais alguma coisa, etc. etc.

    Como sempre, trata-se apenas de escolher a ferramenta adequada ao que se pretende. Lá por o Android ser uma plataforma versátil e que permite muita coisa - não quer dizer que seja a mais adequada para todos.

    No teu caso, se o que pretendes é um "Alcatel de 1999", a melhor opção poderá ser mesmo um "Alcatel de 1999"! :)
    Olha que não serias o único a ter um smartphone para efeitos de "computador de bolso", e manter um "telemóvel" normal, para chamadas e SMS... e que pode passar uma semana ou mais sem precisar de carregar bateria - coisa que nos smartphones, acaba por ser obrigação quase diária.

    ResponderEliminar
  28. Oh anónimo, vamos lá:
    - dá para reencaminhar SMS sim, todos os Android dão => ignorância TUA!
    - o calendário dá para inserir aniversários...não sei qual a "cena", é como inserir um qualquer evento => ignorância TUA!
    - não percebi essa do editor de texto
    - se esse rocketmail dá para configurar por POP ou IMAP então => ignorância TUA!


    Santa paciência...se calhar mais valia não teres "modernizado"...ou pelo menos pesquisar um pouco como fazer as coisas!

    ResponderEliminar
  29. Caro Luis Miguel,

    é para mim óbvio que o Sapo A5, sendo um excelente telefone, não é de todo o terminal mais adequado para si.

    Recomendo que devolva esse e compre antes um telemovel da Nokia, dos mais simples.

    ResponderEliminar
  30. @Luís
    É por causa de situações como a que te está a acontecer que eu geralmente desaconselho as pessoas a comprarem um aparelho só porque está na moda ou porque o amigo disse que era o melhor.

    Antes do mais o ideal seria fazeres uma lista das funções que pretendes e depois passares algum tempo a pesquisar em diversas fontes qual o vai mais ao encontro das tuas necessidades.

    Pelo que escreveste acima talvez o mais indicado para ti talvez não seja um smartphone como o A5 mas sim um telemóvel mais simples com o mesmo SO que tinhas anteriormente.

    Se optares por manter o A5 e estiveres disposto a perder algum tempo com a aprendizagem inicial vais ver que ele consegue fazer tudo o que pretendes.

    Para além das indicações que já te foram dadas acima (atenção ao long-press), no caso da bateria recomendo-te desinstalares todos os programas e widgets que não precises, e instalares o "Juice Defender", no meu caso através da afinação dos seus parâmetros consegui aumentar a autonomia para o DOBRO.

    @Diogo
    Se não era para dizeres nada de construtivo não valia a pena teres perdido tempo.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo4/3/11 17:02

    Meus caros, Muito obrigado.
    Agradeço a paciência de todos e mesmo a impaciência de alguns. As dicas acima foram imensamente úteis e acredito que irão funcionar.
    O primeiro problema, reconheço que foi “azelhice”; os restantes espero que com tempo e paciência (coisa escassa nesta era do fast food onde supostamente tudo já deveria estar pronto a usar) venham a fazer sentido.
    Para já a única queixa mesmo é que as fotos saem todas muito “tremidas” (já sei @Diogo, ignorância MINHA :-)
    Fiquem bem o bom fim de semana

    luis-miguel-nirvana@rocketmail.com

    ResponderEliminar
  32. Hummm... e suporta Flash? Tks

    ResponderEliminar
  33. O Flash Android diz que precisa do 2.2, mas no A5 não consigo instalar... Provavelmente precisa de um CPU mais potente..

    ResponderEliminar
  34. Essa do Flash ja a tenho atravessada na garganta!
    mas será q ning pesquisa ou lê ja sobre os equipamentos?????

    A Adobe só disponibilizou o Flash para CPUs com arquitectura ARM v7.
    e todos os smartphones do mercado de entrada de gama (incluindo o ZTE Blade aka a5) são ARM v6.
    DUH

    NUNCA, mas NUNCA vai correr Flash n interessa q ROM ou versao de OS tem, got it?
    Usem o browser skyfire, onde der

    ResponderEliminar
  35. @Anónimo
    Penso que não há necessidade de falar nesses termos.
    Ponha-se na posição de alguém que acabou de comprar o seu smartphone Android, e que simplesmente se dirigiu ao Android Market para tentar instalar o Adobe Flash. A única coisa que lá vê na descrição é de que:
    "This is a finished production quality release for Android 2.2 and 2.3 devices"
    Não há lá qualquer referência a ARMs v6 ou v7.

    Sim, pode-se pesquisar e descobrir o motivo de não ser possível instalar... mas quanto a mim é uma das coisas que poderia/deveria estar mais explícita para que as pessoas não se sentissem "perdidas" ou até mesmo "enganadas"!
    Imaginem alguém que compra um Android porque vai na cantiga de que até pode correr flash?... E afinal descobre que afinal o Flash, quando corre, é só para alguns Android... ;P

    ResponderEliminar
  36. António Carlos27/3/11 22:32

    Boas,
    Eu ainda nem newbie sou acerca do android mas queria saber se essa versão que tem no seu A5 consegue retirar muitas das opções que a sapo la meteu no android, ou n tem nada a ver ?

    ResponderEliminar
  37. @António

    Sim, é uma ROM diferente, sem nenhuma das Apps Sapo que vem de origem no A5 (mantendo no entanto o NDrive).

    ResponderEliminar
  38. O Sapo A5 é o ZTE Libra e não o Blade.
    http://www.gsmarena.com/zte_libra-3790.php

    ResponderEliminar
  39. Desculpa lá, mas é um ZTE Blade...
    Ainda o Libra não tinha sido anunciado (em Fev de 2011), e já cá o Sapo A5 andava há vários meses.

    ResponderEliminar
  40. A. Carlos29/4/11 07:40

    boas, a minha questão é a seguinte. Tenho feito o nandroid a todas as rom´s que instalo, e queria saber se para fazer o recover é preciso todo o procedimento aquando a instalação de uma nova rom ( wipes , etc ) ? ou se posso fazer o recover de uma determinada rom, em cima da que estou a usar pk no processo de recover o programinha ja faz isso ?

    ResponderEliminar
  41. @A.Carlos

    É sempre recomendável fazer os wipes sempre que se instala uma nova rom, para evitar chatices (e na maior parte das vezes é mesmo necessário para que funcione tudo direito).

    ResponderEliminar
  42. António Carlos11/5/11 09:46

    esse widget da meterologia esta muito bom, qual o nome no market é que fartei.me de procurar e instalar e ainda não acertei .

    ResponderEliminar
  43. @António

    Aquele é o widget do Sapo, que vem de série na ROM 2.1 original do A5.

    ResponderEliminar
  44. No sapo a5 core o flex player no metor de bosca sim ou nao

    ResponderEliminar
  45. eu tenho um a5 k tinha a versão 2.1 e fiz a actualização no site da tmn para a 2.2(normal) e o visual é diferente da imagem k voces mostram.o k poderá ser?

    ResponderEliminar
  46. @Nuno
    Este Codfish 2.2 é uma Rom não oficial, daí o aspecto difernte.

    ResponderEliminar