Como é que sabemos quando os jogos em HTML5 estão realmente a tornar-se uma alternativa ao Flash? Quando a Disney investe na aquisição da Rocket Pack, uma empresa Finlandesa empenhada em permitir a construção de jogos em HTML5 de forma fácil com o seu motor "Rocket Engine".
Podem ver um dos seus jogos aqui, e não é difícil perceber os atractivos desta opção: que permite fazer um único jogo que é jogável em praticamente todos os equipamentos, sem burocracias de "App Stores", ou dependência de plugins como o Flash.
2011/03/08
Disney Aposta nos Jogos HTML5
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Não tarda muito temos a Apple a bloquear o HTML5 para estes jogos e a aclamar como "Não é viável este serviço, e não funciona como deveria funcionar, daí optar pela sua adaptação para a App Store".
ResponderEliminarSeja como for, aguardo a evolução disto. É uma alternativa viável e um contorno a problemas burrocráticos e de constante barulho por parte de quem tem distribuição digital, afirmando sempre como o seu serviço é superior a todos os outros.
Não vejo muita diferença para o utilizador entre Flash e HTML5. O player é grátis. E quando se diz "dependência de plugins como o Flash" só estamos a substituir um plugin pelo outro. O browser já "trazer" o html5 suportado ou trazer o plugin, mais uma vez, para o utilizador, é igual.
ResponderEliminarA única real diferença parece-me ser, no caso do flash, o developer tem que gastar dinheiro na ferramenta.
Depois temos é a apple a não querer suportar e as pessoas a comprarem os seus eqs sem querer saber. É bizarro.
@Mori
ResponderEliminarA diferença é que depois possa estar disponível em todos os equipamentos.
Veja-se o caso do próprio Android, onde o Flash é muitas vezes referido como "vantagem"... mas onde depois se lançam equipamentos como o Xoom, ainda sem Flash disponível.
Eu não tenho nada contra o Flash, enquanto proporcionador de coisas que dantes não eram possíveis em HTML - mas com a evolução do HTML, muitas das coisas que ele possibilitava podem agora ser feitas sem recurso a ele.
É apenas a evolução natural das coisas, senãoainda hoje andaríamos a usar "tables" e GIFs animados para se fazerem coisas que agora são possíveis/recomendáveis fazer com HTML, CSS, e Javascript.