Para além da chegada do iOS 4.3 mais cedo que o previsto, e da análise ao carregador Magic Charger da Mobee, o dia de hoje traz-nos mais novidades como: descobri finalmente a causa dos atrasos do meu Chrome, a HP que começa a usar o seu peso para promover o seu próprio OS face ao Windows, tablets Samsung para todas as medidas, ainda o iPad 2 que amanhã chega às lojas americanas, e muito mais.
Atrasos no Chrome - Afinal a culpa era do "outro"
Já me tinha queixado por várias vezes que andava a notar o Chrome a ficar cada vez mais lento, quando a cada nova versão melhorias de velocidade eram prometidas.
Considerando que outras pessoas não sentiam tais atrasos, foi tempo de meter mãos à obra e começar a procurar a causa do problema.
Para isso, nada como testar um Chrome "limpinho" em folha... E efectivamente, os atrasos não se notavam.
Estes "atrasos" sentiam-se durante o processo de carregamento de uma página web, afectando todas as outras páginas já carregadas.
Comecei então a despistar o problema, desactivando as extensões instaladas, uma por uma... E qual não é a minha surpresa quando a extensão problemática se revelou ser... o AdBlock!
Pensava eu que se tratasse de uma extensão bem programada... mas afinal parece não ser o caso. Em alternativa teste o AdBlock Plus, e o problema ficou definitivamente resolvido. (Para ser sincero, ainda acho que noto uns muito ligeiros "atrasos", mas sem qualquer comparação com o que eram sentidos com o AdBlock - que tornavam o Chrome inutilizável.)
Portanto, se estiverem a usar o AdBlock... deixo a sugestão de que passem para o AdBlock Plus e verifiquem se sentiram melhorias.
Computadores HP com WebOS
Pode não parecer muito, mas parece ser um passo bem sério e que poderá ter consequências profundas no futuro dos computadores.
Há algum tempo que vários fabricantes têm tentado a sua sorte com mini-ambientes Linux nos seus computadores (como o Splashtop), mas o seu real sucesso tem sido bastante limitado a pouco mais que uma "curiosidade" que se experimenta uma ou duas vezes... e nunca mais.
Com a HP a começar a apostar em força no seu WebOS - que é um OS que efectivamente "tem pernas para andar" - as coisas poderão começar a mudar.
Não será algo que aconteça de um dia para o outro, e o mundo está bastante dependente do Windows. Mas... aos poucos, poderá ser aquilo que faltava para convencer as pessoas que há vida para além do Windows - e que se os mobile OS nos smartphones e Tablets lhes permite fazer praticamente tudo o que fazem nos PCs, porque não considerar a possibilidade de ter um PC com o mesmo sistema operativo destes?
iPad 2 chega às lojas Amanhã (nos EUA)
Por cá teremos que esperar até dia 25, mas nos EUA, os clientes para o novo iPad 2 podem começar a puxar da carteira.
Enquanto isso, as primeiras análises sucedem-se:
Os resultados são consensuais: não sendo revolucionário, e tendo pontos fracos (como a qualidade das câmaras), o iPad 2 é uma importante evolução capaz de fazer crescer água na boca dos consumidores.
A sua espessura ínfima faz com que, mais que nunca se pareça estar a segurar num mero "ecrã" em vez de um volumoso equipamento, e a sua velocidade acrescida faz com que este reaja de forma mais imediata que nunca.
A acrescida potência gráfica faz também prever que rapidamente surjam jogos que irão obliterar por completo os jogos de alta-qualidade que já se podiam encontrar na App Store.
(E fica também confirmado que o iPad 2 tem 512MB de RAM - para descanso daqueles que imaginavam que poderia ter apenas os 256MB do iPad original.)
A partir do dia 25 poderemos ver tudo isto, ao vivo e a cores. :)
VMware Transforma iPad em PC
Transformar o iPad numa ferramenta de trabalho é agora ainda fácil, com este Virtual Desktop App para o iPad. Uma App que permite transformar um iPad no PC "desktop", e permitindo até o uso de teclados externos e de um monitor externo.
Quem é que será capaz de detectar as diferenças? E isto é igualmente possível com um qualquer smartphone... tornando ainda mais desnecessário o uso de computadores tradicionais em muitas situações.
Samsung prepara Tablet de 8.9"?
Há muito que digo que a compra de Tablets eventualmente será feita "por medida". Em vez da actual guerra de modelos em que muitos utilizadores constantemente se batalham tentando justificar o "tamanho ideal", o que é certo é que o "ideal" de uns não é necessariamente o "ideal" de outros.
Nesse aspecto, a Samsung parece estar encaminhada para resolver esse problema, oferecendo modelos de 7, 8.9 e 10.1" polegadas. Ou seja... cada um que escolha o que achar mais apropriado para si.
Esperemos é que os preços sejam interessantes, pois é esse o último pequeno grande pormenor que falta para o seu sucesso.
O novo modelo de 8.9" poderá ser apresentado já no dia 22 de Março.
Gmail testa Labels Inteligentes
O Google anda a testar um sistema de classificação automático de emails (um pouco à semelhança do que já fez com os emails prioritários) e que com estas smart-labels no Gmail atribuem automaticamente a etiqueta de "Bulk", "Forum" e "Notifications" a emails que recebem.
Kinect da MS no Guinness
Tal como publicitado pela Microsoft, o Kinect é verdadeiramente o produto electrónico que mais rapidamente vendeu, tendo já ultrapassado os 10 milhões de unidades, e conseguindo assim o seu lugar no Livro de Recordes do Guinness com 8 milhões vendidos em 60 dias. (Numa impressionante média de 133 mil unidades vendidas por dia.)
Curtas do Dia
- Sete dias com um Tablet Motorola Xoom - Nada como ouvir um "dono" para ficar com uma melhor ideia do produto.
- Ubuntu centraliza versões - nada mais de edições separadas para netbooks/desktops.
- Firefox 4 RC já disponível
- Áudio em HTML5 - ainda muito por fazer...
- Falhas de segurança nos Browsers - o Safari foi o primeiro a ceder, mas não deixa de ser assustador pensar que basta visitar uma página web para ficar com o computador comprometido... Neste teste o Chrome foi o único a livrar-se de tal tormento.
- O elusivo
elefante brancoiPhone Branco parece estar finalmente prestes a chegar às lojas - Fala-se em Abril... ou seja, pouco tempo antes de ser anunciado o iPhone 5 (que irá ter o mesmo processador dual-core do iPad 2.)
Excelentíssimo Senhor Carlos Martins,
ResponderEliminarvenho por este meio apresentar-lhe os mais sinceros agradecimentos pela sua dica sobre o AdBlock no Chrome. Sendo um entusiasta adepto do referido browser, andava assaz cabisbaixo com a relativa molenguisse do dito. Inclusivamente, achava o velhivo FF 3.6 mais rápido do que a versão Developer do Chrome, a despeito do que por aí se dizia. Cheguei, até, a dirigir impropérios pouco adequados ao meu pobre portátil, responsabilizando-o pelo facto.
Creio que não ficará surpreendido se lhe disser que, agora, depois de seguir as suas doutas orientações, já com o AdBlock Plus instalado, o meu browser já não se limita a navegar - VOA!
Saiba sua senhoria o quanto lhe está agradecido este seu humilde leitor, que muito aprecia o seu pasquim tecnológico.
Sempre a considerar,
António Teixeira.
;-)