2011/03/23

Notícias do Dia

Os novos "brinquedos" que estão prestes a chegar (como o LG 2X e 3D, Galaxy Tabs, HTCs, etc), um inquérito sobre o que te interessa mais: smartphones ou Tablets; ainda os preços das assinaturas do NY Times, um tablet iminente que pode chegar da Amazon, uma nova placa gráfica topo-de-gama que a Nvidia se prepara para apresentar, são alguns dos temas de hoje.

Relembro ainda que as inscrições para o nosso 3º encontro/jantar em Gaia estão prestes a terminar... portanto, se pretendes comparecer, inscreve-te já.


Não menos importante, hoje é uma data em que se torna impossível não recordar a memória de um caro amigo que já não está entre nós: Mário Gamito. Uma memória que nos faz relembrar o quanto devemos apreciar e aproveitar a vida, que é curta demais para nos chatearmos com as constantes "crises" que nos tentam atirar para cima.


Androids com Fartura

O "tsunami" de novos modelos Android não dá sinal de abrandar, e agora todos os olhos estão postos nos modelos com dual-core e com funcionalidades "inovadoras" (mesmo que não venham a ter futuro).


Será talvez esse o caso do LG 3D. Um Android equipado não só com um ecrã 3D sem óculos, como também um par de câmaras de 5MP que lhe permitem tirar fotos e gravar vídeo em 3D. (Pessoalmente, penso que está destinado ao fracasso, mas... o mercado o dirá.)


O HTC Flyer, é o primeiro tablet Android da HTC, e tem um conjunto de características curiosas. Para além de seu ecrã de 7" com 1024x600, opta por usar um CPU "single-core" mas a funcionar a 1.5Ghz.
Outra curiosidade interessante é o facto de vir equipado com uma caneta capacitiva que permite anotar e escrever no ecrã a qualquer momento.
(A HTC também tem um novo WinPhone 7, o HD7S; e também vai ter um Android a embarcar na moda do 3D com um modelo com ecrã 3D e duas câmaras.)

[via Anandtech]


Firefox 4.0 com dobro dos Downloads do IE9

Era daquelas coisas que não seria difícil prever... mas é bonito ver concretizar-se na realidade. O Firefox 4.0 teve 4.7 milhões de downloads nas primeiras 24h, exactamente o dobro dos 2.35 milhões publicitados pela Microsoft nas primeiras 24h do IE9.
(Mesmo assim, refira-se que o Firefox 3 atingiu 8 milhões de downloads no mesmo espaço de tempo no seu lançamento.)

Se querem saber como é que a Mozzila contabilizou tudo isto na sua página, assim já podem ficar a saber.

E por estarmos a falar de browsers...

Chrome 11 Beta com Reconhecimento de Voz na Web

Com a chegada da versão 11 do Chrome beta (que traz o novo icon mais "plano" que não tem agradado a todos), chega também uma interessante funcionalidade: a possibilidade de introduzir dados numa página web por voz. Isto faz parte do Speech Input do HTML5, significando que é um standard que pode ser utilizado por todos, e que sem dúvida se tornará útil quando utilizado nos equipamentos móveis, onde se torna mais prático "falar" do que "teclar".

(E já sabem que têm a extensão PageSpeed para Chrome?)


A "loucura" dos preços do NY Times

Para se ter a noção de porque o NY Times tem sido tão criticado, devido a começar a cobrar os conteúdos, e com sistemas de pagamentos suficientes para baralhar um profissional de preenchimento dos censos, aqui fica um gráfico comparativo com alguns outros serviços pagos.


É certo que cada um será livre de cobrar o que bem entende pelos seus produtos, mas... não será um pouco "exgerado" cobrar mais do dobro de outros sites/jornais como o Wall Street Journal, ou quatro vees mais que o "Economist"?
Bem... os clientes votarão com a sua carteira... Mas enquanto isso, o NY Times diverte-se a perseguir quem der a volta ao assunto.


Tablet Android da Amazon?

Numa altura em que as guerras dos conteúdos continuam a aquecer, não só nos jornais e revistas, como também no vídeo (a Showtime já "cortou" o acesso ao Netflix), a Amazon começa a ser - cada vez mais - um gigante a observar atentamente no panorama dos tablets. Afinal com a abertura da sua App Store para Android, a questão deixa de ser "será que a Amazon vai lançar um tablet Android" para passar a ser "quando" é que o irão fazer.
O Kindle já demonstrou que a Amazon sabe fazer as coisas, e a preço competitivo... Não me parece difícil que volte a repetir a dose, usando como base um qualquer dos actuais Tablets Android com Tegra 2; oferendo-o a preço mais competitivo que o iPad, e posicionando-se para apanhar uma grande fatia do mercado dos tablets Android nesta fase crítica.
Porque é que não se tem ouvido nada? Talvez estejam a planear fazer um daqueles lançamentos em que o "tablet Amazon" fique logo disponível na hora - em vez de ser daqueles anúncios feitos meses antes dos produtos chegarem às lojas.



Nova NVidia Topo-de-Gama

É só amanha que a Nvidia vai apresentar a sua nova placa gráfica "topo-de-gama", mas isso não os impede de ir brincando um pouco para abrir o apetite ao pessoal.




Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)