2011/03/23

Tablets ou Smartphones

Esta será uma das grandes questões com que muitos se terão que confrontar nos próximos tempos. Há quem não conceba a vida sem o seu smartphone e não perceba a utilidade dos tablets; há quem já não possa viver sem um Tablet; há quem ache que 10" é grande demais; há quem ache que 5" já não cabe no bolso; etc. etc.

As opiniões são muitas, e cada caso é um caso.


Nesse sentido, o crescente número de ofertas a chegar ao mercado faz com que, em breve, seja possível escolher um aparelho "por medida" (algo que há muito eu venho a "prever"). Smartphones com ecrãs de 3 a 4", mini-tablets de 5 a 7", tablets de 8 a 10", e sabe-se lá que mais!

No meu caso pessoal, e para a minha rotina diárias, um smartphone continua a parecer-me a ferramenta mais útil e versátil. No entanto, hoje deixo-vos aqui um relato de alguém que parece ter encontrado num tablet de 7" a sua ferramenta ideal, e que diz não suportar mexer num ecrã pequeno de 3 ou 4".

Portanto, para averiguarmos que tal está o mercado, deixo-vos a questão: com base nas vossas rotinas actuais, qual o tipo de aparelho que vos parece mais apetecível?

[Inquérito encerrado: resultados do inquérito Tablets ou Smartphones aqui]

4 comentários:

  1. Neste momento ainda carrego diariamente comigo um smartphone e um netbook, mas já há bastante tempo que estou à espera de um tablet de 7" que me permita deixar os dois em casa e andar mais leve.

    ResponderEliminar
  2. É curioso este artigo. Tenho pensado ultimamente que, de facto, a emergência dos tablets vai pôr em causa as máquinas que usamos.
    Curiosamente, a longo prazo, acho que os tablets vão acabar com os laptops e dar novo fôlego aos PCs de secretária.
    Vejo a coisa assim: smartphone para portabilidade absoluta, de meter no bolso (4'', não mais); tablets para navegar, ler email, ver filmes, ler ebooks e, até, criar pequenos textos ou outros documentos; PC de secretária para fazer de servidor doméstico e ter um grande ecrã para trabalho de "produtividade".
    Onde cabe o laptop? Não cabe...

    ResponderEliminar
  3. @António

    Eu vejo mais depressa morrer o "desktop".
    Com um tablet ou smartphone, podes chegar a qualquer lado e simplesmente ligá-lo a um "grande ecrã" e teclado, para rapidamente teres um pc de secretária.

    ResponderEliminar