2011/03/30

Notícias do Dia

Hoje temos como desactivar o Ping no iPhone para (possivelmente) resolver a questão da autonomia reduzida, a MS a falar num futuro sem necessidade de tablets, o novo TouchWiz do Galaxy S 2 sensível aos movimentos, um guru no Google Talk, emails mais interactivos, Amazon à cabeçada com a Indústria Discográfica, Honeycom com poucas Apps, uma frustração com o Firefox 4 para Androids, e muito mais.

E não se esqueçam de fazer um like à zOOm it!... Podem sempre apanhar uma assinatura anual de borla! :)




Google coloca Guru à disposição no Google Talk

Não é verdadeiramente um guru de carne e osso que vos espera do outro lado, mas este Guru do Google Talk poderá ser útil para vos responder a coisas na hora.

Podem por exemplo perguntar-lhe o estado do tempo na vossa cidade, a definição de palavras, ou até traduções. Em caso de dúvida tem sempre o "help" à disposição.

Para o colocarem à prova basta convidarem o guru@googlelabs.com para uma conversa.


Microsoft quer Emails mais interactivos

A Microsoft quer que os emails possam ser mais dinâmicos, e tornarem-se quase mini Web Apps. Até pode parecer boa ideia... mas eu continuo a preferir o email em "texto" mesmo. Se for HTML, então que me mandem um link para a página.
E isto de meter uma WebApp interactiva num email... nem sequer quero imaginar na dor-de-cabeça das questões de segurança que isso levanta...


Amazon Cloud Player e as Editoras

Já era esperado... o anúncio do Amazon Cloud Player, que permite aceder e tocar as músicas em streaming em directo do vosso "drive virtual" está já a causar tumulto nos grandes grupos da Indústria. A Sony disse já ter ficado surpreendido com esta jogada da Amazon, e diz que o serviço pode até ser ilegal - já que a Amazon supostamente não terá os "direitos" necessários para fazer esse streaming.
Ora... isto vai dar muito que falar. Para todos os efeitos, as músicas serão "nossas", e estamos simplesmente a aceder ao que é nosso... pelo que imagino que vá ser essa a defesa da Amazon.
Mas, ao contrário do que têm sucedido noutros serviços, que são "ínfimos" perante as pressões destas editoras e distribuidoras, e não têm grandes hipóteses de lutar nos tribunais - desta vez é a Amazon que está do outro lado. Pelo que vai ser interessante ver o desenrolar desta questão.



Android 3.0 Honeycomb ainda com Poucas Apps
Foi uma das actualizaçãos mais aguardadas da plataforma Android, e que o torna mais apropriado para a utilização nos Tablets. No entanto, para além dos equipamentos anunciados continuarem a tardar em chegar ao mercado, no Android Market o número de Apps para esta versão do Android continua a ser ainda bastante reduzida, com menos de 100 Apps.
É certo que se podem executar milhares das outras Apps já existentes. Mas, quem comprar um tablet, quererá certamente utilizar Apps que aproveitem o seu novo "brinquedo" ao máximo das suas capacidades.
Esperemos que, quando os Honeycomb chegarem finalmente a Portugal, já possamos ter maior variedade de Apps à disposição.


Firefox 4 para Android... só para Alguns
O Firefox 4 para Android já chegou, e demonstra que o HTML5 parece ser mais apropriado que o Flash para este tipo de dispositivos. No entanto, com ele ressurge também uma das principais críticas que tenho que apontar à plataforma Android.
Tal como eu, muitos utilizadores terão sido surpreendidos ao tentarem ir ao Android Market para instalarem o Firefox 4 nos seus equipamentos. Equipamentos como o Sapo A5 e Optimus Boston, por exemplo.

É que, mais uma vez, a única coisa que descobrem é que... não o podem instalar. Sem qualquer mensagem ou informação de porque motivo isso acontece.

A única informação visível na página do Market é: "REQUIRES ANDROID: 2.0 and up".
O que serve apenas para baralhar ainda mais a coisa, já que quem tiver um Sapo A5 com Android 2.1 contiuará a ficar perplexo...

Tal como o Flash, o que acontece é que o Firefox 4 só está disponível para processadores ARM mais recentes. Deixando "de fora" muitos milhões de utilizadores.

Não tenho nada contra que limitem a sua App a equipamentos apropriados - a minha crítica vai unicamente no sentido de que tal deveria ser facilmente visível para esclarecer quem "dá com o nariz na porta"...


Nexus S já chegou
Mais um equipamento na lista para uma análise aqui no Aberto até de Madrugada: o Google Nexus S! :)


Curtas do Dia

5 comentários:

  1. Guru do Gtalk!!!
    FC Porto e FC Benfica retornam jogos da liga... e o Clube do Chinês?!?!

    guru: Sorry, 'Sporting' did not return any results.

    FAIL!

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao Firefox, não arranjas por aí o APK sem ser através do Market? Eu instalei o Flash assim. (sim, o meu Android também é o belo do A5 - a correr o Gingerbread por sinal)

    ResponderEliminar
  3. JBM duvido MESMO muito q tenhas flash 10.1/2 a correr no a5. o CPU n o suporta e n.
    qd mt tens akela coisa fanhosa do Flash Lite.
    Kem ker flash nos ARM v6 q use o browser skyfire.

    Mas realmente n sei pq é o Market n filtra logo esses dispositivos, tv a mozilla n tenha filtrado por essa opçao no manifesto.
    No site deles diz claramente q so corre em arm v7
    https://wiki.mozilla.org/Mobile/Platforms/Android#System_Requirements
    e até diz mm q n corre no ZTE Blade (a5, SF, etc)

    ResponderEliminar
  4. Epá, pode não correr (como ninguém avisa nada no market não sabia dessa limitação) mas está lá. Mesmo que não faça nada (é provável que não faça, não sei, nunca o usei), posso sempre dizer que o tenho instalado.

    ResponderEliminar
  5. A equipa do Firefox para Android está a tentar primeiro reduzir o uso de memória do browser para depois voltar a tentar fazer uma versão que funcione em ARM 6... Mas para já, não há (limitação de hardware, não de versão do Android).

    ResponderEliminar