2011/03/27

Transferir Filme 8mm para Digital


Se ainda guardam valiosas recordações e memórias em filmes de 8mm (saudosos tempos de ir buscar o projector para ver filmes e filmagens em "película" num verdadeiro ambiente "home cinema" bem diferente da conotação que hoje tem... :) então já deverão ter pensado várias vezes em transferi-las para um suporte mais robusto e mais resistente à passagem do tempo.

Embora haja estúdios especializados neste tipo de transferências, os mais habilidosos podem decidir dar uso ao seu equipamento fotográfico para converterem os vossos filmes de 8 e Super 8mm para alta-definição digital, como aconteceu neste caso com uma Canon 5D Mark II.

O processo é bastante trabalhoso, e a maioria simplesmente optará por recorrer a alguém que faça isto sem "chatices", mas fica a informação... :)


The Projector - 8mm Direct to 5Dmk2 from James Miller on Vimeo.

9 comentários:

  1. Uma (pequena) chamada de atenção.

    Muitos daqueles que indica "recorrer a alguém que faça isto sem "chatices"" usam um processo em tudo idêntico a este.
    Projectam o 8mm numa parede e têm uma câmara digital a filmar a projecção.
    Essas "conversões" normalmente deixam muito a desejar.
    O "correcto" é a digitalização dos fotogramas. (embora seja feito em poucos locais e seja mais caro).

    ResponderEliminar
  2. Mandei fazer a digitalização de um filme super 8 na FNAC do Colombo, foi a empresa YES DVD da Fuji que me fez. Pior do que o que eu tenho feito com o meu projetor e a câmara de vídeo. Não aconselho e fui "cravado em 82 euros.

    ResponderEliminar
  3. Na realidade, para quem tem noção disso, a digitalização e recuperação base da imagem fotograma a fotograma, chega a ter um valor de 0,50€ por fotograma, o que faz com que o processo encareça incomparavelmente.
    Contudo, mesmo pelo processo habitual, há que ter em conta que o valor que se cobra por aí - uns mais outros menos, inclui apenas manipulação das bobines, e passagem para DVD ou disco rígido e nada mais.
    Para quem queira uma conversão em melhores condições deve pagar mais por uma mínima edição, que serve em alguns casos, mas noutros não serve dada a degradação do filme devido à má consevação das bobines.
    Entende-se por manipulação, não só tudo aquilo que se faz para pôr a correr o filme, como também colagens de fitas partidas, dobradas, e por aí.
    Para quem ache que o processo é um trabalho em que se ganha uma mina de ouro, convido a ver o processo, a conhecer o valor dos investimentos feitos, o trabalho que dá no total.
    Também aconselho mais dar de ganhar a uma pessoa individual ou equipa pequena, que a grandes grupos que entregam o trabalho àquele que oferece um serviço mais barato, de escravo, e, obviamente, que não pode ter mínima qualidade final nunca!

    ResponderEliminar
  4. onde posso converter filmes 8mm em DVD, em porto alegre-rs

    ResponderEliminar
  5. Para quem quiser converter os seus velhos filmes super 8 um digitalizador Reflecta é a melhor solução. Neste momento andam á volta de 1000 euros...

    ResponderEliminar
  6. Onde transcrever 16mm para digital em Maceió? Ou Recife? Ou Salvador?

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de transcrever alguns filmes antigos 8mm para dvd Onde consigo aqui em Salvador? São filmes dos anos 40 e 50. Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Onde consigo converter filmes 8mm em dvd, em Ribeirão Preto

    ResponderEliminar