2011/03/28

Windows Phone 7 em Apuros?

Quando uma fervorosa apoiante da Microsoft vem a público opinar sobre o que a MS deve fazer para pôr o Windows Phone 7 de volta "na linha", é sinal evidente que as coisas vão mal para o novo mobile da marca.

Para além das inúmeras gaffes, e erros quase impossíveis de perdoar (updates que não instalam, quando estamos a falar de hardware idêntico e seguindo os critérios da própria Microsoft), para não falar na longa demora que esses updates prometidos estão a ter, fazendo desesperar aqueles que embarcaram nesta plataforma com esperança de ser uma alternativa às restantes... e que agora se sentem quase abandonados...

Eu sou das pessoas que acho que há lugar no mercado para um smartphone da Microsoft, e penso que a interligação com a Xbox (e o Facebook), é um dos seus principais trunfos... que parece estar a passar despercebido à MS, que em vez de o promover de forma agressiva a nível mundial, mais parece estar a deixá-lo cair no esquecimento.

A jogada com a Nokia poderia ser um bom prenúncio... mas por este andar, quando os primeiros Nokia WinPhone 7 chegarem... correm o risco de chegarem tarde e a más horas, tendo que enfrentar não só um Android que avança a toda a velocidade, e um iOS que - mais dia menos dia - certamente irá levar uma grande remodelação para se manter actual (o tal iOS 5 prometido para o fim do ano?)...

Enquanto isso, a Sony vai avançado de fininho para a plataforma Android enquanto sistema de jogos... E a MS vai deixando passar um comboio a que não se pode dar o luxo de perder... o segmento mobile é o segmento que importa dominar nesta altura, servindo de patamar de entrada para os tablets, e logo de seguida para os "transformáveis"... Levando as pessoas a considerar se efectivamente precisam de um computador "pesadão" com Windows instalado, quando afinal tudo o que fazem é usar o browser para ir à net, e pouco mais.

18 comentários:

  1. A Nokia senão se despachar (dizem que provavelmente só em 2012 vão ter o primeiro WP7) arrisca-se a chegar ao mercado e o WP7 estar "morto" ou perto disso.

    Ainda vamos ver aquele CEO vindo da Microsoft dizer "a plataforma symbian já ardeu, e o WP7 nem chegou a descolar... o futuro da Nokia é Android!" :)

    ResponderEliminar
  2. "Levando as pessoas a considerar se efectivamente precisam de um computador "pesadão" com Windows instalado, quando afinal tudo o que fazem é usar o browser para ir à net, e pouco mais."

    Ai quem vai estar à frente vai ser mesmo a HP com os netbooks com o webOS.

    @Carlos:
    ja testaste o joliOS? Está cada vez mais parecido a um SO destes de smartphone/tablet apesar de ter por trás um linux. Se não testaste dá uma olhadela pelo menos no liveCD.

    ResponderEliminar
  3. Já viste a taxa de crescimento do nº de aplicações no marketplace para wp7?

    Sabes com certeza o que é que isso significa.

    Tenta parar de vender a banha da cobra, só a canalhada miúda vai nessa.

    ResponderEliminar
  4. Epa, desculpa la mas este post esta um pouco esquizofrenico considerando que achaste que a Nokia associar-se exclusivamente a Microsoft e exterminar o Symbian foi um bom passo.

    E concordo com o comentario do Salgado: WebOS vai ser o futuro e se a HP tomar as decisoes certas vai ter um futuro brilhante pela frente.

    ResponderEliminar
  5. Espero que a Nokia não vá ainda mais ao fundo com a sua "joint-venture" com a Microsoft.

    Quanto a mim faço intenções de fugir a todo e qualquer sistema operativo baseado na Cloud principalmente com a péssima tendência que começa a "ressurgir" nos States, de começar a cobrarem por tráfego feito a partir de um certo limite, limite esse demasiado baixo.

    ResponderEliminar
  6. As atualizações estão demorando sim, mas estão saindo, pior o Android que nunca sai e seu móvel fica desatualizado pois depende do fabricante e operadora.

    WP7 tá crescendo muito, já são quase 12 mil aplicativos em 5 meses. Android levou 11 meses para chegar aos 10 mil.

    WP7 cresce muito e apoiado pela Nokia. Microsoft e Nokia é bem melhor que Android e Motorola

    ResponderEliminar
  7. Bem...
    Bom...
    Se a mais religiosa fã da doutrina Redmondiana assim fala...

    Do que não tenho pena nenhuma é da moribunda Nokia - cada um tem aquilo que merece.

    Concordo com os que vaticinam um enorme futuro para WebOS. Caso a HP assim o entenda e queira.

    ResponderEliminar
  8. Ai que o Carlos tocou em algumas feridas...
    Tanta gente se viu magoada com este post...
    Sou um seguidor atento de windows phone, e actualmente uso o meu 3o windows mobile, nao sou nada anti windows mobile/phone mas...

    Barraca da actualizacao NoDo - http://www.pocketpt.net/forum/index.php?s=b85bf9ce99e67cce25cf436a60e2a19e&showtopic=33492

    Barraca no uodate anterior - http://www.pocketpt.net/forum/index.php?showtopic=33371

    E para o @Anónimo:

    A MS gabou-se de em 6 semanas ter 4000 apps - http://www.pocketpt.net/forum/index.php?showtopic=33030

    Cairam logo em cima do android dizendo que tinham mais que o android. A verdade é que actualmente vao em cerca de 11.000, um crescimento que apesar de minimamente alto, diminuiu MUITO quando comparado com o INICIO.

    PS - e sobre os links que postei, sao de um forum exclusivo para Windows Mobile/Phone, logo é tendencioso, imaginem se nao fosse.


    @Carlos - Parabens por esta boa visao sobre o windows phone

    ResponderEliminar
  9. Só para clarificar, já que tanta gente parece não conseguir ler as coisas tal como as escrevi - mas sim imaginar logo cenários apocalítpicos: *eu* até sou daquelas pessoas que engraçou com o WinPhone 7, e até desejo o seu sucesso!

    Isto não foi um post de "banha da cobra" como alguém disse, mas simplesmente a expressar a minha preocupação para que a MS se apresse a impulsionar o WP7 ainda mais.

    O número de Apps é interessante, mas como bem sabemos deveu-se em grande parte à enorme pressão da MS, que "aliciou" vários developers para que fizessem coisas; e quase "obrigou" os grandes que trabalham com a Xbox a que o fizessem. (Mas até aí, nada contra, estão a fazer o seu papel, e assim garantem que ao menos nesse aspecto, não seja por falta de Apps que a plataforma não avance.)

    O que me preocupa mesmo é, passear na rua, ou ir ao shopping, ao ao cinema... e das dúzias de iPhones, Androids, Nokias, e até windows mobiles (dos "antigos") que polulam por todo o lado, não ter ainda visto um único Windows Phone 7 "na rua"!

    Mais: como mostrei, não sou o único a estar preocupado. Se até uma acérrima defensora da MS teve que vir a público demonstrar a sua preocupação, parece-me ser evidente que o WinPhone 7 precisa de maior e melhor atenção por parte da MS.

    ResponderEliminar
  10. Carlos.

    O consumidor (genericamente) não é estúpido toda a vida. Especialmente quando as alternativas estão à vista de todos.

    ResponderEliminar
  11. Preocupas-te de mais.
    Quer com o "Trouble Oh Seven" quanto com a alimentação dos bichinhos.

    @braço.

    ResponderEliminar
  12. E curiosamente a Nokia anunciou que vai continuar a desenvolver o Symbian durante os próximos 2 anos e vai ter telemóveis Symbian lado a lado com WP7 em vários mercados.

    Parece-me que já há para ali alguns arrependimentos de terem anunciado a morte do Symbian, o que levou á queda abrupta das acções da Nokia.

    Acho que eles só vão descartar o Symbian se o WP7 vender mais que o Symbian. E tendo em conta os números e problemas deste isso não me parece nada provável.

    ResponderEliminar
  13. Aqui no Brasil a HTC já largou faz tempo, como em muitos países em "desenvolvimento" ou de terceiro mundo. A Nokia aqui é sucesso e vende horrores só pelo simples fato de ser Nokia.

    iPhone vende horrores aqui tb. Android ninguém nem conhece ao certo, mas a Nokia adotando o Windows Phone 7 irá popularizar muito a plataforma.

    WP7 já tem muitos jogos bons, para quem começou agora e os devs estão tento bons lucros assim os sites informam. A atualização foi demorada, foi sim, a MS já pediu desculpa, mas tá chegando e tudo deverá se normalizar. Android que é muito fragmentado e inviável, su aparelho é desvalorizado e a Morotola mesmo na America latina atualizou agora o milestone pro 2.2 e 2.3 nunca chegará no milestone por aqui.

    WP7 tem o melhor office gratuito, melhor integrado com o facebook (que hj quase todo mundo tem ou vai ter um dia), o player do Zuneé bm superior ao nativo do Android, ele é mais rápido que o Android e até o IE que é ruim no computador no WP7 tá ótimo.

    Ainda vem integração com o Kinect, filho forte e de sucesso da MS, e melhor rede de jogos para consoles tb faz parte do WP7, coisa que Android não tem.

    Acho que tem muitos anti-fãs da MS, que não observam que a concorrência é bom para todos os consumidores e criticam coisas como se fosse um ponto tão fraco capaz de matar a plataforma.

    Gosto de qualidade, não gosto do Android e tenho um milestone, agora to com um Samsung Focus e gostando bem mais que o Android, bem mais mesmo. Vai do gosto de cada um.

    ResponderEliminar
  14. Bom, eu tenho uma fé moderada no WP7.
    A Microsoft parece ter tudo disponível para ser o dos 3 grandes no sector mobile. Falta saber é se vai saber usar bem os recursos que tem.

    O que me deixa mais preocupado é o ciclo de updates da MS. São muito lentos. Ter que esperar pelo fim do ano para ter um browser nativo que suporte HTML5 é ridículo.

    Incomoda-me também estar dependente das operadoras para fazer os updates. Preferia ligar ao Zune e actualizar.

    Nenhuma das outras plataformas é imune a problemas com updates.
    Os Androids recebem actualizações mais frequentes mas também demoram muito a estarem disponíveis e há sempre o risco do fabricante não lançar updates. O meu HTC Magic recebeu o ultimo update oficial em 01/2010 menos de um ano depois de ter sido lançado.
    E os utilizadores do iPhone 3G viram a dua performance a pior depois do update para o iOS4.

    Mas já que a Microsoft chegou tarde à festa, bem que podia ter aprendido com os erros da concorrência.

    Gostava que a MS fosse bem sucedida no mercado mobile para pelo menos criar um leque de opções mais variado.

    ResponderEliminar
  15. A Nokia não vai matar por completo o Symbian tão cedo. Pelo menos durante vários anos vão precisar do Symbian para os telemóveis baratos. Não vejo o WP7 tão cedo a aparecer em telemóveis de menos de 100€, a não ser que façam uma versão mais "leve".

    ResponderEliminar
  16. É sempre bom ler os comentários e expectativas do passado. Como as coisas. O Nelson Cruz quase que acertou XD já existem WP a 200 e poucos euros. =D

    ResponderEliminar
  17. Os windows tão a ganhar território outra vez mas acho que não ganham à apple nem à samsung lamento imenso tchau :))))

    ResponderEliminar