2011/03/29

Tendências Tecnológicas para 2011

O primeiro aniversário do ActivoBank, com o lema "12 Meses Simplificados", serviu de mote a um convite lançado a quatro bloggers nacionais - e onde, com alguma surpresa,  fui o seleccionado para representar a secção da "tecnologia" - onde me pediram que falasse das tendências tecnológicas para este ano de 2011, e de que forma isto poderá simplificar a vida aos Portugueses.

Ora... é exactamente isso que que por aqui fazemos diariamente, dia após dia, dando a conhecer as mais recentes tecnologias que chegam ao mercado. :)


Para 2011, para além dos smartphones - cuja evolução tem continuado a trazer para o mercado modelos cada vez mais potentes e atractivos... mas que começam também a demonstrar que nem só a potência bruta conta para a criação de uma experiência amigável e agradável para o utilizador - temos essencialmente os tablets, que cada vez mais se tornam num dispositivo que suscita enorme curiosidade em grande número de pessoas.

O lançamento do iPad no ano passado foi revolucionário, no sentido de finalmente permitir uma experiência de "computação" simples e sem barreiras. De um dia para o outro, pessoas que se mantinham afastadas dos computadores por se sentirem intimidadas por teclados e interfaces complicados, passaram a usar a internet, email, e muitas das milhares de Apps existentes na App Store. (Eis um interessante relato de uma "mãe" que teve um iPad como primeiro computador.)
Mais do que um "caixote" para ter escondido debaixo da secretária, num qualquer recanto isolado da casa, um tablet permite a qualquer pessoa estar ligada ao mundo, confortavelmente sentada num sofá, ao lado da família.

Nem que fosse apenas por isso, a concretização do conceito "tablet", serve exactamente para simplificar a vida às pessoas, e possibilitar o acesso a tudo o que desejem de uma forma intuitiva e directa... sem causar receio.

Como qualquer novo horizonte, as possibilidades são imensas e só agora começam a ser verdadeiramente exploradas... desde as sempre inevitáveis comparações com os "livros digitais" do futuro; ou o entretenimento com jogos, músicas e vídeos; ou como dispositivo de comunicação por voz ou mesmo com video chamadas... Mas, o mais interessante é saber que  muitas das suas aplicações estarão ainda por descobrir.

Por isso mesmo, será este o equipamento a manter debaixo de olho durante este ano de 2011, e que oferece uma das mais prováveis formas de nos simplificar a vida. E embora alguns continuem a olhar para os tablets como uma moda passageira... na minha opinião os tablets chegaram, para ficar!


Por último, o meu obrigado ao ActivoBank pelo convite, e aproveito ainda para vos informar de que se podem habilitar a ganhar um iPad 2, bastando para isso resolver um dos 5 puzzles "à moda antiga", que podem encontrar na página do Facebook do ActivoBank.

3 comentários:

  1. Gosto de ver que o AadM está a ser cada vez mais solicitado pelos mais diversos quadrantes :)

    Em relação às tendências tecnológicas para 2011, para além dos tablets, parece-me que uma grande alteração na vida nos portugueses (e não só) será o facto de passarmos a estar online em permanência quase ao longo das 24 horas do dia, o que vem alterar profundamente a forma como consumimos informação e serviços.

    Naturalmente muitos dos leitores deste blog já estão nesta situação hoje, mas mesmo os mais conservadores não irão resistir durante muito mais tempo, empurrados não só pelos tablets, mas também por smartphones cada vez mais potentes, netbooks com maior autonomia e preços de entrada tendencialmente mais baixos.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de ver é a publicidade implícita e os favores a serem pagos....
    Nas noticias do dia sai logo uma recomendação para a app mo BCP...

    Gooo power Rangers!!

    ResponderEliminar
  3. @Jack
    Sim, o estar permanentemente ligado é algo cada vez mais "essencial" hoje em dia.

    @15Mb
    Foi mera coincidência - já estava agendada para entrar quando tivesse oportunidade - além do mais, até é concorrente desta suposta "publicidade", pelo que... seria uma estranha forma de pagamento, não?

    ResponderEliminar