2011/04/07

Notícias do Dia

De quem é a culpa de um arranque lento do Firefox? Uma tabela dos tablets Android no mercado. Um Galaxy Tab WiFi com preço bem interessante. Um Google Wave renascido com outro nome. E também uma balança com WiFi, indispensável em qualquer casa tecnológica onde se preocupem com a linha.

Mas também, a chegada do Xperia Play num exclusivo TMN, a Arménia sem internet devido à caça ao cobre, serviço de taxis "de luxo" chega a Nova Iorque, ainda os backups "esquecidos" por tanta gente, e muito mais.



TMN com Xperia Play em Exclusivo

Se estão a aguardar pelo Xperia Play da Sony Ericsson para poderem jogar jogos Playstation no vosso Android, a TMN anunciou que irá começar hoje o pré-registo para os interessados.
Poderão fazê-lo no site da TMN, e o equipamento deverá chegar às vossas mãos ainda durante este mês de Abril. E, podem contar com uma análise ao mesmo em breve! :)


Mulher corta a Internet a País Inteiro... Literalmente!

Não subestimem o poder de uma senhora de 75 anos que cavava o chão em busca de restos de cobre para vender. É que a senhora acidentalmente  (ou não tão acidentalmente quanto isso) cortou um cabo subterrâneo originando um "apagão" da Internet no país inteiro. A Arménia ficou assim cortada do resto do mundo por 5 horas, até que os operadores conseguissem reparar a situação.
(É mais uma vantagem da "fibra"... não tem valor para ser vendida para cobre... ;P



Super Taxis chegam a Nova Iorque

O serviço Uber usa as novas tecnologias para criar uma rede que permite chamar um táxi com base na vossa posição GPS, e onde os condutores e passageiros se avaliam mutamente (fazendo com que futuros condutores possam decidir se querem apanhar clientes "chatos", ou se futuros passageiros queiram apanhar condutores com pontuação negativa.)

O serviço fica mais caro que um táxi normal, mas... não seria interessante ver as companhias de Taxi modernizarem-se com coisas semelhantes?

Nem que fosse apenas para permitir ver a posição do Taxi enquanto estamos à espera... já seria útil.


Galaxy S 2 com CPU a 1.2Ghz?

Quem esperava poder por as mãos num Samsung Galaxy S 2 já este mês, poderá ter que acalmar os ânimos.

Parece que a Samsung quer distanciar-se de todos os demais Smartphones Android dual-core que estão a chegar ao mercado com CPUs de 1Ghz, e pretende equipar o seu Galaxy S 2 com um processador dual core a 1.2Ghz.

Infelizmente isso signfica que o mesmo deverá chegar ao mercado apenas em Maio ou Junho...


Backups descurados pela Maioria


Com base numa pesquisa online a mais de 2.000 pessoas, realizada pela Zogby International, a Staples revela que 97% dos entrevistados usa o computador todos os dias mas menos de 40% faz backup aos seus computadores pelo menos uma vez por semana, e quase um terço dos entrevistados faz backup ao computador apenas uma vez por ano ou nunca.

Não me canso de frisar a importância de implementarem uma política de backups eficiente - de preferência que seja completamente "transparente" para que não obrigue a que alterem as vossas rotinas diárias.

Porque senão... garanto-vos que da próxima vez que carregarem no botão de power e o vosso computador nem der sinal de vida; ou um qualquer erro ou virus vos apagar o disco... vão passar momentos bem desesperantes e gritar "ai que eu devia ter backups!"

É isso mesmo. Não deixem para amanhã o que já deviam ter feito ontem.


Curtas do Dia

7 comentários:

  1. Qual o software que aconselham para fazer backup's automáticos?

    ResponderEliminar
  2. Nos Macs tens o Time Machine; no PC gosto bastante do Acronis True Image.

    ResponderEliminar
  3. Nuno nothing else then Crashplan.
    uma maravilha. ja la tao 200GBs.

    ResponderEliminar
  4. Por ocasião do recentemente celebrado "dia mundial do backup", o Lifehacker publicou um artigo com sugestões interessantes:
    http://goo.gl/RJQai

    Desde essa data que estou a testar o Crashplan e estou a gostar, especialmente da opção que permite fazer backup "off site" para a máquina de um amigo.

    ResponderEliminar
  5. Pois, sendo para a cloud, há também o Backblaze. :)

    ResponderEliminar
  6. Desculpem voltar à carga com este assunto e passado tanto tempo, mas estes serviços de backups online pareceram-me uma optima ideia, mas há aqui uma coisinha que me faz confusão!!!
    Estas empresas são de confiança, ninguem vai vasculhar os nossos documentos (fotos, videos, etc)?

    ResponderEliminar
  7. @Nuno
    É uma questão pertinente pois. Isso irá depender da confiança que cada um coloque no serviço que utilizar.
    (Por exemplo, no meu caso, tenho confiado no Google para me guardar todo o tipo de informação - se é um risco? Sim... Obviamente, há que pesar os prós e contras.)

    Quanto aos backups, a maioria das empresas com reputação terá políticas que minimizam o risco de abuso por partes dos funcionários - mas nunca se sabe... A única coisa segura é teres os teus dados num qualquer computador, desligado da internet. Ou então, como vários colegas meus fazem: encriptam as suas fotos e documentos antes de os enviar para backups na cloud.

    ResponderEliminar