2011/04/04

Potência Gráfica em Triple SLI


Para quem procura o máximo desempenho, saberá que melhor que uma placa gráfica será ter... duas! E agora vamos ficar a saber se compensará ir ainda mais longe e ter três placas gráficas em SLI.

Para além das questões práticas - que começam por ter uma motherboard e caixa com espaço para as poder instalar de forma conveniente, com fluxo de ar suficiente para dissipar o calor gerado; e também uma fonte de alimentação capaz de aguentar com as muitas centenas de watts que tal sistema pode exigir - há que considerar ainda o factor custo. Se uma placa gráfica de topo é cara, três custam... três vezes mais!


Para referência, em casos extremos tais sistemas podem chegar a gastar 1200W! É obra! E a factura da electricidade ao fim do mês será outro dos aspectos a ter em conta. ;P


Os resultados finais são... interessantes. Para começar, obviamente que nem deverão considerar um sistema destes se não tiverem um monitor 2560x1600 para acompanhar (e idealmente, mais que um!)
Depois, fica também demonstrado que depende bastante dos jogos que querem jogar: se há jogos onde o 3º GPU ajuda a acelerar significativamente as coisas - muitos mais jogos há onde esse ganho é quase inexistente, ou até piora o desempenho.

Dito isto, um sistema triple-SLI não será definitivamente orientado para o utilizador comum, e reservado à pequena percentagem de jogadores com orçamento "ilimitado" para gastar em hardware que num par de meses estará novamente desactualizado.

(Embora admita que, jogar a 2560x1600 com framerates superiores a 100fps... deva ser bem viciante. :)

1 comentário:

  1. quero saber se a potencia dobra, por exemplo eu tenho duas placa de 512, no caso ia ficar 1,24 gb?????

    ResponderEliminar