2011/04/01

Quanto vale um Smartphone Dual-Core?


A moda dos smartphones continua em alta, e em breve vai passar a contar com equipamentos com processadores dual-core e GPUs mais avançados para desempenhos nunca antes vistos em dispositivos móveis.

Por isso mesmo, será interessante ver até que ponto estes novos CPUs e GPUs se comportam, mais concretamente este Qualcomm MSM8660 com dois cores Snapdragon a 1.5Ghz e um GPU Adreno 220.



A nível de processamento do CPU, este Qualcomm não tem problemas em enfrentar a "concorrência" -  leia-se Tegra 2 da Nvidia - como o que equipa muitos dos equipamentos que estão para chegar como o LG 2X.
E face a equipamentos de topo da geração anterior, para os quais podemos tomar o Nexus S como referência, este CPU dual-core quase duplica o desempenho!



Quanto à potência gráfica do GPU Adreno 220, as diferenças são ainda maiores, e mais que duplica o desempenho da anterior geração Adreno  205, novamente se colocando em excelente posição para competir com as GeForce presentes nos Tegra 2 ou as PowerVR SGX 540.

Não deixa de ser um pouco nostálgico assistirmos a estes "avanços" tecnológicos nos mobile, que nos fazem lembrar os tempos em que tal corrida decorria nos computadores desktops, e onde cada novo CPU trazia ganhos notáveis nas prestações.

Evidentemente, eventualmente as coisas começarão a estabilizar, quando se chegar a um ponto onde mesmo um CPU "fraquinho" seja suficiente para fazer tudo o que for necessário (como acontece agora nos desktops) - mas até lá... vai ser interessante assistirmos a esta repetição de avanços tecnológicos... agora transpostos para o sector "mobile".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)