2011/04/01

UPAD para iPad


Depois de vos ter falado do iPad Notes (há um ano atrás! - o tempo passa depressa), hoje apresento-vos este UPAD para o iPad. Uma App que sem dúvida fará muitos professores, alunos, e não só, reconsiderar o iPad enquanto ferramenta de trabalho.


Este UPAD (custa 4€ na App Store mas têm uma versão lite disponível) transforma o vosso iPad num caderno digital, permitindo escrever, rabiscar, anotar PDFs, usá-lo para demonstrações/explicações quando ligado a um projector, e muito mais.

Sem dúvida uma App que para algumas pessoas fará, por si só, justificar a compra de um iPad.

(Claro que convém ser utilizada com uma "caneta para iPad" como esta BoxWave Capacitive iPad Stylus para tirarem o máximo partido dela.)

8 comentários:

  1. A aplicação parece muito porreiro, mas terá melhor uso amanhã quando eu ganhar o ipad :)
    ehehh

    o interessante era o ecrã e a caneta ser sensibilidade suficiente para se escrever em letra pequena como numa folha A4. não tenho qualquer interesse em escrever em tamanho gigante se depois posso querer exportar aquilo para um A4.

    ResponderEliminar
  2. Dos_Passos1/4/11 12:07

    @l1m0n3s

    Se ampliares a primeira imagem percebes o "truque" usado neste tipo de app. Escreve-se num espaço com letra grande (onde está o dedo) mas no texto propriamente dito fica com letra pequena (espaço "iluminado", que está por cima na parte mais escura).
    Só é pena o "handwrite recognition" não existir ou quando existe ser muito fraco.

    ResponderEliminar
  3. Não testei esta aplicação no iPad, mas a introdução de texto manuscrito em ecrãs capacitivos sem digitalizador, geralmente deixa muito a desejar, e costuma não ser possível apoiar a mão sobre o ecrã.
    Acaba por ter pouca utilidade.

    ResponderEliminar
  4. @JACk
    Neste falam precisamente disso de pousar a mão no ecrã enquanto escreves. Podes fazê-ló sem problemas. E com uma caneta capacitiva, penso que se torna bastante interessante.

    Mas, não digo que não surjam touchscreens mais jeitosos em breve. Temos visto demonstrações de tecnologias multisense, que oferecem as vantagens de vários tipos de tecnologia, permitindo reconhecer dedos, stylus, etc. Tudo "ao monte". :)

    ResponderEliminar
  5. Já existem esses ecrãs em alguns Tablet PCs Windows, que por cima da camada capacitiva têm uma camada de digitalizador, oferecendo muito mais precisão na escrita e mantendo-se reactivo ao toque.

    ResponderEliminar
  6. Ás vezes precisamos de nos relembrar que nem sempre as ferramentas mais "avançadas" se revelam as mais indicada para todas as tarefas :)

    No vídeo abaixo podemos ver a comparação ente um iPad e um Tablet Windows com 4 anos de idade, efectuada por uma artista gráfica, que utiliza ambos como ferramenta de desenho:
    http://youtu.be/zrA9UvZtRFA

    Neste caso, a velha maquineta apresenta claras vantagens na precisão, conforto e sensibilidade, devido à diferente tecnologia de ecrã utilizada nos Tablet PC.
    Para além disso, ainda consegue correr a versão desktop do Photoshop e foi comprado por menos de 200€ :) apesar de ser fabricado por uma companhia conhecida por produzir equipamentos de elevada qualidade para o mercado industrial.

    Serve isto para mostrar que em algumas funções como o desenho, introdução de texto manuscrito, reconhecimento de caligrafia e outras, os tablets do antigamente continuam a desempenhar melhor a tarefa que as propostas actuais, mas mostra também como a Microsoft continua a dormir passado todo este tempo...

    ResponderEliminar
  7. Mau seria se um dispositivo especializado de mais de 3000 USD não fosse melhor que um dispositivo generalista em determinadas tarefas.

    ResponderEliminar
  8. @AJM
    Convém lembrar que isso era o preço do dispositivo há 4 anos atrás, o que em termos informáticos corresponde a uma eternidade, uma altura em que ainda não existia iPad, nem iPhone, nem mesmo iPod Touch :)

    ResponderEliminar