2011/05/26
Apple Prepara Ecrãs à Prova de Sol?
Já sabemos que por vezes a Apple pode dar um "salto" relativamente aos concorrentes, oferecendo algo que apesar de ser tecnicamente possível, parece precisar de um ligeiro empurrão para sair para o mercado. Veja-se o caso do Retina Display, que trouxe para os smartphones uma resolução de ecrã até aí considerada "impossível".
Agora, parece que a Apple anda a estudar formas de fazer com que os seus ecrãs possam ser legíveis à luz do Sol, através da utilização de filtros de polarização circulares em vez de lineares.
Com a crescente concorrência no sector, parece-me que este tipo de coisas poderá ser um dos grandes diferenciadores face aos restantes fabricantes (que sem dúvida logo se apressarão a seguir os mesmos passos). Com os equipamentos a ficarem equiparáveis a nível de hardware (CPUs equivalentes, resoluções equivalentes, etc.) penso que serão estes "extra" que permitirão que uma marca continue a ser mais atractiva que as outras.
Melhorias a nível de visibilidade do ecrã, resistência (estou a imaginar quando irá regressar a moda dos telemóveis "blindados" e à "prova de água", que no final dos anos 90 se aplicou aos telemóveis "normais"), autonomia, etc... São tudo coisas que - passada a euforia dos melhoramentos internos - irão novamente ser os factores de diferenciação entre os muitos modelos que estiverem no mercado.
Menos credibilidade parece ter esta outra notícia que indica que a Apple poderá estar a negociar com a Samsung para a criação de um ecrã SuperAMOLED para o futuro iPad 3.
Ora, não só a nível de logística a coisa me parece demasiado complicada (a Samsung mal consegue produzir ecrãs suficientes para os seus Galaxy S e S2, quanto mais para os seus próprios tablets - e nem vamos falar então de produzir para a "concorrência"!)
Para além disso, parece-me muito mais provável que a Apple opte pelo uso de um LCD de alta-resolução no iPad à semelhança do que fez com a duplicação da resolução no Retina Display do iPhone 4.
Sim, não duvido que os OLED venham a ser os ecrãs do futuro... mas parece-me que ainda faltam alguns anos para que possam ser produzidos em dimensões e volume suficientes para poder equipar um tablet como o iPad.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A samsung actualmente fabrica ecrãs para a apple e isso já foi noticiado aqui, dependendo do contracto que tiver com a apple pode mesmo ter que fabricar os ecras, a samsung tem é que ganhar dinheiro e para eles não lhes importa se é a fazer lcds para outros ou para eles, a samsung é uma empresa!
ResponderEliminar@metRo_
ResponderEliminarSim, claro. Mas a questão é que - como disse - mesmo por uma questão meramente de logística, não me parece que a Samsung tenha capacidade de produção para tal. Portanto, por muito bom negócio que fosse, não se pode vender aquilo que não se pode produzir. Foi nesse sentido que interpretei a coisa.
A Samsung não consegue produzir OLEDS para todos. isso é um facto. Se quiserem um ecrã do futuro vão ter mesmo de optar por um SGSII :)
ResponderEliminarCuidado com o OLED (anúncios da Samsung)
ResponderEliminarhttp://www.9to5mac.com/69439/rumor-apple-courting-samsung-to-build-amoled-displays-for-ipad-3/
Tenho a informar que tal tecnologia já existe, e em alguns tablets..
ResponderEliminarSe procurarem por Pixel Qi, verão que esses ecrãs já existem e já são usados, portanto não será inovação nenhuma.
Ou isso ou então fui eu que li mal a notícia e não devo estar a falar do mesmo.
Cumps
@GTeixeira
ResponderEliminarSão coisas diferentes. Os ecras PixelQi - já cá falei várias vezes deles - utilizam uma tecnologia que permite seleccionar se funcionam em modo transmissivo ou transflectivo.
Neste caso, trata-se de mudar a polarização linear usada nos ecrãs LCDs (quem usar com óculos polarizados saberá o quanto os LCDs ficam inutilizáveis).
Peguem nos óculos 3D polarizados do cinema, e olhem para os vossos LCDs, e rodem os óculos ou ecrã para verem o efeito.
No seguimento da resposta do CM e Anónimo
ResponderEliminarhttp://www.appleinsider.com/articles/11/05/27/analysis_finds_oled_display_unlikely_for_apples_third_gen_ipad.html
Ok, obrigado pelo esclarecimento @Carlos Martins.
ResponderEliminarCerto, são técnicas diferentes sim.. e por acaso os meus óculos de sol são polarizados, e realmente não é fácil conjugar os dois..