2011/05/27

Notícias do Dia

Enquanto a Apple anda a preparar ecrãs que podem ser vistos ao Sol, o Google quer entrar nas nossas carteiras com o Google Wallet, enquanto os sistemas de navegação "HUD" com lasers projectados no pára-brisas também continuam a dar que falar - se bem que no caso deste cortador de relva robot, nem sequer é necessário pára-brisas.

Mas hoje temos ainda o abandono de coisas antigas por parte do Google, desde APIs ao próprio Google Gears; um Flickr que promete tratar as fotos com mais respeito e segurança; um MacBook Air com CPU A5; e muito mais.


Chrome 12 abandona Gmail Offline via Gears



Já tinha sido anunciado pelo Google há algum tempo: a intenção de abandonar o Google Gears que permitia o uso de serviços como o Gmail e o Google Calendar em modo offline, procedendo à sincronização quanto voltasse a ter ligação à internet. Com o Chrome 12 chega a hora de dizer adeus ao Gears, cujas funcionalidades offline passarão a estar a cargo do HTML5, que deverão ficar disponíveis nos próximos meses, e que permitirá fazer o mesmo sem necessidade de recorrer a plugins específicos.


Google abandona PowerMeter API


No meio de muitos cancelamentos de APIs do Google, encontra-se também o abandono da API do Google PowerMeter. Ora... não posso deixar de achar isto muito estranho... é que este anúncio surge pouco tempo após o Google demonstrar interesse renovado na domótica, com o Android@Home - e, mais caricato ainda, é dizerem que a API não teve muita adesão, quando a mesma sempre foi mantida "fechada" apenas para integradores!
Eu fui um dos primeiros a pedir, desde o início, para que permitissem o seu uso por parte de qualquer pessoa que desejasse enviar os seus dados de consumos eléctricos para a "cloud"; mas parece que o Google não anda para aí virado...
Esperemos que faça parte de algo bem estudado, e que seja posteriormente substituido por um serviço ainda mais potente que possa ser usado em conjunto com o Android@Home. Até lá, o melhor é usarem sistemas alternativos, como o Pachube.



Fotos no Flickr mais Seguras


O Flickr mudou as políticas de retenção das fotografias no caso de deixarem de subscrever o serviço Pro ou apagarem a vossa conta.
No caso de apagarem a vossa conta, o Flickr guardará as vossas fotografias por um período de 90 dias. Durante este período as fotos não estão acessíveis ao público, mas poderão ser recuperadas caso mudem de ideias.
No caso dos utilizadores Pro que deixem de subscrever o serviço, todas as fotos e vídeos continuarão a permanecer disponíveis sem que sejam apagados os conteúdos em "excesso".

O Flickr procura assim redimir-se das críticas dos utilizadores Pro que depois de abandonarem o serviço perdiam o acesso às suas fotos mais antigas...


Asus Eee Transformer a 1.5Ghz


Depois de no outro dia se ter chegado aos 1.4Ghz, eis que a barreira de overclocking no Asus Eee Pad Tranformer (que está a poucos dias de ser apresentado oficialmente cá em Portugal, no próximo dia um, num evento ao qual não iremos faltar) já superou os 1.5Ghz.
Próximo passo... 1.6 e 1.7Ghz... Não recomendável a cardíacos. :)


Apple a Testar MacBook Air com CPU A5?


Ainda a nível dos portáteis "mix", parece que também a Apple anda a fazer experiências, metendo um processador A5 num MacBook Air (o CPU ARM usado no iPad 2 e no próximo iPhone). Isto demonstra que a Apple anda também a estudar o conceito do iOS/iPad ligado a um teclado - ou talvez um MacBook Air híbrido, que possa funcionar em modo OS X ou iOS conforme as necessidades. À semelhança daqueles portáteis que usam uma solução estilo Splashtop.

Enquanto isso... a Amazon, depois de ter entrado nas App Store com a sua App Store para Android, tem agora também uma Mac Download Store para os Macs.


Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)