2011/05/31

Notícias do Dia

Hoje já vimos como falsificar sites noticiosos via WiFi, que o Google anda a melhorar as suas páginas para o iPhone, imagens à "CSI" do iPhone 5, e sem esquecer a chegada do Samsung Galaxy S 2 aos operadores nacionais (pré-registo a 499€ na TMN, Vodafone e Optimus).

Mas temos ainda a questão da neutralidade dos dados; Android supera iPhones no tráfego mensal, mais alguns detalhes do Asus PadFone, os Intel Ivy Bridge, e algumas reclamações minhas sobre o Twitter, entre outros...




Androids já usam Mais Dados que iOS


A liderança do Android continua, mas o ritmo a que este se distanciava no iOS da Apple é agora quase nulo (o que poderá ser explicado em parte pela saturação do mercado?).
Outro dado relatado pela Nielsen é de que os utilizadores Android consomem mais dados que os utilizadores iOS, com uma média de 582MB/s mensais - contra os 492MB/s dos utilizadores iOS. Sendo que em ambos os casos a maioria desses dados corresponde ao download de Apps, e também ao streaming de música.


Ainda a Neutralidade

Bem a propósito do meu post de ontem sobre a neutralidade dos dados, hoje surge uma notícia a dizer que há cada vez mais pessoas a fazer chamadas telefónicas online.

Querem saber a que ponto chega a ganância dos operadores enquanto assistem a esta "fuga" para os serviços de dados móveis? Nos EUA, já se tornou comum cobrarem taxas extra pelo tethering feito através dos smartphones: ou seja, podem estar a pagar para terem direito a usar 1GB de dados, mas... mesmo que pretendam usar apenas 1MB partilhando a vossa ligação com outro equipamento... têm que pagar extra!

Isto torna-se ainda mais ridículo quando esta "taxa" será supostamente aplicada mesmo quando usam um equipamento tipo os Motorola Atrix ou o agora anunciado Asus PadFone, em que se trata do mesmo aparelho simplesmente encaixado noutro! Vale-nos que por cá, os operadores ainda não sentiram necessidade de recorrer a estes roubos!


Steve Jobs Regressa ao Palco na WWDC

A Apple já confirmou que Steve Jobs irá regressar ao palco na WWDC 2011 na próxima segunda-feira, dia 6 de Junho, para apresentar as novidades do OS X Lion, do iOS 5, e do serviço da Apple na Cloud... o iCloud.


Sistema do PadFone será "Universal"?

Ainda a respeito do PadFone, mesmo tratando-se ainda de um protótipo em que muita coisa será mudada até ao modelo final, aos poucos vão-se sabendo mais alguns detalhes. Um deles é de que a Asus promete uma "surpresa" (que a mim, parece-me ser a possibilidade de ligarem o "Tablet" a um teclado estilo o Eee Pad Transformer); mas também de que a parte de alternar entre funcionamento Smartphone/Tablet irá ser uma funcionalidade do próprio Android (em vez de ser algo "martelado" pelos fabricantes.)

Assim já se começa a perceber o tal processo de unificação que o Google promete para o Android "Ice Cream".


Twitter com serviço de Fotos

O Twitter é um dos poucos serviços sociais que até dei comigo a apreciar e a usar de forma regular (foi a excepção à regra). No entanto, parece que a mania da grandeza lhe tem subido à cabeça, e as suas "mudança" começam a chatear-me cada vez mais. Depois de ter explicitamente dito que não quer mais ninguém a fazer programas clientes do Twitter, e de ter vindo a adquirir alguns programas bem conhecidos (quase sempre interrompendo a sua evolução e deixando-os ficar em estado "suspenso" - compare-se a evolução nula que teve o "ex-Tweetie" desde que foi comprado por ele, com outras Apps como o Tweetings, que mensalmente vai oferecendo novidades interessantes), tem também feito alterações às formas de acesso que obrigam que os developers estejam permanentemente sem saber com o que podem contar.

Agora, o Twitter avança para um serviço de alojamento de fotos, que irá sem dúvida "destruir" os já existentes (até aí, nada contra, quem se arrisca a sobreviver à custa de um serviço de terceiros, está sempre sujeito a isto)... Mas é a atitude que incomoda... o twitter cresceu como cresceu à custa de todas as apps e serviços a ele associados... E este tipo de coisas... não cai lá muito bem.

Para mim, já me chateia o facto de me terem tirado o link de acesso aos favoritos, que estava na página principal, para a página do perfil! Grrrr....


Intel Ivy Bridge só para 2012


Depois de ter tratado as gamas altas com o Sandy Bridge, a Intel começa já a abrir o apetite para o que virá a seguir seus chips Ivy Bridge. Estes chips prometem ser mais económicos e eficientes que nunca, usando as novas tecnologias de construção de transistores 3D, e possibilitando a produção do que a Intel chama de "ultrabooks" - portáteis de espessura reduzida e com autonomias maiores que nunca.


Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)