2011/05/24

Windows Phone Mango


A Microsoft já apresentou algumas das novidades que se podem esperar da próxima actualização para o Windows Phone, conhecida como "Mango".





Uma das coisas que o Windows Phone faz, e bem, é disponibilizar a informação de múltiplos serviços de uma forma integrada e transparente (foi das poucas vezes em que eu até dei por mim a utilizar o Facebook - sem saber).
Com o novo Mango, para além do Facebook, passa a existir integração com o Twitter e LinkedIn, e os tiles passam a ser mais inteligentes e a poder mostrar notificações.

O hub social está também melhorado, e permite criar grupos de pessoas. O teclado é mais inteligente e com previsão do que querem escrever. As conversações são agrupadas, mesmo quando se utilizam diferentes vias de comunicação (chat, SMS, etc.)

Calendário tem integração com os eventos do Facebook.


Síntese e reconhecimento de voz: o Windows Phone pode ler SMS e mensagens que chegam, e podem responder por voz - sem nunca terem que tocar no equipamento (aquilo que se deseja quando se vai a conduzir - ou até a dar uma corrida, por exemplo :)



A nível das Apps, a Microsoft comparou as outras plataformas como oferecendo uma experiência de "entra-e-sai" ao saltitar de App em App - e tenho que confessar que há bastante tempo que sinto o mesmo. Mesmo com os atalhos para aceder às Apps mais recentes, a experiência é sempre "saltitante".

A Microsoft quer mudar isso, integrando as Apps em núcleos (hubs) principais, como as Pictures, Office, e Xbox.
Nos jogos, foi demonstrada a possibilidade de dar um salto rápido fora do jogo, sem perder onde se estava.

Outra App demonstrada permitia marcar lugar num vôo da British Airways, ver o menu, filmes que iam ser exibidos, e até passear pela cabine em 3D para ver o lugar onde se ia ficar.


Para demonstrar o IE9, como sempre a MS não resistiu a colocar um Windows Phone lado a lado com um BlackBerry Torch, iPhone 4, e um Droid  - e claro, no teste escolhido, o Windows Phone foi substancialmente mais rápido.

O Mango permite também fazer a interligação da Web com as Apps com o App Connect. Ao pesquisarmos por um filme, temos a opção de podermos ver o resultado na App do IMDB por exemplo - mais um passo no sentido de tornar a integração mais agradável em vez de andar a saltar manualmente de app em app.

Local Scout - para ter uma visão de tudo o que temos nas nossa imediações. Restaurantes, bares, lojas, etc. Cada um deles pode ter um "cartão de informação" associado (no exemplo deles, um shopping center disponibilizava o mapa das lojas.)


Pesquisa visual - mais uma funcionalidade sempre útil nos mobile, e aqui muito bem implementada, dispensando o "tirar foto" ou "enviar". Tudo é feito de forma automática sem chatear o utilizador. (Claro que o ponto crítico será saber se a pesquisa funcionará realmente bem em coisas "do dia a dia"...)



O Mango irá ser actualizado de forma automática, mas só para o Outono. E enquanto isso, vão chegar novos equipamentos Windows Phone da Samsung, LG, e HTC - e também temos novas marcas a aderir a esta plataforma: Acer, Fujitsu, e ZTE! (E claro, a Nokia - cujo primeiro equipamento "Windows" sairá com o Mango.)

Nos próximos tempos deveremos ficar a conhecer mais algumas das "500" novidades que o Mango vai trazer - mas parece-me uma evolução no bom sentido e que me faz acreditar que o Windows Phone será capaz de encontrar o seu lugar no mercado "mobile". A sua opção pela integração de múltiplos serviços de forma fácil de utilizar parece-me até muito mais bem conseguida do que as existentes em Androids e no iOS (este último, cada vez mais necessitando de uma grande actualização - que poderá chegar com o iOS 5.)

E por agora, é isto - estava com esperança de poder instalar o Mango no Windows Phone que aqui tenho em casa e ver estas novidades em primeira mão ... mas, ainda não vai ser desta.

Até lá, os developers podem começar a pôr as mãos na massa.

[fotos via Engadget]

1 comentário:

  1. Este mango assim de repente parecia-me "manco"...

    ResponderEliminar