2011/06/22

Análise Nikon P500


Bastante fora do prazo, eis que finalmente vos apresento a análise à Nikon P500 que substitui a anterior Nikon P100 como câmara oficial ao serviço do Aberto até de Madrugada.

Parte do atraso foi motivado pelo problema da bateria da Nikon P500, mas que por agora deu para ultrapassar, conforme expliquei nesse post.

Vamos então ver o que esta P500 tem para oferecer, e quais as suas principais diferenças e vantagens face ao modelo anterior.



A Nikon P500


Evolução do modelo P100, esta Nikon P500 leva o conceito das máquinas super-zoom ainda mais além, ao ter como principal característica um incrível zoom de 36x! (face ao de 26x da P100).
Estes 36x equivalem a um zoom tradicional de 23 a 810mm.

Da mesma forma, também o sensor de imagem passa de 10 para 12MP - mas como bem sabemos, nem sempre mais é sinónimo de melhor. Pelo que iremos ver que tal estes números se reflectem na realidade.

E já que estamos numa de aumentos, também o seu ecrã (que continua a ser articulado) passou de 460 para 920 mil pixeis, oferecendo maior definição na visualização das imagens.


Relativamente à anterior P100, há algumas diferenças que se sentem logo... como é o caso de uma pega com um revestimento mais "aderente"...


Mas a principal diferença é mesmo visível nos botões de comando.


Vários modos que se encontravam "escondidos" por trás do menu de cenas pré-definidas, e que obrigam a vários cliques e navegação até poderem ser seleccionadas, estão agora imediatamente disponíveis a partir do botão rotativo principal. Tratam-se de modos que serão utilizados mais frequentemente, e que como tal, merecem este destaque especial: fotografia de retrato com detecção de sorrisos, retrato noturno, cenário nocturno, e modo de retrato em contra-luz. (Uma selecção mais feliz que a equipava a P100).

A zona da lente recebeu também um novo botão que permite controlar o zoom (em modo contínuo ou "snap back", que limita o retrocesso a cada recuo), ou em alternativa, a focagem. Um botão que oferece uma utilização mais intuitiva que o selector de zoom integrado no botão de disparo.

Outro novo botão é o de selecção de múltiplas fotos, também perto do botão de disparo.


Fotos comparativas da P500 vs P100



Em Funcionamento

Estando habituado a muitos meses de uso da P100, algo se torna evidente logo desde o primeiro momento que se liga a P500... a rapidez com que fica pronta a disparar.
Não é que a P100 fosse demasiado lenta, mas agora, a máquina fica pronta a disparar praticamente desde o momento que se pressiona o botão de ligar. Algo que, como todos os que já terão tentado tirar uma foto a algo "no momento", e que desesperaram com os segundos que a sua máquina demorou a ficar pronta, apreciarão.


Fotos

Vamos então a algumas fotos (que aqui ficam redimensionadas por culpa do blogger/picasa).




Para vos dar uma melhor ideia dos resultados desta P500, eis uma imagem que mostra o resultado em 1:1, tanto da imagem com o zoom no mínimo e com o zoom no máximo:


Sem dúvida que não há como não ficar impressionado com o alcance destes 36x!

(Mesmo se em termos de qualidade se notem os defeitos que se esperam de uma lente zoom com tal amplitude - com color fringing com fartura).



Vídeos

Em vídeo, as coisas mantêm-se praticamente inalteradas face à P100. A P500 grava vídeo desde o formato VGA até Full HD 1080p a 30fps; e também tem o modo especial de "high-speed", capaz de gravar vídeo QVGA (320x240) a 240fps; VGA a 120fps; HD720p a 60fps; e ainda um modo "low-speed" FullHD 1080p a 15fps.








Comparativo Nikon P100 vs P500

E que tal isto significa face à anterior P100?

Surpreendentemente, as diferenças - em termos de qualidade de imagem não são "assim" tão significativas quanto se poderia esperar. É que, embora no papel o zoom de 26 para 36x pareça imenso... na prática "parece" pouco. (Ou seja, na realidade o zoom de 26x já é mais que suficiente para todas as situações.)

Não menos interessante é o facto de, no extremo oposto, a P500 ter uma lente equivalente a 26mm - no campo das "grande angulares", o que será bastante prático para tirar fotos dentro de casa, por exemplo.



Não liguem às "ondulações", não são distorções da máquina... são mesmo do calor que estava quando tirei as fotos. :)

Sem dúvida que se notam detalhes que na P100 são indistinguíveis, mas... se fosse só pelo zoom acrescido, não haveria forma de justificar a troca da P100 pela P500.


Apreciação Final


Este modelo que veio subsituir a anterior P100 demonstra que a Nikon esteve atenta às necessidades dos utilizadores de câmaras super-zoom; com uma evolução notória a nível das funções colocadas mais "à mão" - e que a par da velocidade de arranque imediata, a tornam bastante atraente para todo o tipo de uso.

O Zoom de 36x será argumento de marketing que em situações normais raramente será utilizado. É mesmo uma daquelas coisas que serve mais para impressionar os amigos que para outra coisa; mas, sem dúvida que é melhor tê-lo à disposição para ir aquele bocadinho "mais além". E que surpreendentemente até acaba por ser utilizável sem tripé, graças às assistências da estabilização de imagem.

Por outro lado, é pena ver que a Nikon continua a falhar em aspectos tão básicos como a utilização da máquina enquanto esta está ligada a um PC ou ao carregador. Sim, se estiverem sem bateria e precisarem usá-la enquanto a carregam, esqueçam. É verdadeiramente vergonhoso - e mais vergonhoso ainda quando há  centenas ou milhares de queixas na internet relativas ao rápido descarregamento da bateria, como me queixei no outro dia. Em vez de culpar os utilizadores, melhor fariam em ver realmente o que se passa - pois é um problema real, que existe. O facto de poder ser "ultrapassado" desligando uma opção da câmara em nada serve de solução definitiva...

E é precisamente por causa deste problema que atormenta milhares de utilizadores da P500 e que continua a não ter resposta da Nikon que sou obrigado a dar à P500 um...

Nikon P500


Não quero com isto dizer que a P500 seja uma má máquina... Mas exigia-se que a Nikon tivesse melhorado também alguns dos aspectos práticos para além dos aspectos técnicos. E, acima de tudo, não se pode aceitar que uma marca com a tradição que a Nikon tem, se recuse a assumir problemas que os seus equipamentos têm e que são reportados por inúmeros utilizadores em forums por toda a internet.

Actualização: já foi disponibilizada uma actualização de firmware (1.1) que corrige este problema da bateria (custou assim tanto admitir que o problema era deles e corrigi-lo?)... Pelo que a câmara passa a merecer um "quente"  - no entanto, como não quero abrir precedentes de "actualizar" pontuações, é a pontuação original que fica - mas os potenciais compradores deixam assim de ter que se preocupar com este que era o seu principal ponto negativo.


Prós
  • Amplitude da lente 36x (23 a 810mm)
  • Preço competitivo 
  • Velocidade de arranque

Contras


Para referência, a Nikon P500 está disponível na Amazon UK por 337€.

36 comentários:

  1. O grande problema das máquinas compactas com sensores pequenos, sobretudo agora que a febre dos megapíxeis anda já bem acima dos 10mp, está nas fotos obtidas em ambientes de pouca luz. O resultado é simplesmente insatisfatório.

    ResponderEliminar
  2. Para que serve o modo de 15fps na gravação a 1080p ?

    O que AJM referiu sobre os sensores pequenos é algo que também acho importante. Se há coisa que irrita é querer tirar fotos dentro de casa e as fotografias aparecerem cheias de ruído ou todas desfocadas por precisarem de um tempo de abertura elevado.

    A partir de que preço é que se começa a encontrar câmaras com sensores grandes?

    ResponderEliminar
  3. Esta câmera tem foco rápido + lag de obturador baixo ? Isto é, se eu apertar o botão a foto é gravada rapidamente, como nas slr ? Pergunto pq a minha intenção é fotografar crianças...
    obg

    ResponderEliminar
  4. Preciso comprar essa câmera. Estou em BH e tenho encontrado melhores preços em SP.
    Gostaria de indicação de loja séria,idônea para eu retirar o produto no balcão. OU....se tiver uma loja de qualidade e confiança online, serve também.
    Grato.

    ResponderEliminar
  5. @Simone

    Por norma sim, com boa iluminação não tem grandes atrasos a focar e disparar (e podes sempre usar os modos "desportivos" ou em sequência, que permitem tirar mais fotos rápidas, sendo que no meio de 5 ou 6 certamente ficará alguma foto "em condições". :)

    ResponderEliminar
  6. Viva,
    Já alguem teve stresses com cartoes de memoria? Comprei um de 8GB classe 10 e a maquina nao aceita...

    ResponderEliminar
  7. amigo estou com problema com a minha nikon p500 a bateria esta descarregando muito rapido voce pode me dar alguma dica sem mais muito obrigado

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo

    Vê o post: http://abertoatedemadrugada.com/2011/06/como-resolver-problema-da-bateria-da.html

    ResponderEliminar
  9. Estou vendo e vendo review... es la P500 maquina para aficionado entusiasta...?

    ResponderEliminar
  10. Acaso, Carlos, uma aficionada entusiasta pode manobrar la P500, por su peso?
    Abrazos.

    ResponderEliminar
  11. @Rubi

    Uma DSLR dará muito mais hipóteses de evolução para quem pretenda fazer algo mais sério.
    A P500 é uma opção a considerar para quem não se quiser preocupar com lentes, e ter uma máquina versátil para a maioria das situações.

    A nível de peso, a P500 não oferece problemas.

    ResponderEliminar
  12. Oi Carlos. Excelente a sua matéria!
    Por acaso você fez algum teste de vídeo com ela? Eu quero saber se ao filmar, pode-se controlar separadamente zoom e foco manual.
    Vi que é possível passar o controle do foco para o botão na lateral esquerda da câmera. Nesse caso o controle normal de zoom continua funcionando?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  13. a nikon vem em portugues o manual ou camera

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1/3/12 15:26

    Olá!
    Eu tinha uma Sony HX1, só troquei por ela não ter a opção de data e hora na foto, salvo via software mas da muito trabalho porém, minha decepção foi bastante grande com a P500, bateria não aguenta nem a metade da HX1, focalizar algo de perto impossível, HX1 muito fácil, talvez falta eu mexer mais mas, no geral sou mais HX1 com 20 de zoom é muito mais fácil de usá-la

    ResponderEliminar
  15. Anónimo8/3/12 15:40

    Olá!

    Sobre a imagem desfocada acima, a antena, a P500 é assim mesmo não focaliza, não é por causa do calor. Quando está em movimento, fica terrível, quer ver fotos a noite. Ela no geral é uma câmera boa, o 36x de zoom é impressionante, pena que em alguns casos fica muito ruim. Mesmo usando o tripé não se consegue estabilizar a imagem quando se tira a foto. Espero ter ajudado e para quem quer um câmera com zoom e tirar fotos de paisagens ela é excelente.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9/3/12 04:59

    como faso para tira fotos nos deis segundos

    ResponderEliminar
  17. Mtooooooo bom esse review... a dúvida q eu tinha se comprava ou não, mas me ajudou bastanteeee...
    Com ctz eu vou comprar...
    Por sinal achei um site q se chama Eletromarket... vou comprar por lahh pq eles tem a pronta entrega q eu jah dei uma ligadinhaaaa... e eu quero ela o mais rápido possível... e lah eh baratooo tmb!!!!

    ResponderEliminar
  18. Gostaria de saber as vabtagens e desvantagens da Sx40. ela é boa? Compensa comprá-la? Faz fotos panorâmicas? Aguardo resposta, obrigada

    ResponderEliminar
  19. São vcs vendendo essa maquina aki? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234586720-camera-nikon-p500-8-gb-tripe-case-15-desconto-sedex-_JM

    Usaram suas fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não... as fotos estão a ser usadas sem qualquer autorização nossa.

      Eliminar
  20. Anónimo7/6/12 14:44

    Olá!
    Quando deixo minha máquina no manual, com velocidade alta - Ex: 1/1000, a abertura dela fica no máximo 3,4. Teria com eu deixar a abertura maior mesmo com velocidade alta?? Ou será que isso aconteceu por o lugar tinha pouca luz?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Ela faz foto panorâmica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Mas os resultados variam muito... tem que se treinar um pouco para conseguir algo em condições.

      Eliminar
  22. Anónimo9/9/12 15:14

    Gostei do post. Pesquisando por aí descobri que para a bateria durar mais é preciso desativar a opção "Carregar PC" no menu. Com isso ela dura, pelo menos, uns 5 dias.

    ResponderEliminar
  23. Carlos, adorei o seu post.
    Como "usuária comum" adoro a minha P500. E dei sorte com a bateria que até que dura bem.

    Porém, a minha Placa Principal queimou e preciso comprar outra. Saberia me indicar onde encontro? Se é que pelo valor valerá a pena, né!!!

    =/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terás que contactar a assistência técnica, para ver se esse tipo de reaparação fica por um custo aceitável - ou se compensará trocar por uma nova (como a P510).

      Eliminar
  24. Olá Carlos, seu post me ajudou muito. Mas tenho problemas em fazer vídeo com minha P500. Faço vídeo para o youtube (maquiagens) e ela frequentemente perde o foco da filmagem quando aproximo o zoom (aproximo muito pouco). Já estou quase desistindo dela. Tem alguma dica paar me dar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verifica se estás a usar o foco automático ou manual em modo vídeo. Por vezes tem que se usar um ou outro conforme as ocasiões (manual quando não queremos que ela ande a "tentar focar"; automático quando vamos filmar coisas em diferentes planos; etc.)

      Eliminar
  25. Olá Carlos
    Estou tentando transferir fotos da Nixon p500 para um tab Samsung, mas só consigo por 2min pq a câmara deslig a. Já coloquei o liga desli.ga p 30min mas ñ deu certo. O q faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desative o "Charge by computer" como na imagem http://4.bp.blogspot.com/-7GEou-xw9nU/TeoOiugJR0I/AAAAAAAAPy8/ZDNSMLCoHDQ/s1600/NikonP500batteryproblem.JPG

      Eliminar
  26. Essa foto da lua foi manual ou automática?
    Ja tirei manual mas perdi a abertura e iso de configuração, como vc usou nessa foto?

    ResponderEliminar
  27. gostaria de saber se a p500 tem consigo captura o filme em tempo real pelo pc se tem como fazer e que acabei de compra uma rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos de origem não. Não sei se haverá algum programa que a permita usar como camara em tempo real.

      Eliminar
  28. hj 2016 acabei de comprar uma maquina dessas,, ainda é uma boa maquina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A máquina é ótima, precisa só saber mexer.
      Ela só não é atual.

      Eliminar