2011/06/06

Como Resolver Problema da Bateria da Nikon P500

Com o actualização da nossa câmara oficial da Nikon P100 para a Nikon P500 - cuja análise completa tem estado "suspensa" (análise à P500 já disponível) por motivos que vou já explicar - fiquei muito satisfeito ao ver que a Nikon tinha efectivamente melhorado alguns aspectos face ao modelo anterior. No entanto, rapidamente me deparei com um novo aspecto muito menos desejável: a autonomia da sua bateria!

Enquanto com a P100 nunca tive que me preocupar com autonomias nem baterias, com a P500 a coisa era bem diferente. Ao fim de uma única sessão de fotos e vídeos de um qualquer gadget, já estava ela a acusar bateria fraca - e pior ainda: se depois de a carregar completamente a deixasse "desligada" por algumas horas, ela estava novamente sem carga, ao ponto de nem acusar "vida" ao carregar no botão do power.

Actualização: novo firmware 1.1 já disponível e que corrige este problema.


Obviamente suspeitei que fosse algum problema da câmara ou da bateria...

Pesquisas na Internet rapidamente revelaram que não estava sozinho: muitos mais utilizadores de P500 queixavam-se do mesmo, tendo trocado baterias e subsituido as câmaras, sempre sem grande sucesso.
Pior ainda: a Nikon aparentemente recusa-se a aceitar que seja um problema da câmara, e atribui este comportamente a "falha do utilizador"!

Já começava a ficar desesperado - tendo que deixar sempre a câmara continuamente ligada ao carregador, para a poder usar quando fosse preciso (depois de, por várias vezes, ter ficado "pendurado" quando precisava dela - a análise ao NAS da ASUS teve que ser feita com fotos tiradas pelo iPhone) - sem saber se arriscaria devolver a máquina e receber uma nova com o mesmo "problema"... até que...

Num dos fóruns de discussão sobre este problema no DPreview algumas pessoas sugeriam que desligasse a opção "Charge by Computer" que vem em activado de origem, e para minha surpresa, isso efectivamente resolveu o problema da bateria da Nikon P500!



Mesmo após cinco dias com P500 desligada do carregador, ela continua a indicar bateria cheia e pronta a usar - algo que anterirormente era impossível de conseguir.


Espero bem que a Nikon rapidamente assuma este flagrante erro e disponibilize uma actualização de firmware que corrija isto (actualização: novo firmware 1.1 já disponível - e que corrige este problema - finalmente!). Não só é inadmissível que uma marca como a Nikon, com a tradição que tem em fornecer material de qualidade, tenha deixado passar um erro destes para um modelo de produção; como ainda piora o caso quando se recusa a admitir isto e a atribuir o problema a "uso indevido" pelos utilizadores. Se tal fosse o caso, como poderia ser soluccionado mudando um setting na câmara?

Enquanto aguardo por desenvolvimentos deste episódio (e finalizo a análise em falta), a recomendação a todos os possuidores de Nikon P500 é a de que desliguem a opção do "Charge by Computer", para evitar chatices de bateria.

126 comentários:

  1. Anónimo6/6/11 11:09

    Dica útil pois vou comprar a minha hoje... ;)

    Obrigado!
    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  2. Tenho a minha desde Março e nunca tive problemas de bateria. Tenho que confirmar em que estado está a opção de carregar pelo PC.

    ResponderEliminar
  3. @Sérgio

    Pois, não afecta todos... Senão a Nikon há muito que tinha sido forçada a reconhecer este problema.

    ResponderEliminar
  4. Pedro guimaraes12/6/11 21:54

    também tenho uma e nunca vi esses problemas...mas de qualquer forma vou ajustar essa opção!
    obrigado pela dica

    ResponderEliminar
  5. Tenho quatro conhecidos que compraram esta máquina e três apresentaram defeito, a NIKON deveria reconhecer e solucionar logo o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. César, será que o problema dos seus amigos foi o mesmo que o meu, em que a máquina desliga sozinha e trava toda? VocÊ sabe se eles conseguiram resolver?
      Se puder entrar em contato pelo tathyap@gmail.com, agradeceria muito. Tathyane

      Eliminar
  6. Depois de alterada a opção, como ficou a duração da bateria durante o uso? Estou pensando em comprar essa câmera e gostaria de saber.

    ResponderEliminar
  7. @sheila

    Fica "normal". Dá à vontade para uma sessão intensiva de fotos e vídeos HD, mesmo depois de uma semana em "standby".

    ResponderEliminar
  8. Comprei minha camera agora em junho, e vinha reparando que a bateria durava pouco. Ontem tirei algumas fotos e hoje pela manhã qd precisei a bateria novamente estava desacarregada. Foi muito valiosa a sua dica. Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Realmente funcionou a sua dica. Carreguei minha máquina ontem e desliguei o item q vc falou, e hoje ela esta com a bateria cheia. Valeu!

    ResponderEliminar
  10. alguem sabe se pode levar outra bateria com mais autonomia??

    ResponderEliminar
  11. Comprei a minha à 15 dias, e já é a segunda vez que coloco para carregar! Não gostei do modo como se carrega a bateria - só se carrega com ela dentro da câmera - tenho duas baterias, enquanto uma está carregando, fico impossibilitado de usar a câmera... existe outro tipo de carregador?

    ResponderEliminar
  12. OI AMIGO ANÔNIMO! RS LEIA AQUI: se você preferir que ela recarregue fora da câmera terá de adquirir o carregador MH-61.
    tEM NO mERCADO lIVRE ECUSTA UNS 40,OO rEAIS

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  13. Anónimo8/7/11 21:48

    Olá! também pretendo comprar uma P500 porém o comentário mais crítico é referente às fotos noturnas, pouca definição e amareladas isto procede? abs.

    ResponderEliminar
  14. Oi,eu comprei a minha faz uma semana, eu estou achando estranho que o marcador mostra meia carga e derrepente acaba a bateria sem mostrar q está para acabar

    ResponderEliminar
  15. actualiza para a versão 1.1 para ver se resolve o assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola carlos sou fotogafo de sorf e paisagens a munha duvida e como posso tirar fts em sequencias da p500pois comprei uma :-) fiz uma boa escolha
      Maciel

      Eliminar
  16. ola
    tentei fazer a atualizacao para a versao 1.1 mas n consigo, fiz o download, executei, copiei para o cartao de memoria e n apareceu a opçao de atualisa qnd eu ia no "menu" "versao do firmware"

    vlw
    abraço

    ResponderEliminar
  17. @Riccieri
    A pasta que tem que ficar na raiz do carão SD é a pasta "firmware" com o ficheiro lá dentro.

    ResponderEliminar
  18. quanto tempo de gravacao a bateria dura?

    ResponderEliminar
  19. Atualizei o firmware para v1.1 e mesmo assim o problema continuou (ps. desativei também bem antes a opção de "Carregar pelo PC") =/ Será que pode ser problema na bateria mesmo?

    ResponderEliminar
  20. @Salatiel
    Se nem com o firmware resolve, então será caso para activar a garantia e dizer que a máquina/bateria está com defeito.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/8/11 19:03

    Comprei a minha em julho e percebi este problema na bateria. Vou desabilitar a opção da "Charge by Computer" e testar. Espero que funcione, já estava ficando preocupado. Ótima dica!!!
    Leo@

    ResponderEliminar
  22. OLIVIO DISSE: O PROBLEMA COM A BATERIA DA P-500 É A BAIXA mAh, QUE VEM COM 1100mAh, QUER RESOLVER!, DESABILITE A FUNÇÃO "PC", COMO JÁ EXPLICADO E COMPRE NOVA BATERIA DE NO MÍNIMO 1500mAH OU MAIOR, E USE UM CARREGADOR PORTÁTIL COM SAÍDA OUT PUT DE 4,5 A 5,0VOLTS.

    ResponderEliminar
  23. Atualizei o firmware e desabilitei a opção "Charge by Computer" e funcionou na minha P500. Ótima dica. Obrigado!!
    Leo@

    ResponderEliminar
  24. Comprei agora uma P500 e é fundamentalmente para fotografar joalharia, mas não estou a gostar do zoom para fazer aproximação da peça, fica desfocado.
    A macro não me parece a melhor para a função que eu pretendo.
    Que máquina me aconselha para fotografar joias? ainda vou a tempo de a trocar.

    ResponderEliminar
  25. @Ligia

    O modo macro terá que ser mantido dentro dos limites que a máquina indica, e com a distância mínima de focagem.

    Como sempre, é uma questão de encontrar o balanço ideal entre o factor de aumento pretendido e a distância de focagem - pelo que a melhor opção poderá ser uma SLR, que permite a troca das lentes de acordo com a função pretendida.

    ResponderEliminar
  26. Obrigado Carlos pela rapidez:)
    Dentro das SLR talvez a D3000 ou a D3100,pois são as mais económicas. E que objectiva me aconselha?
    Eu comprei na pixmania.

    ResponderEliminar
  27. É complicado recomendar uma objectiva. Uma das mais populares é a Nikon 60mm/2.8 AF micro-Nikkors, mas é uma lente que custa quase tanto como uma D3000.

    Neste tipo de coisas, é a "lente" que manda... Mas podes também tentar procurar lentes "da concorrência" que sejam mais económicas (Tamron, etc).

    ResponderEliminar
  28. Comprei mês passado uma P500, existe algum problema em carregar na porta usb do radio do carro?
    Se eu desabilitar a função carga via computador poderei usar o usb do carro, ou se equipara a carregar no pc?

    ResponderEliminar
  29. @vsb
    Podes continuar a carregar no carro. Aquilo só desactiva a função de carregamento quando a câmara está em "comunicação" com o PC.

    ResponderEliminar
  30. Ok obrigado pela atenção, e descobri ao verificar em minha maquina que ela já veio com o firmware v1.1

    ResponderEliminar
  31. Realmente, a Nikon deveria ter assumido que errou na configuração de fábrica. Vejam, quando usamos e abusamos na configuração pessoal em qualquer equipamento sse para de responder. A solução é sempre voltar para a configuração original de fábrica porque ela tem a característica, ou deveria ter, de ser uma configuração básica para uso, principalmente para usuários não avançados.

    ResponderEliminar
  32. Existe uma bateria original nikon maior do que a que vem? Ou seja mais potente que a 1100mah?

    ResponderEliminar
  33. Olá! Acabei de comprar a P500 e um cartão de mem´ria de 16gb, porém a maquina não identica o cartão, alega que o cartão é invalido, só que o cartão é compativel pois é o mesmo que esta no manual. será que é por causa do firmware também?
    ainda não atualizei..

    ResponderEliminar
  34. @Daniela

    O melhor será testares com outro cartão, ou experimentar esse cartão num leitor de cartões ou noutro equipamento. Para tentar descobrir se será problema do cartão.

    ResponderEliminar
  35. Carlos Obrigado pela ajuda, poderia me ajudar em mais uma informação? Porque tenho que atualizar o Firmware? pois não consegui baixar do site e levei em uma assistencia tecnica em Campinas eles disseram que não é necessário! estou perdida com tanta informação desta nova maquina! rsrs
    Obrigada mais uma vez...

    ResponderEliminar
  36. @Daniela

    Primeiro verifica qual a versão do firmware que tens. Se já tiver o 1.1 não precisarás fazer nada.

    1. Turn on the camera.
    2. Press the MENU button to display the menu screen.
    3. Select the Setup Menu.
    4. Select Firmware version from the setup menu.

    ResponderEliminar
  37. Olá Carlos,

    A versão 1.0. Sabe me dizer pra que tenho que atualiza-la?
    Obrigada mais uma vez...

    ResponderEliminar
  38. As correcções efectuadas na versão 1.1 estão indicadas no site da Nikon:

    Corrigido o problema da bateria;
    Corrigod problemas com os cartões SD SanDisk Extreme;
    e mais alguns bugs.


    "When a fully charged battery was inserted in the camera, and then the camera used, then turned off and left for a while, in some rare cases the battery was exhausted and the camera could not be turned on again. This issue has been resolved.
    In some rare cases, the monitor failed to properly display images with continuous shooting at a setting of Continuous L. This issue has been resolved.
    When the SD memory cards listed below were inserted into the camera and the camera turned on, the message “This card cannot be used.” was sometimes displayed. This issue has been resolved.
    - SanDisk Extreme Pro SDHC UHS-I (32 GB, 16 GB, 8 GB)
    - SanDisk Extreme SDHC UHS-I (32 GB, 16 GB, 8 GB, 4 GB)
    An issue that caused settings registered using the Save user settings option to be reset when camera settings were reset using the Reset all option in the setup menu with [U] (user setting) shooting mode enabled has been resolved"

    ResponderEliminar
  39. dicas excelentes carlos

    ResponderEliminar
  40. carlos, quando eu desabilita a opção Charge by Computer" não prejdica o funcionamento da camera nos demais aspectos?

    ResponderEliminar
  41. @Anónimo

    Não, apenas não permite carregar a bateria quando está ligado ao PC, tens que carregar via carregador. De resto, não afecta mais nada.

    Mas com o novo firmware, já não deverás precisar desta opção.

    ResponderEliminar
  42. Olá, avisa a Daniela que para a nikon aceitar este cartão (16g e outros também) é só ela formatá-lo pela própria máquina. Aconteceu isso comigo... Alê.

    ResponderEliminar
  43. alguem sabe dizer quanto tempo dura a bateria da nikon p500 antes de atualizar o firmware?

    ResponderEliminar
  44. Com o bug, muitas vezes nem sequer aguentava um dia (mesmo com ela em standby)

    ResponderEliminar
  45. Boa Tarde! Carlos li todos os comentário e vi que vc entendi muito da p500, então, gostaria que vc tirasse uma duvida. Quero compra uma maquina semi, porém estou na duvida entre a p500 e a sx40, sei que a p tira fotos panoramicas, grava em fu; a sx não sei muito bem e queria que vc me ajudasse a escolher uma haja vista ser uma pessoa leiga. Obriga

    ResponderEliminar
  46. Boa Tarde! Carlos li todos os comentário e vi que vc entendi muito da p500, então, gostaria que vc tirasse uma duvida. Quero compra uma maquina semi, porém estou na duvida entre a p500 e a sx40, sei que a p tira fotos panoramicas, grava em fu; a sx não sei muito bem e queria que vc me ajudasse a escolher uma haja vista ser uma pessoa leiga. Obriga

    ResponderEliminar
  47. @Kelly

    São ambas excelentes câmaras para esta gama de preços e segmento. Ficarás bem servida com qualquer uma delas. :)

    ResponderEliminar
  48. Comprei uma Nikon P500... Como sou um novato no mundo da fotografia, gostava de saber se é normal o ruido que a maquina faz quando fico a pressionar no botao para focar!?? A maquina se eu manter o botao para focar, fica a fazer uns sons estranhos...

    Será normal?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  49. @Anónimo

    Depende dos sons "estranho", mas se é o som da lente a mexer-se para manter a cena focada, é normal. :)

    ResponderEliminar
  50. Quanto tempo dura uma bateria com o firmware atualizado ?

    ResponderEliminar
  51. Anónimo5/1/12 15:25

    laryssa:
    depois de actualização, a minha fica muito tempo carregada..
    ja a conteceu colocar ela carregada, tirar cerca de 30fts, depois passado 1 mes voltei a liga-la e ainda tirou muitas mais... antes bastava ficar um dia sem ela ligar e ja ficava descarregada...
    so nao estou satisfeito ~porque ela é lenta a tirar as fotos e a qualidade é baixa.. á noite, muito ruim... nao sei que fazer para resolver isto

    ResponderEliminar
  52. Gente, tenho uma dúvida! Fiz a atualização do firmware, colocando a pasta deste firmware no cartão de memória, como dizia no passo-a-passo. E agora, eu devo deletar essa pasta do cartão de memória já que já fiz a atualização? Tem algum problema deixa-lo lá? Ou se eu remover desatualiza? Obrigada.

    ResponderEliminar
  53. Oi carlos Td bom?? estou comprando a P500 pelos seus belos beneficios...mais o unico problema é a bateria dela.Ela não carrega fora da camera? naum a como mudar esse problema? a camera é boa mesm? como faço para a bateria durar mais..pois vou utilizalas para fotos caseiras..Obrigada...

    Patricia Brito.

    ResponderEliminar
  54. Anónimo7/2/12 12:54

    Realmente a carga da bateria da minha máquina só dura 1 sessão de fotos e depois de horas carregando ela dura muito pouco tempo cheia. Obrigada pela dica foi fazer isso na máquina p/ ver se fica melhor. A máquina é fenomenal mas esse item da bateria é o grande problema da P500.

    ResponderEliminar
  55. Olá Carlos, eu comprei uma P500 e é minha primeira máquina que tem um zoom excelente, mas nem sei usar direito, sou amadora e comprei para tirar fotos particulares, entretanto a bateria dura muito pouco, não consigo fotografar 2 show na mesma noite, a bateria acaba no início do segundo show e não tenho bateria reserva. percebi também que depois que acusa metade da bateria, ela acaba rapidamente sem avisar nada, um absurdo, já fiquei várias vezes na mão com essa máquina, to meio decepcionada. Também tive o problema de carregar a máquina durante a noite toda e depois quando fui isar estava sem bateria. Já vi que tem a versão 1.1 na minha máquina e agora acabo de desligar o tal charge by computer, espero resolver isso... Estava na net pra comprar outra bateria pra ficar de reserva e encontrei seu site. Obrigadíssimo pela dica, torço pra que d~e certo comigo.
    Abraços e sorrisos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Cláudia
      Sim, quando aparece o aviso da "meia-bateria" já deve estar apenas com 5 ou 10% de carga, que vai num instante.

      Para evitar surpresas, o melhor será ter sempre uma bateria extra à mão.

      Eliminar
  56. carlos maia18/2/12 07:27

    Ao carregar a bateria da P500, percebi que não estava ligando, constatei que estava em 12v ao invés de 5v...Será que queimou de vez?

    ResponderEliminar
  57. Comprei a minha P500 há um mês e constatei o problema da bateria. Vou seguir a dica e ver se funciona. Valeu. Obrigadooo

    ResponderEliminar
  58. Anónimo2/3/12 01:54

    TENHO ESSA BELA NIKON P500, MAS TENHO DIFICULDADES DE ESTABILIDADE QUANDO VOU TIRAR FOTO COM O ZOOM TOTAL(36X). EXISTE ALGUN PROCEDIMENTO A FAZER, PARA SE TER UMA BOA ESTABILIDADE!!!!!!!

    ResponderEliminar
  59. Acabei de adquirir uma P500 completa, inclusive com bateria littion com seu devido carregador. A dica acima vale para todas p500 ou de alguma séria para cá? Ainda não recebi a camera, mas acredito que nesta semana esteja em minhas mãos. aguardo e agradeço.
    Gilson T. Arruda

    ResponderEliminar
  60. Pessoal,
    Minha máquina te apresentado um problema que antes era intermitente e agora é contínuo. ELa simplesmente fica com a tela toda preta quando tento tirar uma foto e trava totalmente. Só é possível destravá-la retirando a bateria da mesma. A foto que eu havia tentado tirar não é gravada. Já troquei o cartão de memória e a bateria e o problema persiste. Meu firmware é o 1.1. Devo tentar reinstalá-lo? Alguém já viu esse problema antes?
    Obrigada,
    Tathyane

    ResponderEliminar
  61. Estou muito satisfeito com a minha P500,contudo o flash deixou de funcionar ainda que, quando necessita, continue a pedir para o "levantar"- alguma dica sobre o assunto??

    ResponderEliminar
  62. O mais certo é que seja alguma avaria relacionada com o sensor que determina a posição do flash...

    ResponderEliminar
  63. Comprei ontem uma P500, realmente a bateria acaba logo, desativei a função do computador, vou ver se resulta agora. Obrigado

    ResponderEliminar
  64. Minha bateria tb arriou qunado utilizei a câmera para filmagem...durou apenas 40 minutos ou algo aproximado...

    ResponderEliminar
  65. A pasta da raiz do cartão é a NCFL? Ou só precisamos arrastar o arquivo firmware para o ícone P500?

    ResponderEliminar
  66. tenho a p500 a alguns meses, fazia uso dela normalmente e fui tentar usa-la essas ultimas semanas e ela nao ligava :c
    coloquei no carregador, e tambem ate no pc deixei horas carregando e ate dias
    e nenhum sinal de "vida".
    Queria saber qual seria a o possivel problema da minha maquina nikon p500 :c
    se puder me ajudar a solucionar o problema ficarei muito grata!
    Obrigado
    (Isa)

    ResponderEliminar
  67. Obrigada pela dica, já passei alguns momentos de raiva ao pegar a maquina e além de estar apagada nao poder usar enquanto carrega, agora pelo menos espero corrigir um problema, e sempre mantendo carregada poderei usar sempre.

    ResponderEliminar
  68. Carlos, Boa noite! Após acionar a atualização da câmera, quanto tempo leva para finalizar o processo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não me recordo, mas não me lembro de ter demorado tempo "exagerado". Ou seja... não mais que uns poucos minutos no máxmo.

      Eliminar
    2. É fácil de realizar a atualização? Sem problemas?

      Eliminar
    3. Carlos, uma última dúvida. Minha máquina dispõe atualmente da opção do menu em português. Neste novo firmware há esta opção também ou é somente em inglês? obrigado

      Eliminar
  69. Estou com problemas na minha Nikon P500. Da última vez que fui de férias tive de a carregar todos os dias, pois só conseguia tirar fotos durante algumas horas da parte da manhã. Já vi as dicas e já tinha a versão 1.1 instalada na minha máquina e a opção "carregar pelo PC" em OFF. Que posso fazer para a bateria durante mais tempo. É normal durar quanto tempo? Será que me pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo com isso, também achei que a bateria durava pouco tempo. E então comparando com a nova P510, ainda se nota mais a diferença - bastará dizer que com a P510 passei quase 1 semana sem ter que a carregar, com um tipo de uso que na P500 gastaria a bateria num dia ou dois.

      Não a tive tempo suficiente para fazer o teste de comprar uma bateria nova, para ver se resolveria o caso.

      Eliminar
  70. Carlos, boa noite!

    Não sou fotografo profissional, apenas sou apaixonado por bate fotos, noto que não tenho mutas habilidade mas faço de tudo para bater as melhores fotos, tento pegar o máximo e melhor angulo mais mesmo assim vejo que pode ficar ainda melhor, gostaria de apreender e si torna um fotografo profissional, você tem como me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor será começar por leres alguns livros sobre técnicas de fotografia, ou procurar por tutoriais online - e posteriormente até considerares fazer algum workshop de fotografia.

      De resto, é algo que dependerá bastante também da experiência... pelo que a recomendação é que vás tirando muitas fotos. Pois por cada foto "excelente" que se obtém, é normal que se tirem "milhares" que não resultem tão bem quanto se esperava.

      Eliminar
  71. Boa noite!!
    Recebi recentemente minha P510, e a estou estudando ainda para melhor aproveitar seus recursos. Estou em duvida com ativar ou configurar o HDR, que como vem interno (nao sendo necessario realiza-lo em editor fotográfico), foi um dos fatores de escolha do equipamento. Pode ajudar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes espreitar este post que aborda a questão do HDR e o D-Lighting, e as limitações do HDR (como a obrigação de usar o modo "backlight shooting mode", que limita o número de opções manuais à escolha).

      Eliminar
  72. Eu tenho uma P500 e hoje quando tentei usá-la ela não quis ligar (e ainda não quer),mas quando coloco para carregar ela carrega normalmente. Isso é um problema com a bateria certo? Devo dar uma carga completa e esperar para ver o que acontece

    ResponderEliminar
  73. Eu tenho uma P500 e hoje quando fui usá-la ela não quis ligar (e ainda não quer). Mas quando coloco para carregar,ela carrega normalmente. Isso é um problema da bateria certo? Devo dar uma carga completa para depois tentar ligá-la novamente?

    ResponderEliminar
  74. Obrigadissima pela dica!
    Acabei de adquirir uma e estava ficando decepcionada com isso.
    10 fotos e battery exhausted??

    ResponderEliminar
  75. Acabei de comprar uma máquina coolpix 510.A aproximadamente uma semana eu liguei a máquina e ela funcionou normalmente.No entanto, hoje quando tentei liga-la ela não funcionou, achei que poderia ser bateria descarregada mas o pisca alerta da bateria carregando não aparece.Ela não liga mais.Tô muito triste a máquina é tão cara pra durar tão pouco.Por favor, se algum tiver alguma solução me responda.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  76. Acabei de comprar uma máquina coolpix 510.A última vez que ela foi utilizada foi há uma semana atrás.No entanto, hoje quando fui ligá-la ela não funcionou.Inicialmente, achei que pudesse ser bateria fraca mas, tentei recarregá-la e o sinal de bateria carregando não ligou, sendo assim, desconfiei que já estivesse carregada.Ou seja, ela não está descarregada mas tbm não liga.A câmera é nova, comprei nos EUA em outubro.Já mandei uma pergunta para o suporte técnico e estou aguardando resposta dele e de vcs.Por favor, estou desesperada, foi um investimento.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  77. Olá Carlos Martins
    Comprei uma Nikon P-500, mas todas as fotos noturnas e também muitas fotos diurnas saem com pouca definição e amareladas. Quando tiro as mesmas fotos com minha máquina cannon pequena(compacta)não ficam amareladas. Como posso resolver isso? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verifica as definições, para confirmar que a resolução, focagem, e equilibrio de brancos (tipo de iluminação escolhida para as fotos) estão correctos.

      Eliminar
  78. quando comprei a minha e usei pela primeira vez achei que a bateria acabou muito rapido, depois que carreguei denovo ja tirei mais de 1000 fotos seguidas com ela e a bateria nao acabou ainda, porem onde mostra se a bateria esta cheia ou vazia acho que esta com problemas pois so fica no estado de que esta cheia da primeira vez pensei que tinha muita bateria ainda e do nada acabou agora sem fazer videos só fotos ja tirei mais de mil com flash e sem flash juntas mas o mostrador da bateria continua totalmente cheia

    ResponderEliminar
  79. Amigos comprei uma p510 a bateria descarregou e quando coloco pra carrega o led fica piscando rápido e não carrega o que pode ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a usar o cabo e o carregador oficial? Já me aconteceu isso ao usar carregadores "não oficiais"...

      Eliminar
    2. Amigos, também estou com o mesmo problema. Alguém pode me ajudar? Estou utilizando os cabos originais e a câmera está apresentando o mesmo problema.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. eu comprei a p510 e tbm fica piscando e não carrega nem transfere fotos, é cabo original, o problema que estou com umas fotos que ficaram na memória e não consigo transferir

      Eliminar
  80. Carlos, Boa noite,

    Quando você não está utilizando a máquina, deixa a com a bateria ou remove??

    obrigado

    ResponderEliminar
  81. Carlos, tenho uma p500 que o flash não dispara, seria problema de software...Quando ergue o flash, a máquina não reconhece e diz para levantar o flash...o que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito provavelmente o sensor que detecta que o flash foi levantado... e a maquina pensa que ele esta em baixo mesmo quando não está.

      Eliminar
  82. Caro Carlos, minha P-500 não está disparando o flash. Não tem aviso de levantar o flash nem nada. No visor aparecem todas as informações do flash normalmente. Simplesmente pela manhã tirei fotos com o flash disparando e pela tarde não disparou mais. O que pode ser???

    ResponderEliminar
  83. olá tenho uma p510, e ela fica piscando a luz que carrega bem rápida e não carrega, não faz nada, nem liga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguiu resolver o problema?? A minha tbém está fazendo isso.

      Eliminar
    2. A minha tmb esta assim ficou um dia carregando as luzes ficam piscando mas ela não liga,eu aperto o botao p liga mas nada acontece o que será?????

      Eliminar
  84. Olá, minha Nikon p510 tbém fica piscando mas não carrega nunca e nem liga. É novinha, só carreguei duas vezes. Será que a bacteria já estragou???

    ResponderEliminar
  85. Olá Carlos, por favor me ajude!
    Minha Nikon do nada quando ligamos ela, ela acende a tela e apaga e não acende mais, de forma que nem fotos da pra tirar , mais a luz do liga e desliga fica acesa , só que nao aparece nada, e ela nao tem nenhuma ação , oque pode ser????????

    ResponderEliminar
  86. Amigos, tenho uma P 510 e estou tendo o mesmo problema. Carreguei-a a tarde toda e a noite, depois de algumas fotos a bateria acabou. Pensei em comprar outra bateria para reserva e deparei-me com preços que vão de R$50,00 a R$250,00, o que fazer? Por favor, ajudem-me. Abraços.

    ResponderEliminar
  87. Muuuuuito obrigada pela dica estava a 2 meses com esse problema na minha camera, e hoje finalmente consegui carrega-lá!!!!!! Valeuuuuuuuuu

    ResponderEliminar
  88. Boa noite!!`Possuo um P520 e a tela esta toda preta quando ligo e mesmo tirando foto ou filmando na hora de ver também aparece toda preta. O que fazer.
    Desde já obrigado,

    ResponderEliminar
  89. Estou com o problema dos demais, camera não liga, ao colocar pra carregar ascende as luzes, mas não liga o display! Alguma solução???

    ResponderEliminar
  90. Olá Carlos..Tenho uma P510 da Nikon. Em julho deste ano estava com viagem marcada e iria usar a minha câmera. Em 2013 comprei 3 baterias para ficar tranquila em minha viagens. Para surpresa nenhuma delas carregou e fiquei desolada, pois jamais soube de problemas deste nível. Infelizmente não consigo carregar a máquina para testar a sua sugestão. Liguei para o sac da ikon e pediram para enviar a maquina para eles. Mas gostaria de tentar resolver em casa. O que vc me sugeri neste caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não parece haver muito que se possa fazer. E ainda por cima a câmara parece não gostar da maioria dos carregadores genéricos...

      Eliminar
  91. O problema da minha P510 solucionou com a compra de um carregado genérico, está funcionando 100%.
    *Desliguei a opção de carregar quando conectada ao PC e a bateria está durando mais!

    ResponderEliminar
  92. Boa noite Carlos tenho uma Nikon d3100 porém eu coloco a bateria para carregar por horas fica piscando uma luz vermelha bem rápido sem parar e quando eu vou colocar na câmera diz que a bateria está fraca ela liga mas eu não consigo tirar fotos não sei o que fazer, se puder me ajudar desde já eu agradeço.

    ResponderEliminar
  93. Olá, boa tarde!! Tenho uma P500 há uns 4 anos, nunca deu problemas, mas, de uns dias pra cá notei que a mesma não quer registrar as fotos no momento em que batemos as fotos, alguém poderia me ajudar??

    ResponderEliminar
  94. Boa tarde, tenho uma p500, porem, não esta registrando mais fotos, liga norma, mas qdo batemos pra tirar a foto ela não registra, alguém sabe o pq?

    ResponderEliminar
  95. Alguem sabe me dizer se ela a p520 funciona direto na tomada?

    ResponderEliminar
  96. Ola preciso urgente de uma ajuda minha câmera Nikon colpix P530 trava do nada dai ela só retorna se eu retirar a bateria,isso me impossibilita até revende la, alguém pode me ajudar pfv Obgd!

    ResponderEliminar
  97. minha nikon p500 não parece a imagem nos visores, aparece apenas algumas informações de qualidade de imagem, mas quando aperto no menu some tudo e a camera trava, alguém pode me ajudar????

    ResponderEliminar
  98. Olá, alguém ai já presenciou um problema de disparo (somente de fotos) no qual fica um Relógio vermelho piscando na lateral do visor e a camera não consegue disparar ?

    ResponderEliminar
  99. Olá, tenho uma máquina a um tempo e do nada ela parou de funcionar não está carregando, comprei outra bateria e ela aparece que está carregando e mas quando tento ligar ela não liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi você conseguiu arrumar o problema da sua pois a minha está igual.

      Eliminar
  100. Boa noite
    Tenho uma Sony cibershot e ela recusa a bateria com a mensagem ( uso somente com bateria compatível) sendo q a bateria é original!!
    Como resolver?
    Agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
  101. Minha Nikon P500 não ligava de jeito nenhum, mostrava carregando na tomada, mas não ligava... já tinha testado de tudo, menos carregar pelo computador.
    E foi o que eu fiz quando vi o erro que estava dando na sua. Coloquei pra carregar no computador e já funcionou. Vou agora instalar o firmware e desabilitar essa função. muito obrigado

    ResponderEliminar
  102. A minha fez a mesma coisa começou a travar no meio da seção aí não ligou nunca mais mesmo as baterias estando carregadas. Da até dó pois está novinha e não é tão batata.

    ResponderEliminar