2011/06/16

Facebook ao Ataque com WebApp no IOS

Há algum tempo que digo que muitos developers parecem estar esquecidos sobre o que podem fazer com HTML5 nos actuais equipamentos mobiles, equipados com browsers de última geração.

É certo que as App Stores nativas têm os seus atractivos (pagamentos integrados, distribuição sem chatices, etc) mas... no caso da Apple, em que as Apps ficam também sujeitas ao seu projecto de aprovação - e que podem ser retiradas sempre que "lhes apetecer" - a dependência de uma App Store poderá não ser assim tão interessante.

Já têm surgido excelentes exemplos do que é possível fazer com uma WebApp... mas parece que agora a coisa vai subir de tom com este projecto Spartan do Facebook.

Não é que a App do Facebook esteja em risco de sair da App Store (está continuamente no top das Apps mais descarregadas), mas... sem dúvida que não pode ir tão longe quanto gostariam. A Apple não permite que uma App seja usada para descarregar e executar outras Apps - algo que o Facebook bem gostaria de fazer para os jogos e Apps que correm na sua plataforma.

Daí que, este projecto promete libertar o Facebook das mãos da Apple, fornecendo uma WebApp que tira o máximo partido dos browsers mobiles no iPhone e iPad. Com a infraestrutura de pagamentos dos Facebook credits  (recentemente expandido a ainda mais países) o principal obstáculo à capitalização dos conteúdos fica resolvido.

Parece que as WebApps se preparam para dar o salto para a idade "adulta", e nada como um gigante como o Facebook para demonstrar o que pode ser feito.

3 comentários:

  1. Ou seja.. não tarda começa a Apple a limitar o que se consegue aceder na web :P

    ResponderEliminar
  2. Ou faz um downgrade ao browser do iPhone - e passa a *não* suportar HTML5 :P

    ResponderEliminar
  3. Mas o iOS depende do HTML5 para visualização de vídeos em detrimento do Flash...
    Será uma batalha interessante entre Apple, Facebook, Google e Microsoft...

    ResponderEliminar