2011/06/16
Google Nexus 4G perde os Botões
Ninguém pode ter dúvidas sobre a velocidade com que o Google tem empurrado o Android para a frente, e para demonstrar isso mesmo, eis que um novo modelo Nexus se prepara para simbolizar o que o Android do futuro deverá ter.
O futuro Nexus 4G irá contar com um CPU dual-core a 1.2GHz ou 1.5GHz que será acompanhado por um GPU também mais potente. O ecrã deverá ser um dos novos LCDs com resolução de 1280x720, e - pela primeira vez num smartphone Android, deixarão de existir os botões físicos; tudo passará a ser feito através do ecrã ao estilo "Honeycomb".
Sim, pois este Nexus 4G irá trazer o novo Android 4.0 Ice Cream Sandwich que promete integrar todo o tipo de equipamentos (smartphones e tablets) debaixo do mesmo OS.
Para além da rede 4G/LTE, este Nexus deverá ter 1GB de Ram, gravação de vídeo FullHD 1080p (tal como o Galaxy S 2) - mas aqui proveniente de uma câmara com "apenas" 5MP (em vez dos 8MP da "moda") mas que dizem oferecer imagens de qualidade superior aos restantes sensores.
Esperemos bem que sim; sinceramente preferia ter 4MP com qualidade excelente, do que 8MP que pouco ou nada servem... Já é tempo de abandonar a corrida dos Megapixeis só para dizerem que têm mais que os "outros".
Seja como for, se o Nexus S não me impressionou (por ser basicamente um Galaxy S)... este Nexus 4G parece voltar a ser um equipamento de demonstração que mostra o caminho para o que se irá tornar "comum" nos meses seguintes à sua comercialização.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não sou nada adepto de telemoveis sem botoes! Especialmente quando estão muito perto do ecra e se "tocam" neles involuntariamente.
ResponderEliminarE tb quererá dizer que menos ecrã está disponivel pois é preciso manter mais 1 barra com os botoes!
@Ups
ResponderEliminarNão necessariamente: para teres botões físicos tens que ter um ecrã mais pequeno. Sem botões, toda a superfície poderá ser "teoricamente" ecrã.
E sendo ecrã, é mais versátil poder usar-se essa mesma área para botões (que podem ser dinâmicos e mudar consoante as necessidade), ou "minimizarem-se" quando não são precisos.
O Android honeycomb já demonstrou que o Google pretende seguir por esse caminho. Embora ainda de forma algo "verde" (a barra fica sempre visível, mesmo quando poderia ficar escondida até que lá se tocasse, por exemplo - mas é coisa que irá evoluindo, e que no Ice Cream deverá estar melhor implementada).
Tambem acho. ja de quando estamos a telefonar e tocar no ecrã isso ja esta resolvido em varios tlm.
ResponderEliminarPela o sensor de aproximidade.
O android é o melhor OS que existe, mas as vezes fica mau por terminais muito ruins
Discordo que obrigue a ter ecra mais pequeno. O tamnho dos botoes podem ser minimos e tu proprio dizes que a area do ecra reservada aos botoes fica desaproveitada!
ResponderEliminarSe queres aproveitar a area total do ecra (que em ecra pequenos é preciosa) ficas sem saber onde carregar para querer sair do programa. Com botoes pequenos nao tens esse problema.
@Ups
ResponderEliminarFica desaproveitada *se* as coisas não forem bem feitas. O iphone é exemplo perfeito que se pode sobreviver sem botões de forma prática e eficaz.
Como em tudo, também os botões físicos podem ser bem, ou mal, aproveitados. A sua principal desvantagem é que são "fixos"; e no caso do Android, cada fabricante opta por incluir os que bem lhes apetece da forma como quer - físicos, touch, os 4 completos, só 3, etc. etc.
Isso faz com que um Android possa oferecer uma experiência bastante diferente de outro que seria suposto ser semelhante.
Se essa experiência passar para o ecrã, ficará mais consistente em toda a família; e mantém a atenção no que é realmente necessário - apenas e quando é mesmo necessário.
Como disse, não é obrigatório que *todos* os botões estejam visíveis *todo* o tempo.
Mas, é como os teclados físicos versus touch: eu sou fã dos teclados touch, mas há quem não se dê com aquilo e não abdique dos equipamentos com teclados físicos... São gostos. :)