2011/06/29

HP Aposta no WebOS

Não é segredo que tenho uma enorme admiração pelo WebOS, que infelizmente não teve o destino merecido durante o seu tempo a cargo da Palm. No entanto, com a sua aquisição por um dos gigantes da indústria - a HP - parecem estar conjugados todos os factores para que finalmente se possa implantar no mercado de forma mais marcante.

Embora os tablets e smartphones sejam um sucesso, é preciso não esquecer que o mercado dos computadores é ainda um "peso-pesado"; basta olhar para os 500-600 milhões de computadores que serão vendidos no próximo ano, face aos 10-20 milhões de tablets estimados, como relembra Phil McKinney, CTO da HP.

O TouchPad da HP, o primeiro tablet com WebOS está prestes a chegar ao mercado, e poderá marcar a ofensiva que se aguarda há algum tempo - a par de novos modelos de smartphones, como o pequeno Veer, que deverão permitir modelos para "todos os gostos".

É certo que o sucesso da plataforma continuará a depender também da existência de Apps de qualidade que cativem os utilizadores, mas não me parece que isso seja difícil de conseguir... (E os developers têm dito maravilhas das ferramentas de desenvolvimento para WebOS.) Aliás, a HP relembra que existem já mais Apps para o TouchPad que Apps para o Honeycomb.

Os fãs do Facebook, podem no entanto ficar descansados, pois a HP não deixou os créditos em mãos alheias e criou a sua própria App do Facebook no TouchPad.

Nos EUA o TouchPad deverá começar a chegar às lojas nos próximos dias. Falta apenas saber quando é que a HP o prentende comercializar em Portugal, pois este é um dos gadgets que bem gostaríamos de ter por cá para analisar. :)

1 comentário:

  1. Dos_Passos30/6/11 01:54

    De facto parece um excelente produto. O problema é que se calhar não consegue competir com o iPad no preço. Perdendo a guerra do preço perde tudo.

    http://www.precentral.net/review-hp-touchpad

    ResponderEliminar