2011/06/29

Notícias do Dia

Embora o Google+ e as remodelações de algumas páginas do Google estejam na ordem do dia (para além da sua ferramenta de conversão de Flash em HTML, o Swiffy), há ainda outros assuntos que certamente vos irão interessar.

Desde as más notícias que continuam a chegar-nos da RIM, às continuadas falhas de segurança que expõem dados dos utilizadores, e sem esquecer um MeeGo que poderá vir a dar que falar no futuro mesmo após o abandono da Nokia.




RIM cancela PlayBook de 10"


Mais sinais de "desespero" que nos chegam da RIM, agora com o anúncio do cancelamento do desenvolvimento de um Tablet PlayBook de 10". Supostamente, isso permitirá que a companhia se possa concentrar no desenvolvimento de um smartphone baseado em QNX.
Não tenho dúvidas que o QNX é uma excelente base de trabalho... a questão aqui é saber se a RIM conseguirá tirar proveito dele e construir todo um novo ecossistema num curto espaço de tempo, e conseguir manter a confiança dos utilizadores (que tem caído a pique nos últimos tempos, e nada ajudado pelo facto das notícias que diziam que a RIM estava a pressionar os operadores para que aprovessem os seus equipamentos, mesmo contendo inúmeros bugs que sabiam existir...)


MeeGo com vida depois da Nokia


Sem dúvida que a sobrevivência do MeeGo ficou em risco quando a Nokia decidiu passar a usar o Windows Phone como plataforma principal; mas... como se pode ver pelo Nokia N9, seria uma pena deixar o MeeGo cair no esquecimento. Felizmente, parece que não será o caso, pois a Intel já confirmou ter intenções de continuar a apoiar este projecto - que poderá ser utilizado não só em smartphones e tablets, como sistemas de informação em veículos, Smart TVs, e outros.

Ainda bem, pois também acho que este MeeGo ainda tem muito para dar...


Apple com Raid via Thunderbolt


E eis que se começam a dar os primeiros passos no Thunderbolt. Depois de ontem vos ter mostrado um Sony Vaio Z com GPU externo via Lightpeak, hoje trago-vos as propostas da Apple e do seu Thunderbolt: que para além de um cabo de 2m que custa $49, sugere a utilização de vários sistemas NAS com RAID, e que podem oferecer velocidades de transferência superiores a 800MB/s!

Digam lá se não vos dava jeito?... :)


As Passwords do GroupOn na Índia


Como se não bastassem os recentes ataques de hackers, que tem roubado e divulgado informações sobre milhões de utilizadores de vários sites e serviços, na Índia a subsidiária local do GroupOn disponibilizou publicamente a sua base de dados de utilizadores, contendo os emails e passwords sem estarem sequer encriptados!

É este tipo de erro básico que me tira do sério e que me faz pensar sempre antes de introduzir uma password que seja... É que, ninguém nos garante que do outro lado o sistema a esteja a proteger de forma minimamente correcta. (E é fácil testar isso: basta pedirem a recuperação de password; se vos enviarem um email que vos relembra a vossa password... é mau sinal!)

Por isso mesmo, torna-se obrigatório usar passwords diferentes para todo e cada site ou serviço que utilizem; algo que pode ser facilitado com o uso de programas como o LastPass ou 1Password.

E para além dos erros e dos hackers, não se esqueçam que os ataques de phishing continuam - e recentemente apanharam muitos utilizadores do Tumblr.


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. Pior é qd fazes o registo e recebes de volta a password !!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Só para acrescentar uma marca ao meego, a LG que anda a trabalhar e contratar pessoal da área mas ainda não sabe o que esta afazer, fala-se em telemóveis mas pode ser outra coisa.

    Cheers

    ResponderEliminar
  3. E continua a valorização artificial de negocios que não valem nada. O FB a valer 70 mil milhões, pois sim. Cheira-me que daqui a uns tempos vamos ter mais uma bolha a rebentar...

    ResponderEliminar