2013/01/30
RIM passa a BlackBerry
No evento de apresentação dos novos BlackBerry Z10 e Q10 (cujas características são em muito parecidas com as do Lumia 920), nos quais a companhia aposta em jeito de "tudo ou nada" para fazer face ao declínio acentuado face às plataformas concorrentes, uma novidade inesperada surgiu: a RIM vai passar a chamar-se BlackBerry.
Uma medida que - pessoalmente - acho que já deveria ter sido feita há muito, e que irá acabar com a "confusão" com RIMs e BlackBerrys que algumas pessoas poderiam fazer, e assume de uma ver por todas que o futuro da empresa e dos seus BlackBerry está implicitamente interligado.
Ou seja... a tal "aposta" de que com estes novos BlackBerry a coisa vai funcionar é algo do qual a empresa apenas espera um único resultado: o sucesso! Se tal não vier a acontecer... será apenas mais uma empresa que irá desaparecendo lentamente, deixando na memória os feitos passados.
Eu nunca fui fã dos BlackBerry, pelo que não posso pronunciar-me muito sobre um eventual desejo de sucesso ou insucesso. Mas, sou o primeiro a admitir que são necessárias alternativas atractivas para que o segmento mobile não corra o risco de ficar estagnado por mais uma década. Portanto, não me preocupo muito se isso vier a ser feito pelos BlackBerry, ou pelos Windows Phone, ou pelos Firefox OS ou Ubuntu Phones. O que é preciso é que existam opções de escolha.
2013/01/09
Notícias do Dia
Hoje já vimos um eBook reader que poderá abalar o mercado com um preço irresistível de 10€; e também um tablet de 20" com resolução 4k; ao mesmo tempo que as novidades do CES 2013 continuam a chegar sem parar (evento que teve uma sessão de abertura pela Qualcomm verdadeiramente "alucinada"). Por isso mesmo as notícias que se seguem são quase todas dominadas por apresentações de produtos que lá estão em exibição... mas não só.
Fiquem com as notícias seleccionadas do dia:
Panasonic mostra TV OLED 4K de 56"
Querem sugestões para a lista de prendas de Natal lá para 2015? Que tal um ecrã OLED de 56" com resolução 4K? Este está a ser exibido pela Panasonic no CES, e como é habitual vem acompanhado do quase obrigatório "Maior Ecrã de 4K OLED do Mundo" - criado com recurso a impressão 3D - e tem uma espessura de apenas 13mm
Infelizmente não passa de um protótipo criado para abrir o apetite... não havendo informações quanto a possíveis datas de comercialização ou ao seu preço.
E ainda a nível de novidades Panasonic no CES... não se esqueçam das novas câmaras.
2012/09/25
RIM Canta para Atrair os Developers
Não sei se será bom sinal uma empresa ter que recorrer a baladas clássicas para atrair os developers que têm migrado para outros pastos "mais verdejantes", mas o que é certo é que esta versão do Keep on Loving You dos REO Speedwagon feita pela RIM está realmente com muita pinta!
Como alguém disse no Twitter... se a RIM se dedicasse a fazer um novo produto com a mesma qualidade com que fez esta produção musical, talvez as coisas estivessem melhores! :)
[via 9to5mac]
2012/06/25
Notícias do Dia
Neste fim-de-semana já passamos pelo curioso icon de navegação impossível no iOS6 beta; espreitamos uma câmara Gigapixel; vimos alguns dos novos domínios gTLD que a Amazon quer para si; os preços decrescentes dos discos SSD; e ainda falando de preços olhamos para os possíveis preços dos novos Tablets Surface da Microsoft; e também dos Google Maps mais baratos - assim como a nova ferramenta do Google para gestão de equipas no terreno.
Vimos também como a Smart USA respondeu com grande classe a uma crítica negativa aos seus automóveis de tamanho reduzido; como passear pelo Palácio de Versalhes sem sair do vosso browser; novos sensores da Sony que poderão tornar possível o vídeo HDR; e uma placa de desenvolvimento que demonstra a capacidade de detecção de movimento em 12 eixos.
Já hoje, parece já ter sido revelado o tablet Nexus 7 do Google; e temos também um curioso sistema "ambilight do futuro" que faz com os espectadores se sintam mais próximos do que se passa no ecrã.
Mas já de seguida, as notícias do dia:
Publicado por
Carlos Martins
às
16:25
0
comentário(s)
Blackberry Electricidade Galaxy S Garmin iPad Notícias RIM Samsung
2012/05/02
Notícias do Dia
Já estamos em plena contagem descrescente para a chegada do novo Galaxy S 3 da Samsung (numa altura em que também ocupa o primeiro posto a nível mundial); temos também o momento há muito esperado da liberalização dos domínios .pt em Portugal; uma Microsoft que não tem problemas em utilizar Linux para garantir uma rede de Skype com robustez; um Gmail que passa a oferecer tradução automática para todos - e também um interessante script que permite enviar automaticamente anexos do email para o Google Drive.
Mas já de seguida, as habituais notícias do dia:
Publicado por
Carlos Martins
às
16:28
1 comentário(s)
Blackberry Notícias RIM Sony SPDY Ultrabooks Vodafone
2012/04/30
Notícias do Dia
Já estamos na recta final para oferecer o último livro O'Reilly deste mês (não percam a oportunidade), já vimos a nova placa gráfica da Nvidia para quem quiser dar uso aos seus monitores de 2560x1600; um jogo WebGL do Google que coloca os Google Maps num cubo (e não se esqueçam dos foto-tours no Google Maps); um sistema de tele-vigilância remota para automóveis desenvolvido em Portugal;
Já de seguida, as notícias do dia:
Publicado por
Carlos Martins
às
16:25
1 comentário(s)
Apple Huawei Notícias Pebble RIM Samsung Windows Phone
2012/03/14
PlayBook Mini Ganha Teclado
Ao contrário da proposta da Asus, aqui não há uma ligação física entre o teclado e o Playbook - sendo que ambos ficam acomodados dentro de uma bolsa que os mantém no sítio. A comunicação entre o teclado (que também tem um pequeno trackpad multitouch) é feita via Bluetooth, com encriptação suficiente para dar alguma garantia quanto a possíveis "escutas".
O teclado tem uma bateria que lhe dá uma autonomia de 30 dias, mas parece-me que será difícil justificar o seu preço ($119, face ao Playbook que custa $199) quando existem muitas outras possibilidades de teclados bluetooth, bastante mais baratos.
2011/07/08
Notícias do Dia
O Google continua a mandar coisas novas cá para fora, desde um Google Maps com mapas offline no Android, um novo YouTube com aspecto "cósmico", e a chegada do novo Blogger a todos os utilizadores do modo "Blogger in Draft" (e que ainda deixa bastante a desejar.)
Também vos apresentei uma ferramenta gratuita e open-source que gere a sincronização de pastas e ficheiros entre múltiplos locais, e alguns cuidados que deverão ter nas redes sociais.
Já de seguida... há ainda mais.
(E não se esqueçam que continua a decorrer o passatempo que vos pode dar uma Pen Kingston de 4GB - no qual podem participar diariamente até domingo)
2011/06/29
Notícias do Dia
Embora o Google+ e as remodelações de algumas páginas do Google estejam na ordem do dia (para além da sua ferramenta de conversão de Flash em HTML, o Swiffy), há ainda outros assuntos que certamente vos irão interessar.
Desde as más notícias que continuam a chegar-nos da RIM, às continuadas falhas de segurança que expõem dados dos utilizadores, e sem esquecer um MeeGo que poderá vir a dar que falar no futuro mesmo após o abandono da Nokia.
2011/06/21
Notícias do Dia
Enquanto a segurança dos dados da internet continua a ser posta em causa, com cada vez mais dados a serem roubados pelos grupos de hackers (a par de falhanços escandalosos, como o que agora fez com que o Dropbox permitisse o acesso a qualquer conta sem necessitar de password, durante umas horas), eis que temos um NFC ultrasónico, um novo Nokia N9, uma RIM em apuros, e muito mais, já a seguir:
RIM em Apuros?
A RIM parece estar em maus lençois... Com um volume de vendas abaixo do esperado, quota de mercado em declínio, análises nada satisfatórias aos seus mais recentes produtos, o abandono de gestores e técnicos, e agora - mais um episódio que nada abona a seu favor:
Parece que RIM está a exercer pressão sobre os operadores por forma a que estes aprovem os seus equipamentos, mesmo quando estes não passam os testes de controlo de qualidade das operadoras. Como se não bastasse sabermos que muitas vezes os produtos chegam ao mercado inacabados; é muito mau sinal ver uma empresa supostamente com "boa reputação" a impingir equipamentos que sabe terem bugs e problemas aos seus clientes.
Portanto, se são utilizadores de Blackberry de longa data e vos parece que a RIM já não é o que era - afinal confirma-se que não é apenas impressão vossa.
Aliado ao facto de alguns developers começarem a abandonar a sua plataforma... pode significar um muito mau presságio para a RIM. E não se pode dizer que a base não fosse boa, a aquisição do QNX (com provas dadas) era algo que tinha tudo para dar certo, mas parece que na prática tudo está a correr mal... (E a Palm também já serviu de exemplo que nem mesmo um bom produto é garantia de sucesso - sendo que aqui na RIM, nem a parte do "bom produto" parecem ter.)
2011/05/05
Notícias do Dia
Se ontem vos mostrei um teclado touch cheio de estilo, hoje já vos falei de uma película anti-brilhos para o iPad 2, e de preocupações sobre o futuro do Mono.
Mas temos ainda, um site MEO para crianças, ainda as actualizações Apple vs Android vs Windows, Android a correr nos Blackberry, um hacker que se mantém fiel aos seus princípios e recusa trabalhar para a Sony, publicidade do Chrome do Google na TV, e muito mais.
E não se esqueçam de passar numa banca/kiosk e espreitarem a App It Magazine. :)
Publicado por
Carlos Martins
às
15:07
6
comentário(s)
Android Blackberry Google Plus 1 iPhone Notícias RIM Sony
2010/12/28
Notícias do Dia
Para além das aventuras de compras infernais da jonasnuts, hoje temos ainda uma App music player que faz antever as opções de inteface para os futuros Android, o pico de crescimento do Facebook no iPhone, o iPhone que a RIM acreditava ser impossível de fazer em 2007, e muito mais.
2010/12/09
Notícias do Dia
Para além do novo YouTube para Android, demonstrado a correr num Nexus S, hoje temos uma nova placa gráfica da Nvidia, ainda o caso do Wikileaks, o PlayBook da RIM (o "anti-iPad") em funcionamento, um gravador de quatro pistas com enorme tradição chega ao iPad, e muito mais.
2010/09/29
Novo OS da QNX nos BlackBerry
Era mais que esperado - os vídeos do PlayBook fazem o iOS da Apple parecer completamente antiquado; e vai ser interessante ver a resposta da Apple que tem tardado em resolver muitas das críticas que são apontadas há anos (como é o caso das notificações no iOS) e cujas inovações surgem a conta-gotas (o tempo que se teve que esperar por coisas como o copy-paste, as pastas, etc.)
Com este Tablet a chegar pouco antes da próxima geração do iPad, vamos lá ver se a Apple tem algum trunfo com que "maravilhar" os seus fãs... Ou se tem a festa estragada perante o "show-off" deste novo OS.
(De qualquer maneira, a Apple ficou agora a conhecer o produto da RIM, e tem quase meio ano para planear o seu "contra-ataque".)
Mas de volta ao QNX, adquirido pela RIM e que agora vai mostrar os seus frutos.
O QNX é um sistema operativo real-time já com uma longa história (desde o início dos anos 80!) e amplamente utilizado no controlo de sistemas embedded e industriais.
Em vez de um bloco monolítico de código, o QNX utiliza microkernel, onde as diversas funções base do sistema operativo estão divididas em blocos separados - permitindo uma maior versatilidade na escolha do que se quer utilizar. É extremamente eficiente, e robusto: sendo encontrado em inúmeras aplicações aeronáuticas e aero-espaciais - situações onde "Blue Screens of Death" ou outros erros do sistema simplesmente não podem acontecer.
Sendo eu um programador bem habituado a este tipo de coisas (sistemas embedded) e fanático pela boa programação, há muito que sou fã do QNX... e fico extremamente agradado por ver o QNX finalmente chegar de forma tão visível a um produto de consumo em larga escala.
Claro que o sistema operativo é apenas uma peça do puzzle, cabendo agora aos developers desenvolverem Apps que atraiam os potenciais clientes. Mas... com uma base destas, e com os programas a poderem ser feitos utilizando ferramentas simples, como HTML e javascript, parece-me que a RIM deu um importante passo no bom caminho.

























