Aqui está a confirmação: o novo sistema operativo da QNX apresentado no Tablet PlayBook da RIM vai transitar para os futuros BlackBerry.
Era mais que esperado - os vídeos do PlayBook fazem o iOS da Apple parecer completamente antiquado; e vai ser interessante ver a resposta da Apple que tem tardado em resolver muitas das críticas que são apontadas há anos (como é o caso das notificações no iOS) e cujas inovações surgem a conta-gotas (o tempo que se teve que esperar por coisas como o copy-paste, as pastas, etc.)
Com este Tablet a chegar pouco antes da próxima geração do iPad, vamos lá ver se a Apple tem algum trunfo com que "maravilhar" os seus fãs... Ou se tem a festa estragada perante o "show-off" deste novo OS.
(De qualquer maneira, a Apple ficou agora a conhecer o produto da RIM, e tem quase meio ano para planear o seu "contra-ataque".)
Mas de volta ao QNX, adquirido pela RIM e que agora vai mostrar os seus frutos.
O QNX é um sistema operativo real-time já com uma longa história (desde o início dos anos 80!) e amplamente utilizado no controlo de sistemas embedded e industriais.
Em vez de um bloco monolítico de código, o QNX utiliza microkernel, onde as diversas funções base do sistema operativo estão divididas em blocos separados - permitindo uma maior versatilidade na escolha do que se quer utilizar. É extremamente eficiente, e robusto: sendo encontrado em inúmeras aplicações aeronáuticas e aero-espaciais - situações onde "Blue Screens of Death" ou outros erros do sistema simplesmente não podem acontecer.
Sendo eu um programador bem habituado a este tipo de coisas (sistemas embedded) e fanático pela boa programação, há muito que sou fã do QNX... e fico extremamente agradado por ver o QNX finalmente chegar de forma tão visível a um produto de consumo em larga escala.
Claro que o sistema operativo é apenas uma peça do puzzle, cabendo agora aos developers desenvolverem Apps que atraiam os potenciais clientes. Mas... com uma base destas, e com os programas a poderem ser feitos utilizando ferramentas simples, como HTML e javascript, parece-me que a RIM deu um importante passo no bom caminho.
2010/09/29
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Lembro-me de eles terem uma demo que cabia numa (1) disquete e que dava cartas ao próprio windows (3.11?) e no final eles diziam se conseguimos por isto numa disquete imaginem o que fazemos no SO completo...
ResponderEliminarAgora sim vão ter o protagonismo que merecem
Não conhecia o QNX o único SO q conhecia com a mesma filosofia era o BEOS e gostava imenso da sua eficiência.
ResponderEliminar@A.R.S
ResponderEliminarVamos lá a ver se são tão bons então onde estiveram durante todos estes anos!!!
É mais um concorrente, eu sem o conhecer aposto que isso em saindo mais para o publico será mais acessível, mais aberto e sobretudo mais utilizado.. e ai aparecerão problemas.
Mas viva a concorrência, escolher um TabletPC nos próximos tempos não será fácil.
@Nasp
ResponderEliminar"Estes anos todos" o QNX andou bem e com saúde - anda apenas em camadas que não são directamente visíveis pelos consumidores. Se calhar tens QNX a correr no teu automóvel, para não falar de sistemas aeronáuticos, industriais, militares, e até em satélites.
Eu dou grande valor a este OS porque é feito com os princípios que muito valorizo, de robustez e praticamente à prova de falhas.
Finalmente, vai passar a ser conhecido por todo o mundo... o que já era merecido há muito. :)
Já só falta a RIM disponibilizar um SDK, para a malta se ir entretendo...
ResponderEliminarjunto com o PlayBook + QNX deve vir aí mais uma AppStore, não? ;-)
Sim, App Store específica é mais que certa.
ResponderEliminarCarlos Martins, gostaria que você fizesse um comparativo do SO da Balckberry, o QNX, com o iOS da Apple. O iOS da Apple também é uma versão do Unix como dizem. A maioria dos usuários o eleogiam muito. Por isto gostaria dos seus comentários!!!
ResponderEliminarO iOS tem com brigar com o QNX da Blackberryw
@Hody
ResponderEliminarQuanto a isso, teremos que esperar pelo produto final da RIM.
O QNX é uma excelente base de trabalho, mas a parte crítica e fundamental para o seu sucesso num "tablet/smartphone" é o interface que apresentar ao público.
Por exemplo, o Windows CE também sempre foi uma excelente base de trabalho - mas nunca teve um interface à altura adaptado a essas funções.
Portanto, vamos lá ver o que RIM faz com o QNX...
Ok Carlos, obrigado! Mas só mais uma indagação. E o iOS da Apple, é mesmo um Unix como o QNX? Ele também é um so robusto como dizem? Porque interface ele parece ter, não é mesmo?
ResponderEliminarO iOS da Apple comporta-se bem, mas não tem a tradição de "real-time OS" do QNX, nem todas as décadas de aperfeiçoamento habituado a sistemas com hardware mais limitado.
ResponderEliminarMas como disse, depois tudo dependerá dos interfaces e Apps que lhes colocarem em cima.
Perfeito Carlos Martins, ótimas explicações!!! Obrigado!!!
ResponderEliminarVamos aguardar então o que a RIM irá apresentar.