2011/06/21

Notícias do Dia

Enquanto a segurança dos dados da internet continua a ser posta em causa, com cada vez mais dados a serem roubados pelos grupos de hackers (a par de falhanços escandalosos, como o que agora fez com que o Dropbox permitisse o acesso a qualquer conta sem necessitar de password, durante umas horas), eis que temos um NFC ultrasónico, um novo Nokia N9, uma RIM em apuros, e muito mais, já a seguir:



LulzSec apanha Dados dos Censos no Reino Unido?


A saga dos ciber-ataques continua em alta, e desta vez o grupo conhecido por LulzSec diz ter apanhado todos os dados relativos aos Censos 2011 no Reino Unido!
Não me parece que as coisas se fiquem por aqui (aliás, o grupo declarou guerra a todos os Governos e grandes empresas mundiais, prometendo divulgar todos os segredos sombrios e corrupção), e uma coisa é certa: depois de todos estes incidentes, será garantido que pessoas e entidades passarão a olhar com outros olhos a segurança dos dados na internet.

Actualização: aparentemente não terá sido o caso, na conta "oficial" do Twitter deste grupo, já desmentiram este ataque.



Seja como for por aqui se fica a ter consciência que, não basta termos cuidados com os nossos dados - estamos também dependentes da segurança dos serviços/entidades a quem os confiamos. Veja-se o exemplo já a seguir:


DropBox permitiu Acesso sem Passwords


Mais uma grande barretada de segurança no Dropbox - talvez a maior de sempre. Durante um período de tempo, qualquer utilizador poderia aceder a qualquer conta do Dropbox usando uma qualquer password aleatória... Basicamente, o Dropbopx esteve de portas abertas!

É certo que se pode dizer que todos têm direito a errar... Mas quando se trata de serviços deste tipo, onde têm o dever de proteger os dados dos clientes acima de tudo, parece-me ser sinal evidente de má gestão ter um sistema que permita fazer erros deste tipo. Isto era algo que seria admissível num projecto de uma qualquer pessoa que fizesse isto por carolice, e não numa empresa que tem um serviço pago.

Uma coisa é certa... se querem ter os vossos dados seguros na internet - a única opção segura é usarem encriptação com fartura - e garantirem que as vossas passwords se mantêm seguras.


PlayBook sem Email porque RIM não pensou nisso?


Não é segredo que a RIM está a atravessar uma fase difícil, mas... quando uma empresa que ganhou fama à custa do email lança um tablet sem cliente nativo de email, é sinal mais que evidente que algo vai mal.
Segundo uma "denúncia", o PlayBook da RIM saiu sem email porque o seu sistema (BES) não está preparado para suportar múltiplos dispositivos com uma mesma conta.
Ou seja, se um cliente usa um smartphone Blackberry, não poderá usar a mesma conta num Playbook .

Grave falha... e que apenas faz com que a empresa perca (ainda mais) credibilidade...


HP TouchPad a 1 de Julho por $499


Um tablet que tem tido uma recepção bem mais positiva é este TouchPad da HP com WebOS. Com chegada prevista ao mercado a 1 de Julho e com um preço de $499, parece-me que será uma boa ferramenta para que o WebOS comece finalmente a implantar-se em grande escala a e atrair clientela.

Este é um dos equipamentos que, pessoalmente, mais curiosidade tenho em experimentar e ver que tal se comporta.


Google Celebra a Chegada do Verão


Caso estivessem distraídos, o Google encarregou-se de nos relembrar a todos que hoje é o maior "dia" do ano: o solstício de Verão, que apropriadamente marca o início dessa mesma estação. O Verão chegou! :)


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Epic fail para a dropbox, se antes a segurança deste serviço era duvidosa, quero ver como as coisas vão ser a partir de agora.

    ResponderEliminar
  2. Estou admirado como é que ainda não houve um ataque aos nossos sites governamentais (finanças e afins), pois a nossa segurança deixa muito a desejar. Espero bem que tal nunca aconteça se não estamos todos desgraçados...

    Quanto aos tablets, continuo à espera que baixem de preço para cerca de 150€, até não vêm um cêntimo meu.

    ResponderEliminar