2011/06/30

Notícias do Dia

Hoje é o dia Mundial das Redes Sociais, mas que surge acompanhado por notícias de uma nova botnet "indestrutível", de dificuldades por parte dos fabricantes de tablets em arranjar componentes (face às "reservas" que a Apple pediu para si), o motivo pelo qual os cabos thunderbolt da Apple são tão caros, memórias que "nunca se esquecem" da IBM, e muito mais.

E se tiverem uma ideia que possa ajudar a eficiência energética, não se esqueçam de se inscrever no Innovation Challenge da PT e Galp Energia.


Tablets da Amazon Atrasados por Falta de Componentes


Não é segredo que a Amazon está a preparar os seus próprios tablets. No entanto, está a sofrer com os "danos colaterais" do iPad da Apple - já que a Apple tem açambarcado praticamente toda a produção de alguns dos componentes críticos, como é o caso dos touchscreens indispensáveis para estes equipamentos.
Assim, estes Tablets da Amazon correm o risco de chegarem ao mercado em número reduzido, ou correrem o risco de se atrasarem ainda mais... (e que num mercado em rápida evolução como este, uns meses podem fazer toda a diferença entre "serem bons", ou "já terem sido"...)


IBM e as Memórias Phase-Change

A IBM continua a melhorar as memórias Phase-Change, que permitirão memórias não voláteis (à semelhança das actuais memórias Flash) que não precisam de energia para manterem o seu estado, mas que ao contrário destas têm velocidades de escrita e leitura 100x superiores.
No entanto, vamos ter que esperar ainda mais alguns anos até que possamos tirar partido destas memórias. A IBM espera ter esta tecnologia pronta para uso em servidores (leia-se: ainda demasiado caras para o público) apenas em 2016.


ASUS Prepara um Transformer com Tegra 3?

O Eee Pad Transformer da ASUS tem sido um enorme sucesso, e tornou-se já no maior cliente de componentes (a seguir à Apple) para tablets - ultrapassando a ACER na aquisição de chips Tegra 2/3 da Nvidia.
Ficamos a saber também que a ASUS conseguiu o preço competitivo do Transformer à custa de uma margem de lucro bastante reduzida. Em cada Tablet a ASUS não ganha quase nada, com o verdadeiro lucro a chegar pelo módulo do teclado (e afinal, quem compra um Transformer, estará quase garantidamente interessado em ter também o teclado.)

Quanto aos rumores sobre um Transformer com Tegra 3... é certo que virá; mas considerando-se o sucesso que o Eee Pad actual com Tegra 2 tem tido, não me parece que a ASUS queira canibalizar as vendas desde tablet nos próximos meses.

Relembro que a análise ao nosso Eee Transformer continua a decorrer, e poderão ficar a saber tudo sobre ele em breve. :)


Cabos Thunderbolt da Apple são "Activos"



Há muito que estamos habituados a  ver preços exorbitantes em cabos que pouco mais são que fios de cobre com fichas nas pontas, e que depois usam todo o tipo de artimanhas e adjectivos para tentar convencer que são melhor que os outros. E se no tempo dos sinais analógicos isso já era motivo de discussão, agora que a maioria dos cabos serve para comunicações digitais... nem se fala.

Daí que, com os novos cabos Thunderbolt da Apple a custarem $50, faltava ver se novamente estaríamos face a um pedaço de cobre inflaccionado. Mas, na verdade estes não são simples cabos... já que para garantirem a qualidade do sinal a estas velocidade (10Gbps em ambos os sentidos) são cabos activos com chips eletrónicos integrados.

Seja como for, esperemos que rapidamente este tipo de cabos baixe de preço e eventualmente se torna tão barato que nem se tenha que pensar nisso...


Hangout do Google+

Curiosos por saber como é que a videochamada multi-utilizador do Google+ funciona? Eis um vídeo do Hangout em acção (e digam-me lá se isto não será excelente para fazermos um meetings à distância do Aberto até de Madrugada? Assim não terão desculpa de que estão "longe"! ;)




Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Err... quanto às memórias da IBM.. não será em 2016 ?

    ResponderEliminar
  2. @Pedro
    Eram só cerca de 100 anos de diferença, ninguém reparava... ;)

    ResponderEliminar