2011/07/10

As Pancas da Tecnologia


Tenho que confessar que me considero um entendido nestas coisas da tecnologia e dos computadores - atenção: não estou a insinuar que sei tudo sobre tudo, nem nunca diria tal coisa - simplesmente, que me sinto à vontade neste ambiente e que, por norma, percebo como as coisas funcionam.

Tal será talvez devido ao facto de ter apanhado relativamente desde o início a revolução dos microcomputadores e dos PCs, e pouco depois ter começado a abrir-lhes as entranhas e a perceber o que os fazia mexer (em vez de ficar a pensar que era simplesmente uma "caixa mágica" que funcionava por magia.)

É por isso que raramente fico perplexo perante avarias, e quando tal acontece, rapidamente crio uma lista de testes a seguir para tentar determinar o problema. É algo que costuma resultar em pleno - embora, novamente, tenha que admitir que ao longo destes anos já vi mais "fenómenos inexplicáveis" do que gostaria de admitir.

E eis que hoje vos venho contar o mais recente fenómeno que me aconteceu.

Ver TV em casa é feito exclusivamente via um PC que uso como media center. Um PC ainda com um velho Windows XP reciclado, unicamente com os codecs e Media Player instalado e pouco mais. Sendo um PC com um processador AMD dual core (nem sei bem qual é) e 1GB de Ram faz com que o seu arranque seja feito em poucos segundos em vez de minutos - e excepto no caso de updates críticos, passa longos meses em "suspend mode".

Mas, quis o destino que no outro dia, já farto de uma janela constantemente no ecrã a pedir reboot para actualizar o anti-virus (já lá permanecia há mais de uma semana, entre suspends/resumes diários), tenha decido fazer um dos tais raros reboots.

E, para minha surpresa... quando eu esperava poder ficar descansado a ver um filmezito... eis que o raio do PC se lembrou de ligar... mas sem ter acesso à rede (que é feito via WiFi).

A ligação aparecia como "conectada"... mas sem acesso à rede.


Passo número #1: fazer reboot.

Esta é daquelas coisas que já se sabe implicitamente que é melhor fazer sem sequer pensar muito no assunto. Faz-se e pronto! Com um pouco de sorte, tudo volta ao normal.

Mas não tive sorte. O problema persistia, e agora o driver da placa WiFi até dizia que não tinha encontrado o hardware... enquanto que por outro lado, o Windows insistia dizendo que estava ligado à rede... mas ainda sem que realmente tivesse acesso a ela.


Passo número #2: novo reboot

Se à primeira não foi... talvez vá à segunda... Pensei eu.
Mas, não só o problema se manteve, como agora a placa gráfica decidiu arrancar em modo VGA e limitado a 800x600 em vez do habitual FullHD!

Ah, como eu adoro este hardware e software criativo, que a cada novo arranque vai inventando coisas novas - (e relembro que isto é um sistema que tem trabalhado há anos praticamente sem que seja mexido, e sempre sem problemas.)


Passo número #3: Pois bem... outro reboot, lá teve que ser

O ecrã lá voltou à resolução natural, mas a rede continuava "maluca". Depois de ter feito desligar/ligar da ligação, reboot ao router WiFi, confirmar que o WiFi funcionava noutros equipamentos, etc. Lá me decidi a ir espreitar um pouco mais fundo.

Fazendo ping aos outros computadores da rede, a coisa funcionava. Pelo que o problema era o PC não estar a receber IP/DNS atribuido automaticamente.

Não me perguntem porquê. Como disse, sempre funcionou sem problemas durante anos - mas agora, de um momento para o outro, decidiu deixar de gostar do meu velhinho router WRT54GL da Linksys (com firmware alterado, pois claro.)

Seja como for, este router já se tem lembrado de ter alguns soluços que obrigam a "tirar a ficha". Algo que começou a acontecer apenas nos dias de calor (pensei que fosse sobreaquecimento)... mas que agora começa a repetir-se também em dias frios.


Mas, em conclusão: no final do dia, lá tive que me resignar a definir as configurações IP manualmente neste PC, para conseguir que tudo voltasse a funcionar.

E ao mesmo tempo perguntava-me. E se fosse alguma pessoa a quem estes tais de "IPs" e "DNS" e "Gateways" fossem algo completamente desconhecido?... Qual seria o processo que essa pessoa iria seguir para tentar resolver o assunto - sem que tal terminasse com um PC ou router a voar pela janela fora?

E com isto me despeço... e até à próxima!

11 comentários:

  1. o problema continua sem estar resolvido porque nao acede automaticamente a rede, depois problemas desses sao os que existem mais no windows, na empresa onde trabalho existem varias redes com o mesmo nome que nao teem ligaçao a net, assim que alguns pcs decidem embirrar com aquela rede porque tem sinal + forte, e´ver alguns pc a voar.

    macs dao um baile ao windows na ligaçao a rede.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do artigo. Eu percebo bastante dr tecnologia mas acesso a internet e wifi e etc e o meu ponto fraco. No meu caso provavelmente passava por reinstalar o XP... Se não resolvesse ia parar à loja sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Isso parecem-me mesmo ser problemas com os drivers da placa de rede ou outro update no windows relacinado com a rede que te lixou isso.

    A mais bizarra que tive foi ir a casa de um grande amigo meu que me disse que o pc nao arrancava enquanto nao desligass o monitor! Heheh.

    Incredulo pedi-lhe para ele me mostrar isso e, realmente, o pc so arrancava se se desligasse o monitor - ficava empancado ao carregar a bios sem razao aparente alguma...

    Puxei pela cabeca e disse "hmm...isto nao faz sentido nenhum...o monitor nao deve influenciar em absolutamente nada o que se esta a passar"...

    Ele la me mostrou isso mais algumas vezes e eu reparei que ele estava a desligar/ligar o monitor numa extensao!

    Decidi entao ver o que mais estava na extensao e reparei que a impressora tambem la estava...

    Desligamos a impressora e passou a funcionar tudo em condicoes :oD
    Aparentemente havia um problema com a bios e com ter aquela impressora la ligada via usb...

    Isto so vem provar, mais uma vez, "correlation does not imply causation"! ;o).

    Outra situacao bizarra foi numa loja de informatica onde trabalhei como tecnico em 99.
    O tecnico que estava a instalar um windows 98 notou que a instalacao crashava sempre aos x% :oP...

    Fez entao tomates de testes tipo:
    - tentar com outro cd
    - mudar o leitor de cds
    - mudar o disco
    - mudar a board
    - mudar a memoria
    - mudar o cpu...

    E NADA! Acontecia sempre o mesmo! :oD
    Apos varias horas reparou que era o cooler que nao estava a funcionar...rotflol.

    ResponderEliminar
  4. BUGabundo + Typos :)

    ResponderEliminar
  5. Já me aconteceram situações bastante idênticas e resolvi sempre da mesma maneira, renovando o DHCP fazendo "reparar" nas ligações de rede ou indo directamente ao router e limpar o ip dhcp atribuido aquele mac address.

    ResponderEliminar
  6. Carlos, como já disse na mailing list o meu ASUS WL-500W parece q tb pifou... e tb andava a dar problemas na rede local. Não sabia era a causa! Já há uns meses q quando me punha a ver um vídeo qq no portátil, partilhado a partir do desktop, o Media Player Classic às tantas fazia STOP, e não continuava sem voltar a abrir o ficheiro. Se metesse em pausa durante alguns minutos era garantido, mas tb acontecia ocasionalmente durante a reprodução. Isto há uns 2 meses talvez, progressivamente pior. No sábado começou a parar a cada 2 minutos. Pensei q fosse o Windows XP do portátil q se estivesse a passar. Quando cheguei aqui ao desktop, não tinha internet... tento diagnosticar o problema e reparo q o router estava a piscar de forma anormal e já nada se conseguia ligar a ele.

    Tirando o WL-500W da equação já funciona tudo normal! Pesquisei na net e há mais malta a relatar os mesmos sintomas, e a dizer que resolveram trocando o transformador.

    Quem se iria lembrar, ao ter um problema na partilha local de ficheiros, que podia ser o transformador do router a pifar??? É q de resto o router funcionava bem! Nunca notei qq problema no wireless ou no acesso à internet!

    ResponderEliminar
  7. @Nelson

    E esses sintomas são exactamente os mesmos que a me aconteciam no WRT54. Já há algum tempo que tinha reparado que a fonte de alimentação estava a aquecer demasiado - se calhar também é problema idêntico.

    ResponderEliminar
  8. Isso preciso é de um LINUX :D

    ResponderEliminar
  9. Realmente incrível essa do transformador e dos problemas na partilha de ficheiros!!!

    Eu acho que toda a gente com vários anos de computadores e que percebo um pouco da coisa, tem historias mais ou menos semelhantes para contar :)

    Ainda vamos ter um rubrica nova por aqui... :)

    ResponderEliminar
  10. Essa situação dos routers falharem parcialmente é muito mais comum do que se pensa, e é realmente tramada de diagnosticar por ser uma "avaria intermitente" que depende das condições.
    Eu também acabei por substituir o transformador (na realidade já não são "transformadores", são "fontes comutadas") de alimentação de um Asus WL-500W que criava interrupções misteriosas da rede e ele passou a bombar a 100%.
    Mais tarde o mesmo aconteceu com um router Sitecom baratucho e velhinho: mais dificuldades em ligar por wifi, em obter IP, etc. Neste a coisa era ainda menos óbvia: o alimentador estava bom.
    Em ambos os casos o problema era o mesmo: condensadores electrolíticos em fim de vida. Começam a forçar uma tensão baixa, e os CPUs dos routers começam a fazer "resets" espontâneos. Como é tudo muito rápido, nem percebemos o que se passa. No caso do Asus apenas tive de trocar o alimentador, no caso do Sitecom tive de o abrir e trocar os condensadores de entrada.
    Infelizmente, muitos aparelhos falham desta forma estúpida, que pode ser reparada facilmente por quem percebe de electrónica, já que os ditos condensadores são muito baratos.
    Cheers! :)

    ResponderEliminar