2011/07/30

iPhone 5 Mais Fino mas Mais Comprido?



Capas de protecção para a alegada próxima geração do iPhone parecem indicar que este será mais fino (e provavelmente com uma forma "inclinada" que o torna mais estreito na parte inferior) - mas também mais largo e mais comprido.

Ainda por cima estamos a falar de cerca de mais 1.3cm em largura e comprimento; algo que seria uma diferença substancial face aos modelos anteriores.

Considerando que muitas das críticas que os actuais possuidores de iPhones apontam aos Galaxy S é precisamente o seu tamanho "gigante" face ao iPhone 4, não deixaria de ser caricato se daqui por uns meses estivessem a usar um novo iPhone com dimensões ainda superiores!

Pessoalmente, prefiro esperar para ver o que a Apple está realmente a preparar. Custa-me a acreditar que a Apple arriscasse dar um salto tão grande face a um formato já "entranhado" nos seus clientes - ainda por cima no sentido oposto ao que tem sido o progresso esperado (em vez de fazer as coisas pequenas, fazê-las maiores).

Por outro lado, há sempre a possibilidade de o aumento do tamanho vir acompanhado de uma qualquer "novidade inesperada" que justifique tal opção - quer seja uma autonomia superior, um novo ecrã "sem margens", ou um novo botão de home com mais funcionalidades.

Seja como for... preferia que todas essas novidades surgissem sem que com isso aumentassem as dimensões face ao actual iPhone 4.

7 comentários:

  1. Dos_Passos30/7/11 15:45

    Pois. Como estou a ficar cada vez mais cegueta, quanto maior o ecrã melhor. Pena o de 10" não dar para andar no bolso :D

    Um iPhone com mais 1,3 cm de largura e altura vem mesmo a calhar.

    ResponderEliminar
  2. Dia 5 de Setembro já saberemos se sim ou sopas. Cá se espera.

    ResponderEliminar
  3. Já desde algum tempo, que quanto maior melhor.
    Essa barreira (do tamanho) desapareceu quando foram introduzidos os telemóveis com ecrãs a cores e boa resolução. Desde então tem aparecido telemóveis com maior comprimento/largura, contudo com menor espessura.

    Neste momento existe mercado para os dois tamanhos, grandes e pequenos.

    ResponderEliminar
  4. Quando for revelado que o ecrã do iPhone 5 vai ser maior que o do 4 muito depressa todos os admiradores da Apple vão cometer o marketing que diz que é melhor que o de 3,5.

    ResponderEliminar
  5. Joao gracio31/7/11 01:18

    Para mi acho 3.5 insuficicente para navegar em browsers. No entanto acho que mais de 4 e um abuso. O melhor para mim seria 3.8

    ResponderEliminar
  6. O problema da dimensão dos telemóveis não é lá muito simples de resolver. Em primeiro lugar porque a largura do equipamento (em posição vertical) está grandemente dependente de um constrangimento físico, que é a dimensão média da mão humana. Para que um equipamento se mantenha confortável de usar,a largura de um Iphone é o ideal, e a de um Samsung Galaxy já está mesmo no limite do usável por todos.
    Quanto à espessura o consenso reina: quanto mais fino melhor.
    Quanto à altura, é certo que esta dimensão é em termos ergonómicos muito mais livre que a da largura. Entre um equipamento ter 11,5cm ou 16cm de altura (mais quase 50%), a diferença em termos ergonómicos é pouca. Fica contudo um problema grande que é a relação altura/largura. E aqui há um paradoxo de que muita gente não tem consciência. Quanto mais pronunciada for a relação largura/altura, ou seja, quanto menor for o rácio largura:altura, menor e a área de visualização disponível. Dito de outro modo, um ecran de 11cm x 6cm tem uma área visível inferior a um de 10cm x 5cm. Ou seja, ao passarmos um centímetro da largura para a altura, perdemos área de ecran! Isto coloca problemas complicados de resolver. Por isso acho que o ecran do Iphone só deve crescer dentro dos limites físicos do equipamento actual, ocupando portanto o espaço que actualmente é ocupado pela moldura. Mais que isso, não.

    ResponderEliminar
  7. Dos_Passos31/7/11 23:05

    Então está resolvido, façam um iPhone para mão grandes, como as minhas, e outro para mãos pequenas. Acabem com o iPhone para mãos médias ;-)

    ResponderEliminar