2011/07/30

WiFi Rápido vs WiFi Lento


Eis um curioso relato (e análise) a uma daquelas coisas que parece um mero detalhe, mas que na prática pode fazer toda a diferença entre uma utilização descansada e sem chatices... e uma tremenda frustração: o motivo pelo qual alguns equipamentos se ligam instantaneamente à rede WiFi, enquanto outro parecem demorar uma eternidade.

Mais concretamente, este utilizador tinha curiosidade em saber porque motivo o seu MacBook estava sempre ligado à rede logo após o "acordar"; enquanto que o seu Tablet Android demorava muito mais tempo.

Depois de uma análise detalhada, verificou-se que o Android tentava por várias vezes confirmar o seu IP da rede anterior, e só depois pedia um novo IP... algo que no total representa um tempo de quase 12 segundos.

No caso do Mac, este consegue fazer a ligação em apenas 0.3 segundos, estando apto a funcionar após um tempo total de 1.3 segundos. (Por esta altura, ainda o Tablet Android está a tentar pedir ao DHCP que lhe seja atribuído o seu IP anterior).

A técnica utilizada pelo Mac é interessante, já que este "despeja" imediatamente pedidos para os 3 servidores de DHCP mais recentemente utilizados, fazendo com que na maior parte dos casos a ligação possa ser estabelecida de forma imediata (caso um deles esteja efectivamente a escutar).


É apenas mais um daqueles pequenos detalhes que faz com que depois na prática, os utilizadores possam pegar num equipamento e usá-lo... ou pegarem nele e terem que esperar que ele "colabore"...

Felizmente, parece-me que cada vez mais se começa a dar importância a este tipo de coisas, e é bom que assim aconteça.

10 comentários:

  1. Curioso falares nisto....
    Tenho recentemente reparado que o meu Android fica muitas vezes adormecido ligado na PT Wifi.... o dispositivo liga mas fica sem conectividade. É necessário desligar o wireless e ligar novamente, mas contráriamente ao que é dito no artigo não leva tanto tempo. Ver se faço uma análise do tráfego para ver o que se passa.
    Em casa não tenho esse problema. Habitualmente ligo o ecrã e ele fica com conectividade. No caso da PT Wi-Fi dado ser uma plataforma de acesso mediante user/pass existem mais verificações feitas por trás, e possivelmente ele poderá estar a tentar usar o mesmo ip sem o verificar junto do DhCP (em casa isso funciona sem problemas certamente, dado que o router habitualmente reserva o ip para o mac address dos devices)... mas isto carece de verificação :)

    Mas bom artigo!

    ResponderEliminar
  2. Não tenho Mac, mas no iPhone noto uma diferença enorme com o Galaxy Ace da minha esposa. Se chegamos a casa juntos o iPhone já entra automaticamente na nossa rede, mal nos aproximamos da casa, enquanto o Ace fica pensando nas redes que ela se conectou anteriormente e demora muito mais tempo.

    ResponderEliminar
  3. Eis uma das razões que me tira do sério no Android!
    Quantas e quantas vezes (98%) tenho de ir às Definições e forçar a pesquisa das redes para que ele encontre e se ligue?
    Pequenos detalhes que fazem uma grande diferença!

    ResponderEliminar
  4. Tenho um Asus transformer e ele não demora esse tempo. O que noto neste artigo é uma preferência descarada por um produto.

    ResponderEliminar
  5. Tenho um boston e um s2. O primeiro leva de facto algum tempo a lugar-se mas o s2 é imediato.

    ResponderEliminar
  6. Um problema a ter em conta, obrigado pela chamada de atenção.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/8/11 00:15

    Realmente um artigo algo tendencioso... nao se pode comparar um macbook (produto concreto) com um tablet nao especificado, apenas dito que é android... Posso dizer por experiencia propria que o meu galaxy s2 é mais rapido que o iphone 4 (a ligar a primeira vez... Depois é imediato em ambos) mas ja noto uma boa diferenca para o "velhinho" boston.
    Nao esquecer que "android" é apenas um sistema operativo. que pode ser utilizado em terminais bons ou menos bons. E nao se pode comparar um tablet de 200€ com um portatil de 2000€...

    Nuno Simões

    ResponderEliminar
  8. @Nuno
    Não se trata de ser tendencioso: trata-se simplesmente de comparar as diferentes técnicas utilizadas, e que em certas situações podem fazer a diferença entre um aparelho se ligar "instantaneamente" a uma rede WiFi - ou ter que esperar mais de 10 segundos.

    As circunstâncias estão bem especificadas: que tal acontece quando passas de uma rede WiFi para outra (por exemplo, desligar os aparelhos no trabalho, e depois ligar em casa - ou vice-versa).

    Se fosse ligar à mesma rede WiFi, aí não terás diferenças significativas...

    E considerando que é apenas uma "técnica" e que não depende de hardware, não se põe sequer a questão de isto apenas ser possível em aparelhos caros ou baratos - trata-se simplesmente de tentar optimizar ao máximo para que o utilizador passe o menor tempo possível "à espera" de algo que poderia ser evitado.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1/8/11 15:14

    @Carlos
    Eu compreendo perfeitamente o que quiseste mostrar com o post, mas acho que podias especificar que "tablet Android" é esse, pois por experiência própria (a nível de smartphones, não possuo nem nunca trabalhei com nenhum tablet) posso afirmar que vai uma diferença muito grande entre Androids e Androids... Pois apesar da técnica ser a mesma, concerteza que a velocidade com que a mesma é executada depende do hardware (não sou especialista na matéria, nem perto, apenas um utilizador atento), pois se o mesmo não acontecesse, como explicar a diferença entre os tais 10segundos que espero no meu Boston, e os quase 0s do meu S2?

    Corrijam-me se estiver enganado, mas se no smartphone é assim, o que se passa com os tablets Android deve ser semelhante, comparando um tablet de topo como o Asus Transformer com um dos muitos de marca "branca" que há no mercado...

    O termo "tendencioso" não tinha como objectivo algo prejurativo, mas sim a tentativa de uma crítica construtiva em relação à utilização da comparação "tablet Android" vs Macbook.

    Nuno Simões

    ResponderEliminar
  10. @Nuno
    Está descrito no artigo completo: Samsung Galaxy Tab 10.1.

    Para testares com o teu S2, e assumindo que o processo da Samsung/Android não foi "afinado", terias que o testar desligando-o numa rede WiFi (trabalho), e depois ver quanto tempo demora a apanhar outra rede WiFi (em casa, por exemplo).

    No meu Sapo A5 posso confirmar que demora bem mais de 10 segundos a apanhar o meu WiFi nesta situação, enquanto no iPhone é praticamente instantâneo (enquanto estou a "desbloquear", já apanhou a rede).

    Exceptuando o caso de isto estar protegido por patentes, era algo que poderia muito bem ser aplicado a todos os aparelhos WiFi/mobile...

    ResponderEliminar