2011/08/28

iPad Quad-Core só Chega em 2012

A evolução não pára, e se por agora todos aguardam para saber quando a Apple irá apresentar o seu novo iPad 3, e se este trará efectivamente o aguardado retina display - que fará os tablets darem o mesmo salto na resolução que o iPhone 4 deu nos smartphones - há quem esteja já a trabalhar na próxima geração que chegará na 2ª metade de 2012: o futuro chip A6 da Apple, baseado nos ARM Cortex A9 Quadcore.

Tal como o A5 presente no iPad 2 (e em breve na futura geração de iPhones) passou de um processador single-core para um dual-core, o A6 irá novamente duplicar o número de núcleos de processamento, passando a ser um quad-core. Isso não só lhe permitirá enfrentar a concorrência, que também prepara chips quad-core (como o Tegra 3 da Nvidia), mas... sendo fabricado com um processo de 28nm pela TSMC, permitirá criar chips mais rápidos, mais pequenos, e mais eficientes que a maioria dos restantes fabricantes (para comparação, os chips quad-core da Nvidia estarão a ser feitos em 40nm.)

O "problema" é que estes chips A6 apenas deverão estar pronto para o fabrico em massa a partir de Junho de 2012, o que impossibilitará o tradicional ciclo anual de actualização do iPad, com a sua apresentação a ser feita na primeira metade do ano - no entanto, a Apple já "quebrou" a tradição este ano, ao adiar igualmente o lançamento do iPhone.

Pelo que, a questão que agora se coloca: como irá a Apple gerir todas estas datas, de forma a que lance os novos modelos tão depressa quanto os possa fazer chegar ao mercado, mas sem estragar demasiado a tradição dos ciclos anuais das suas actualizações?

Será por isso que estão tão interessados em fazer sair um iPad 3 ainda este ano, para lhes dar algum tempo para depois lançarem o próximo mais tarde que o habitual? - Mas, com os rumores que a produção de ecrãs de alta-resolução estão a dar problemas, isso faz com que pareça pouco provável que um modelo lançado este ano traga o "retina display" - e se assim for, sem ecrã e sem novo chip mais potente, o que o diferenciará do actual iPad 2?

... A não ser que, tal como se fala da existência de um iPhone "low-cost", também a Apple esteja a preparar um iPad "low-cost" para combater o tablet da Amazon que está igualmente para chegar, e que supostamente irá custar bastante menos que o iPad da Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)