2011/08/11

iPhone da Apple - Percentagem da Samsung

Considerando a actual batalha Apple vs Samsung, torna-se interessante ver até que ponto esta "guerra" pode chegar, considerando que a Samsung é igualmente reponsável pelo fornecimento de alguns elementos críticos e indispensáveis ao fabrico dos equipamentos da Apple.

Olhando para o iPhone 4, os componentes que têm por origem a Samsung representam uma percentagem considerável do "bolo" total:


O processador, a memória RAM e memórias Flash chegam à Apple vindas da Samsung, e no caso desta decidir que a batalha deva passar para uma próxima fase, a Apple poderá vir a sofrer repercussões ao nível dos preços/condições para estes componentes que... poucos ou nenhuns fornecedores alternativos (capazes de produzir e entregar os "milhões" necessários) serão capazes de substituir.

Sem dúvida que a Apple está consciente dessa possibilidade, e terá contemplado isso... mas, veremos se este episódio não vai descambar na primeira batalha "mundial" por componentes electrónicos.

5 comentários:

  1. E achas que a Samsung ia arriscar perder um volume de negocios abismal? ;o)

    ResponderEliminar
  2. Creio que o processador A5 não é feito pela Samsung. Talvez pela P.A.Semi que foi adquirida pela Apple há uns tempos.

    ResponderEliminar
  3. $5.6 billion of Samsung's 2010 revenues came from Apple...

    http://z6.co.uk/30t

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos11/8/11 21:10

    Penso que os contratos que existem estão assinados para um fornecimento por um período prolongado, um ano ou mais, e para uma produção em exclusivo desses componentes.
    Como contrapartida certamente a Apple incluiu cláusulas muito penalizadoras em caso de incumprimento pelo fornecedor.
    Penso que em caso de incumprimento a Samsung ia pagar uma grossa indemnização e não podia vender esses componentes exclusivos a mais ninguém.
    Querendo ou não querendo, a Samsung vai ter que cumprir os contratos.
    Agora, novos contratos é que eu não vejo. Só se a Samsung ajoelhar. Não há dúvida que com as acções judiciais a Apple está a intimidar a concorrência. Primeiro a HTC que anda desaparecida, a Samsung, ... Lixou-se com a Nokia mas tem dinheiro para pagar que não lhe faz falta. Se a decisão fosse ao contrário, se fosse a Nokia a pagar, ia-lhe doer muito mais.

    ResponderEliminar
  5. João Luís12/8/11 02:54

    É certo que existem contratos e tudo mais, mas a Apple não arranja uma empresa como a Samsung no que consta à velocidade de produção (com a sua qualidade)

    ResponderEliminar