2011/08/03

Notícias do Dia

Uma vaga de malware em crescendo atormenta os utilizadors de smartphones Android; um iPhone 5 que parece não querer chegar durante o Verão; copiar um CD irá finalmente ser legal no Reino Unido; são algumas das notícias que poderão apreciar ja de seguida:



Malware aumenta nos Mobiles

Com a popularização dos smartphones (onde o Android representa já 50% do segmento), estes tornam-se num alvo cada vez mais atractivo por parte de atacantes desejosos de apanharem todos os vossos dados pessoais.

Quando a isso se adiciona uma plataforma aberta que permite que qualquer pessoa disponibilize as suas apps sem controlo... o risco torna-se ainda maior; pois muitas pessoas poderão assumir que a App é "implicitamente" segura...

E a este surto crescente de malware adicionam-se ataques via publicidade e links na web que fazem com que uma App maliciosa possa ser descarregada automaticamente.

Já todos sabemos que quase ninguém liga aos avisos de que a App irá aceder a esta ou aquela funcionalidade; pelo que nem essa medida servirá de muito na prática.

... Vamos lá ver que medidas surgirão no futuro para combater estes sempre inevitáveis ataques, sem que se caia numa loja "totalmente fechada" onde não só se fica menos exposto a este tipo de ameaças... como também se fica sem acesso a Apps que sejam consideradas "indesejáveis" pelos controladores da store.

O que é certo é que a questão da segurança "electrónica" começa a ter que ser encarada de forma cada vez mais séria, não só no segmento mobile como também em todos os outros.


iPhone 5 no Início de Outubro?


Novas informações apontam para que o lançamento do iPhone 5 no Canadá aconteça apenas no início de Outubro, o que parece ir de encontro às informações de que os envios das fábricas começarão apenas em Setembro.

Ou a Apple anda a precisar de tempo extra para se certificar que este iPhone 5 não sofrerá de nenhum detalhe que origine um novo "antenna-gate", ou então poderá ser sinal que também o iOS5 estará a precisar de mais algum tempo para ficar apto a ser lançado oficialmente.

Mas, ainda temos 2 meses pela frente... esperemos que enquanto nós estamos de férias, estejam eles a trabalhar em pleno para garantir um produto "sem chatices".


Inglaterra vai Poder Copiar CDs




Para se ver o quão ridículo se tornou a suposta protecção dos direitos de autor, no Reino Unido apenas agora se irá tornar legal copiar um CD/DVD que possuam para outro equipamento, como um media player.

É o que dá aplicar leis com 300 anos às novas tecnologias...


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. Anónimo3/8/11 17:57

    Essa do android já começa mesmo a preocupar, até porque as medidas para combater esse mesmo malware estão a chegar em ritmo lento. Nem depois de saberem que no ultimo trimestre dominaram por completo as vendas!

    E sobre a google+, será que ninguém me arranja aí um convite? Se for possível para andretahhir@gmail.com

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/8/11 20:24

    Quanto à noticia falsa sobre o QI do utilizadores dos browsers, infelizmente hoje em dia cada vez menos se faz trabalho jornalistico à séria. A maior parte das reportagens hoje em dia parece ser feita com base numa pesquisa num qualquer motor de busca e sem qualquer confirmação. Basta ver que até nos noticiários nacionais já são quase exibidos mais videos do youtube do que verdadeiras "peças" jornalisticas. É o que dá a lei do menor esforço/gasto.

    Quanto às questões da Coud, é bom ver que finalmente parece haver alguém a pensar e a preocupar-se com os verdadeiros riscos inerentes à sua utilização. Agora se apenas a companhias deixassem de utilizar o gmail e afins como mails oficiais...

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo Se calhar esta "notícia" que fala no falso estudo do IE tenha sido uma manobra da Micro§oft pra não ficar mal vista ;)

    ResponderEliminar