2011/08/12

Notícias do Dia

As vendas dos dispositivos móveis (com a Nokia a estar ainda no topo, embora "em queda"), as patentes do software, a data de apresentação do novo iPhone - possivelmente acompanhado por um novo iPhone "low cost". Tudo isto e mais, já a seguir:




Nokia ainda no Topo das Vendas mas...

A Nokia ainda lidera as vendas de equipamentos móveis mas continua a perder terreno de forma alarmante, em particular no segmento dos smartphones onde o Android tem sido o "rei da festa".
Para pôr as coisas em perspectiva, e mesmo sabendo-se que a Apple trucida tudo e todos no que diz respeito às margens de lucro, a Apple vende apenas 1/5 dos equipamentos que a Nokia vende, e menos de 1/3 do que vende a Samsung (que neste momento está em segundo lugar, e prestes a ultrapassar a Nokia daqui por algum tempo).

Claro que no caso da Apple, não parece haver motivos para preocupações, já que no espaço de um ano duplicou as vendas do 2ª trimestre... passando para quase 20 milhões de unidades vendidas.


Patentes de Software

Mais um caso que aborda a estupidez das patentes de software e que demonstra que na sua maioria se devem à estupidez de quem as permite nos EUA.
É que para se poder patentear seja o que for, há que cumprir certos requisitos: um deles sendo a "novidade", onde não pode ter havido divulgação da mesma coisa antes da data da patente; e outro o de que a coisa a patentear não pode ser óbvia para alguém da "arte" com capacidades normais.

Ora... isto, por si só, torna ridículas todas aquelas patentes absurdas como a do "duplo clique", ou de a "compra online via um único botão", ou tantos milhares de outras.

E uma pergunta interessante que se coloca... e se a World Wide Web tivesse sido patenteada por Tim Berners-Lee?


iPhone "Cloud" Low Cost?

Os rumores sobre um possível novo modelo de iPhone que surgirá a par do futuro modelo (iPhone 5) mas com custo inferior continuam. Dizem que este modelo económico poderá ser totalmente orientado para a "cloud", com menos memória - e talvez servindo como protótipo para uma possível tendência futura de fugir do armazenamento local e maior dependência da ligação constante à net.

Talvez se fique a saber já no próximo dia 7 de Setembro... data em que se prevê ter lugar a apresentação da Apple relativa aos novos modelos.

Seja como for, continuam a ser descobertos novos métodos de interacção com os dispositivos com touchscreen que poderão tornar-se bem conhecidos em futuros iOS, como desenhar buracos e portas para onde enviar ficheiros e icons - que serão automaticamente transferidos, partilhados ou eliminados...


Chrome com Cliente Nativo

O Google volta a dar mais um passo em frente no sentido de uma web mais versátil e potente que nunca, com a inclusão no Chrome 14 do Native Cliente, uma funcionalidade que permitirá ao browser executar programas de alto-desempenho (C e C++) - mas ainda assim com limites de segurança semelhantes aos que limitam a actuação do javascript.
Se não faltam exemplos das coisas espectaculares que se têm feito com javascript, com a passagem para código nativo bastante mais potente... já podem imaginar o que estará para vir.


Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)