2011/08/12

Smartphones com Airbags

Para todos aqueles que, como eu, já sentiram um dos seus preciosos smartphones escaparem-lhes das mãos - naquelas situações em que o tempo até parece abrandar e se vê em "câmara lenta" o aparelho a estatelar-se no chão, com consequências mais, ou menos, desastrosas - certamente saberão o quanto se passa a desejar ter um equipamento mais robusto e/ou protegido.

A ideia de ter smarpthones com airbags pode parecer "maluquice", mas tal como muitas outras maluquices, isso não impediu que Jeff Bezos pedisse uma patente para tal sistema... e mais ainda.
A patente contempla sistemas de ar comprimido que poderão reorientar o equipamento em pleno vôo e diminuir a velocidade do impacto, e vários outros.

Considerando que a ideia vem do CEO da Amazon, a pergunta que se coloca é: será apenas uma patente originada numa noite de copos com os amigos, onde a ideia surgiu como uma "idiotice"... ou será que ele anda mesmo a preparar alguma?

Sinceramente, nos actuais smartphones onde não se desperdiça nem um único milímetro de espaço, parece-me demasiado rebuscado estar a contemplar a instalação de tais sistemas (mais depressa seria usado para ter uma bateria maior que oferecesse maior autonomia) mas... o futuro tem tradição em nos surpreender com coisas que anteriormente eram consideradas "loucas" ou "idiotas".

4 comentários:

  1. Eu sinto-me mais protegido por ter um smartphone barato que custa menos a substituir do que o ecrã de um iPhone 4. :D

    ResponderEliminar
  2. Tenho que admitir que a ideia não é má... a aplicação é que é desastrosa:
    -Os airbags abrem uma e uma só vez, e depois têm de ser substituídos.
    -Suponho que o próprio airbag só se activa com a colisão; Metodo de activação? Acelarómetro? Não sei, se levar o telemóvel no bolso, enquanto vou na montanha russa, ele pode abrir dentro do bolso e...
    - O preço da peça de reposição de airbag não é barato;

    No final de contas: seria mais inteligente investigar um material mais resistente às colisões, ou que absorva o impacto, não danificando o telefone em si.

    ResponderEliminar
  3. As pessoas costumam olhar para estas coisas do ponto de vista da Engenharia, mas deviam fazê-lo do ponto de vista da Economia. É financeiramente vantajoso instalar um sistema de airbag num telemóvel? Só se esse sistema puder competir em preço com uma capa de borracha...
    Além disso o princípio do airbag baseia-se no impacto. Quando há uma desaceleração muito forte, ou seja, uma desaceleraçã que só um impacto pode produzir, o airbag dispara uma fracção de segundo depois, protegendo o condutor de bater contra o interior do automóvel. Ora, se o mesmo princípio for aplicado ao telemóvel, o airbag só dispara depois de haver impacto, ou seja, depois de partir! Isto porque a aceleração que se obtém pela queda de um telemóvel de 1 ou 2 metros de altura, antes dele bater no chão, não é suficiente (não pode ser) para fazer disparar o aribarg. Sob pena de acontecerem coisas do tipo da que o Leandroricardo disse.

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos13/8/11 07:38

    P: Porque não usar uma capa de protecção e uma película para o ecrã ?
    R: Ah e tal, fica feio e além disso se for um iphone não precisa porque não risca.

    Um iphone risca e parte o ecrã. Além disso sem capa está-me sempre a escorregar da mão e a ir parar ao chão. Por isso ... troco o espaço do airbag por bateria.
    Cada patente mais maluca. Como esta, da Apple que permitiria trocar de operador e de plano de dados a partir do smartphone sem precisar de trocar de cartão SIM. Como se as operadoras fossem nisso.

    ResponderEliminar