2011/09/13

CPUs AMD Bulldozer FX


Que vos parece a possibilidade de terem um chip octa-core por pouco mais de $200 dólares? É isso mesmo que podem ter se optarem pelos mais recentes CPUs Bulldozer FX da AMD.

Se vos parece bom demais para ser verdade, é tempo de ficarmos a conhecer o "segredo" por trás destes chips e que permitem à AMD oferecer tanto "cpu" por tão pouco dinheiro.


Vocacionado para o mercado profissional (ao contrário da linha "bobcat" para CPUs mais económicos), estes Bulldozer utilizam um truque para conseguirem duplicar o número de cores no CPU.

Tal como a Intel utiliza o Hyperthreading, que duplica virtualmente o número de processadores reais, também a AMD usa um único processador para fazer o trabalho de dois. Só que no caso destes Bulldozer, a AMD duplicou mais hardware para cada processador - o que os deverá tornar bem mais eficientes em situações de multiprocessamento intensivo. E uma vez que a velocidade de relógio pode ir até aos 4.2Ghz graças aos modos Turbo... vai ser interessante ver que tal se comportam em situações reais face aos chips da Intel.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)