2011/09/13

iPhone 5 a 15 de Outubro?


Novamente o presidente da Orange em França vem a público dizer -talvez- mais do que seria suposto, e anunciar que o iPhone 5 estará disponível em França a 15 de Outubro.

Por um lado, esta data é estranha pois é um sábado, e a Apple costuma fazer os seus lançamentos à sexta, por outro lado... foi este o senhor que já anteriormente revelou que a Apple estaria a preparar o iPad.

Portanto... vamos lá ver se ele volta a acertar, ou se o Steve Jobs ainda lhe vai trocar as voltas.

Seja como for, França é sempre um bom local para se arranjar um iPhone 5... já que normalmente são vendidos desbloqueados, e até as tomadas eléctricas são iguais às nossas. ;)

16 comentários:

  1. Estás cá um mestre de ms paint.. Ah ah!

    ResponderEliminar
  2. @David

    O "5" foi a assinatura... :)

    ResponderEliminar
  3. LOL.

    A apple anda a perder argumentos de inovação.. e cheira-me que isto é um leak intencional, por parte da Maça "podre", para aumentar o talking..

    Até pq conhecendo os capangas do sr Jobs, se este CEO da Orange tivesse leakado sem poder, da primeira vez, tinham-lhe dado semelhante aperto que ele não fazia segunda..

    É mesmo truque básico para comer mais 700€ a cada FanBoy.. (sem ofender ninguém.. mas é a melhor maneira de caracterizar os iDevices collectors.. q compram sempre as novidades sem avaliar correctamente o rácio custo/beneficio..

    nota da redacção: quem me conhece na "web" sabe que eu, assumidamente, com a guerra das patentes estúpidas, radicalizei a minha posição. Sou aberta e completamente contra a apple e enverdarei sempre os meus esforços para expor todas as suas tácticas sujas (que já vem de há anos - mas com as patentes abusaram). E logo eu que antes até admirava a Apple...

    ResponderEliminar
  4. @Miguel

    Intencional ou nao, pode ser simplesmente ele a falar com base no que sabe.
    Por muito que a Apple o quisesse "apertar"... é o CEO da Orange, não é propriamente um moço que perde o iPhone no bar da esquina.
    Quer queiram quer não, há sempre que preparar e planear as questões logísticas, e os segredos apenas duram até "certo ponto".

    Quanto aos fanboyismos e preços de 700€, apenas relembro que isso tanto dá para um lado como para o outro - e eu gosto de me tentar manter no meio com olhos e ouvidos bem abertos, e neurónios a funcionar. :)

    E olha que um Galaxy S 2 - ou qualquer outro android "de topo" não está assim tão longe do preço de um iPhone...


    Quanto às tacticas e às patentes, obviamente que também sou contra - mas mais do que ser "anti-Apple" sou contra o sistema que permite e valida que eles usem essas mesmas patentes como armas.

    E isso vê-se diariamente, com a quantidade de empresas que nem sequer criam nada e apenas fazem patent-trolling...

    ResponderEliminar
  5. @Carlos

    Estás certíssimo em relação ao sistema de patentes.
    Mas nunca, como agora, se viu uma empresa alegadamente séria, e com peso no mercado, a descer ao nível da apple.
    Que uma empresa que não tem recursos, que não tem nada, use o sistema, paciência.. o mercado acaba por tratar delas. Agora a apple está a usar uma posição de dominio de mercado para com o seu peso, tentar impedir a concorrência de crescer.

    O Iphone 4 foi, em relação ao que devia ser e ao que prometia, um flop. Eu sei, eu sei, continua a ser uma bela maquina. Mas é realmente inovador, tem alguma coisa assim de tão melhor que o 3gs, para alem de uma ecrã (ai sim) muito melhor e um cpu mais rápido?
    e os ipad's?
    Inovaram... mas eu posso inventar um computador q só funciona no telhado.. alguém que faça uma estatística honesta e avalie o uso REAL dos tablets.. 95% ou mais das pessoas usam.. para o mesmo que fazem no telefone. Ponto.

    My point is:
    A apple anda a perder inovação. Se calhar é por o grande impulsionador da coisa ser o S. Jobs que com a doença tem andado afastado (e agora de vez).
    E como não têm argumentos de mercado válidos (comparados, por exemplo com os que tinham quando lançaram o iphone original) entraram nas guerrinhas sujas... e quem entra nisso, de mim leva com os pés.. :)

    ResponderEliminar
  6. Já viram a app Steve Jobs Quotes and Trivia? Está fixolas!!! :)

    ResponderEliminar
  7. NelsonPRSousa13/9/11 18:59

    "A Apple anda a perder inovação", é certamente a afirmação mais ridícula que já ouvi/li.

    Para dizermos que a Apple anda a perder inovação temos de dizer que outra marca X está a inovar. E claramente que não está.

    Aliás, desde o iPhone... Todas as marcas tentam imitar e melhorar o que estava feito pela Apple. E até aqui, meus amigos, é pura verdade.

    Em relação às patentes e guerrinhas, a Apple já está a abusar e muito, concordo.

    Em relação às tacticas de marketing que usam "grátis" para fazerem os seus produtos andarem na "boca" da blogosfera... também já me parece exagerado.

    De notar que o iPhone 5 dificilmente sai melhor que o S II. O SII está muito bem conseguido.

    ResponderEliminar
  8. Não creio que seja a mais ridícula, porque eu, na verdade, concordo inteiramente. Eu vejo a Apple actualmente como a Nokia no início do declínio há uns 5 anos: faz mais do mesmo, com uns pozinhos aqui, outros ali, para agradar aos fiéis, mas *inovar* não é bem manter uma interface rigorosamente igual há 4 anos. Se queres uma marca "X" que inovou, e, na minha opinião fez um excelente trabalho a reinventar-se, tens a Microsoft com o Windows Phone 7. Pois é, ainda não arrancou... Mas desde há 5 anos para cá que a Nokia deixou de ser esse benchmark, e todos os fiéis partiram para marcas na altura "de segunda", como a HTC e a Samsung.

    O que eu mais desejo é que a Apple continue a inovar, porque o que me favorece enquanto consumidor é a concorrência e a hipótese de escolhe. Mas neste momento, não, não o faz. O iPad 3 vai ter o quê, além de um écran com mais resolução e uma câmara não-medíocre? Isso não é inovar, é manter a cabeça à tona.

    ResponderEliminar
  9. João Sousa13/9/11 23:22

    Concordo com o Luis Marques quando ele diz que a Microsoft, e o interface do WP7, são um exemplo de "inovação". Já comentei antes que o WP7 é a prova de como é possível criar uma "experiência touch" distinta do iOS.

    Não concordo com ele quando critica uma alegada "estagnação" do interface do iOS. Em primeiro lugar, porque não estagnou: tem evoluído com sucessivas pequenas alterações. Em segundo lugar, porque quando um produto/conceito é bem concebido de raiz, introduzir alterações radicais acaba frequentemente por quebrar a consistência sem trazer benefícios que o compensem. Em terceiro lugar, porque não me parece que a concorrência (Android em particular) tenha trazido novidades ao conceito que melhorem significativamente a experiência do consumidor comum. E em quarto lugar, e isto introduzo aqui apenas como argumento "filosófico", nesta indústria que se parece reger pela introdução de tecnologia num produto apenas porque pode sem (frequentemente) mostrar grande preocupação com a usabilidade da mesma, a ideia de não adicionar componentes desnecessários ou imaturos para o utilizador normal é quase, em si mesma, uma inovação.

    -

    Também não concordo com o parágrafo final. Se o iPad3 é manter a cabeça à tona por trazer "apenas" um ecrã com maior resolução, uma câmara "não-medíocre" (nunca consegui perceber qual a utilidade de uma câmara de grande qualidade num equipamento cuja ergonomia para o seu uso é nula - a não ser talvez pelo prazer nerd das especificações) e um melhor processador - adiciono eu -, então imagino que as evoluções apresentadas pela Samsung e companheiras nos seus Galaxys e etc (mais resolução, processadores mais rápidos, câmaras com mais pixeis) sejam igualmente desinteressantes.

    A minha questão aqui acaba por ser esta: nestas nossas pequenas comunidades nerd, que não espelham nem o interesse nem as necessidades da maioria dos consumidores, tende a usar-se "inovação" com demasiada liberalidade - quando seria muitas vezes mais adequado dizer "evolução". E tende-se também a valorizar pormenores que, com frequência, não só não são de utilidade para a grande massa de consumidores, como até acabam por influenciar negativamente a sua experiência.

    ResponderEliminar
  10. @Miguel Pereira Leite: o Iphone5 foi um flop?! Para quem?
    A Apple vendeu 11,5 Milhões Iphones em 2008 (anos fiscais de Outubro n-1 a Outubro n); 20,7 milhões em 2009; 39,95 milhões e já vai com 53 milhões até 30/06/2011. A taxa de crescimento homóloga do 3º trimestre fiscal de 2011 (Março a Junho), que representa bem a evolução do Iphone 3GS para o Iphone 4 (este foi lançado em Julho de 2010), é de +143%. Ou seja, o Iphone 5 é o Iphone de maior sucesso de sempre.

    O problema quando o tema "Apple" vem à baila é que para cada Fanboy incondicionalmente cego pelo brilho da maçã há sempre um Hater igualmente cego pela raiva. Uns e outros acrescentam muito pouca luz a qualquer discussão séria.

    @João Sousa: é isso mesmo! Só não vê quem não quer.

    ResponderEliminar
  11. Eu não discordo em nada que o interface do iOS, quando surgiu, era um modelo de usabilidade! Mas já lá vão 4 anos, e lamento, na minha opnião está datado. Pequenas "evoluções", muito bem dito, como as pastas podem ter ajudado as grelhas sucessivas de ícones a não se tornar um empecilho, acho que a fase do "em equipa vencedora não me mexe" já passou.

    Dito isto, a verdade é que concordo com o resto do seu post, João Sousa. A minha atitude "nerd" ressente-se IMENSO com a Apple quando compara especificações e preços. A câmara num tablet pode ser desnecessária, mas, estando presente, não se justifica ser de uma qualidade no mínimo ridícula no líder de mercado e/ou num equipamento nessa gama de preços. (E aqui não concordo que as evoluções tecnológicas da concorrência sejam desinteressantes: francamente sinto mais depressa o investimento justificado; tenho dois tablets a €600, que realizam precisamente as mesmas funções. Podia até uma Canon 5D em casa, acho que comprava o que tinha uma cãmara decente).

    Mas sim, isto são nerdices de hardware. No que toca a mobilização de mercado, o consumidor comum continua apaixonado pela grelha de ícones que desliza como manteiga.

    Eu só acho é que isso não vai durar muito tempo.

    ResponderEliminar
  12. @NelsonPRSousa
    não percebi a lógica de para não estar a apple a inovar, tem que estar outra empresa.. uma coisa n tem nada a ver. Note-se que não salientei o poder de inovação de mais ninguém. Apesar de o poder ter feito... Como o exemplo citado do WP7, ou Meego. ou no hardware, os AMOLED, SuperAMOLED, NOVA, etc. Mas isso não tinha a ver com o meu ponto, que é a Apple não está a inovar (de forma relevante, como o fazia). Ponto.

    Segundo..
    Eu tenho as minhas opiniões. Certas ou erradas, são minhas, e dentro dos principio da boa convivência social, defendo-as. E não ofendo, nem chamo de ridícula a tese de ninguém só porque não concordo.

    @Luis Marques: Completamente de acordo no comparativo Apple <-> Nokia há uns anos..

    @Axxantis
    Claro que sim, o Iphone foi um flop. No sentido que disse. Cito:
    "O Iphone 4 foi, em relação ao que devia ser e ao que prometia, um flop."
    Eu não disse que não vendeu. Eu não disse que não deu imenso dinheiro à Apple. Disse que como grande revolução que prometia... foi um simples e mero "restyling" com mais cavalos, típico da industria automóvel.
    Como é que era o slogan de lançamento?....

    Em relação a Hater.. Confesso-me. Aliás, tive a "decência" de no meu post inicial o afirmar claramente e justifiquei.
    Mas considero-me relativamente lúcido e ponderado. Admirava a Apple por diversas razões já muito batidas (inovação, arrojo, pensar out-of-the-box, etc). Mas Essas razões desapareceram quase por completo.. e apareceram as más práticas.. típicas da Microsoft aqui há uns anos, mas que julgo que estão mais calmas por aqueles lados

    ResponderEliminar
  13. Dos_Passos14/9/11 00:19

    Dois gráficos interessantes:

    - Das vendas de iPhones. As vendas do iPhone 4 continuam a aumentar fortemente, mesmo quando se está à espera do 5.

    - De onde vem o dinheiro da Apple.

    http://arstechnica.com/apple/news/2011/09/iphone-4-demand-remains-strong-while-anticipation-for-iphone-5-grows.ars?

    ResponderEliminar
  14. Só para relembrar que por cá todas as opiniões são bem vindas - e que a discussão é salutar, desde que não se comece a descambar para insultos e/ou ataques pessoais.

    Portanto, continuem a "discutir" (no sentido de boas discussões) mas lembrem-se que não é para levarem a mal, ou ficarem chateados com esta ou aquela pessoa - caso tenha opinião divergente.

    Dito isto, vou mas é dormir que já é tarde! :)

    ResponderEliminar
  15. Dos_Passos, ainda ninguém desmentiu as vendas ou o sucesso da Apple. O que se pôs em causa foi o quanto é que ela ainda "inova".

    Como a Nespresso e a Dolce Gusto. As cápsulas da Dolce Gusto até fazem cacau e cappucinos, e etc a mais que a Nespresso. Mas na posição de líder de mercado da Nespresso ninguém toca, apesar de não "inovar". Porquê?

    ResponderEliminar
  16. Dos_Passos14/9/11 01:36

    Eu só fiquei admirado por as vendas do iPhone 4 não terem tido uma quebra. E por os computadores já só representarem 18% das receitas da Apple. Nem me queria meter em discussões.

    Quanto a novidades é destas coisas. Aparecer com um produto novo todos os anos é impossível, o que é possível é melhorá-lo, com algum significado. Isso a Apple faz.

    ResponderEliminar