2011/09/09

A Geração Pós-Touch


Se actualmente muitos de nós se maravilham com as complexidades mecânicas de máquinas de outros tempos (já tiveram oportunidade de admirar uma máquina de escrever das "antigas"?) de que forma irá a actual geração que agora nasce para um mundo dominado pelos touchscreens olhar para os periféricos que ainda hoje consideramos actuais?




Não é preciso recuar muito: mostrem uma cassete de áudio a um jovem, e este ficará maravilhado com as engrenagens a mexer e o abrir e fechar do deck motorizado. E se lhes explicarem o funcionamento de um vídeogravador VHS, com cabeça rotativa que puxa a fita da cassete... o mais certo é ele ficar pasmado perante tal complicação para fazer algo tão "simples".



Tudo isso porque aquilo que para ele é natural será o "toque", em superfícies que fazem o que se pretende digitalmente e electronicamente, sem componentes mecânicos que nos relembrem o mais básico princípio da "causa->efeito". E se acreditarmos que o reconhecimento voz se prepara finalmente para tornar possíveis as coisas que imaginamos ser possíveis, então até o toque poderá estar em risco de se tornar "secundário".


Portanto, quem nos diz que daqui por umas décadas, as gerações futuras não achem igualmente "complexos" aqueles dispositivos que ainda vão resistindo ao passar do tempo?


Joysticks, ratos, teclados... botões físicos e coisas físicas em que se tem que "mexer/arrastar/carregar" para interagir com um computador. Estarão também eles destinados a se tornarem tão obsoletos como as restantes maravilhas mecânicas das décadas passadas?

... Talvez, quem sabe, ainda se chegue ao dia em que um qualquer jovem ficará maravilhado ao lhe contarem que, na vossa infância, tinham que escrever usando dispositivos que tinham centenas de pequenas teclas de plástico individuais, ou que para seleccionarem um ponto no ecrã tinham que movimentar um dispositivo de plástico em cima da mesa.

Nesse dia, ele poderá simplesmente atirar uma frase para o ar, perguntando ao seu assistente virtual que lhe mostre como eram estes estranhos dispositivos de que lhe falamos, e provavelmente as imagens serão exibidas numa parede holográfica, ou projectadas directamente nos seus olhos por umas lentes de contacto ou implantes digitais.

1 comentário:

  1. Ou se calhar o touch não passará de uma moda ou simplesmente estabelecer-se-á como outro método de input ao lado dos actuais.

    ResponderEliminar