2011/09/27

Google faz 13 Anos

Pois é... o Google passa agora a "teenager" com a entrada nos 13 anos, celebrado com um Google Doodle na página mais famosa do mundo.


Embora o efeito Google não se tenha feito sentir logo de imediato nos anos de 98 ou 99, o que é certo é que estes dois estudantes (Larry Page e Sergey Brin) conseguiram revolucionar a forma como a internet funcionava até então. Com o seu sistema que lhes permitia indexar e catalogar toda a internet de forma coerente e escalável, o Google tornou obsoletos todos os sistemas de "categorização" que existiam até então e que tinham por base conceitos como as listas telefónicas e as "páginas amarelas"...

Claro que o Google não se ficou por aí, e foi expandindo as suas áreas de interesse e influência, com o Gmail, Google Maps, e tantas outras coisas (nem todas bem sucedidas).

E na base de tudo isto: o dinheiro ganho com a publicidade dos AdWords, uma publicidade que graças a toda a informação compilada pelo Google, promete apresentar os anúncios mais relevantes a cada utilizador, dependendo das suas preferências, área geográfica, faixa etária, etc. etc.

Com mais de 1 milhão de servidores espalhados pelo mundo, o Google é actualmente um dos grandes gigantes da Internet, e cuja influência já deu o salto para o mundo real com a sua plataforma Android.

... Nada mau para uma empresa que apenas agora está a entrar na adolescência... :)

1 comentário:

  1. O efeito Google não se fez sentir logo de imediato nos anos de 98 ou 99, porque nesse tempo o Google ainda estava na versão beta. Praticamente só os geeks é que sabiam da sua existência. Eu não sou geek, mas soube dele através de um newsgroup (a usenet ainda continua a existir!) e passei imediatamente a ser cliente. O Google mostrou-se logo incomparavelmente superior ao Altavista (que já era um "motor de busca" e não uma "lista telefónica", como lhe chama) e estava a anos-luz de distância do Yahoo (que -- este sim -- era uma "lista telefónica"). O que é curioso é que a página de entrada do Google já era praticamente igual ao que é hoje.

    ResponderEliminar