2011/09/16

Tablet Windows 8 vs iPad


Se há alguns meses atrás alguém dissesse que o Windows poderia ser uma alternativa verdadeiramente credível capaz de competir com o iOS num tablet como o iPad, o mais certo seria ser recebido com uma saudável gargalhada.

Mas, com a apresentação do Windows 8 penso que é inegável que... afinal até podemos ter um Windows como alternativa a um OS mobile, sem com isso sacrificar muitas das coisas que os utilizadores sentem falta quando passam de um OS "desktop" para um OS "mobile".

O seguinte vídeo mostra um tablet/slate com Windows 8 ao lado de um  iPad, e como se pode ver... olhem que a experiência de utilização não é assim tão diferente (e sem esquecer que o Windows 8 está ainda em versão pré-beta).

A não ser que algo corra terrivelmente mal, parece-me que a Microsoft está mesmo decidida a atacar em todas as frentes e preparar-se para o futuro...

3 comentários:

  1. O tablet com Windows 8 está muito á frente do iPad em termos de funcionalidades. Mas como o Windows 8 só será lançado daqui a uns tempos a Apple tem bastante tempo para tornar o iOS melhor ou mesmo fundir Lion com iOS.

    ResponderEliminar
  2. @Pedro,
    Concordo consigo. Não uso Mac, mas pelo o que vi do Lion e do seu antecessor (não sei se era Leopard ou Snow Leopard), está muito próximo do iOS. Também não tenho experiência com WP7, mas confesso que me atrai muito o design "tiles". Já vi rodar em um HTC e achei-o realmente inovador, pois o Android é interessante, mas é muito parecido com o iOS. Me parece que o Win8 será um SO universal, com pequenas adaptações para cada dispositivo. Se assim for será um "omni-killer". Vai matar de Mac a iOS, de Linux a Android!

    ResponderEliminar
  3. O iOS parece datado ao lado do Win8...

    @Alessandro, não sei não, matar toda a gente? depende do tempo que eles demorarem a lançar e da estratégia, é que o iOS5 e o Ice Cream estão a rebentar por aí.

    A única coisa que podemos ter a certeza é que vão ser tempos interessantes no universo dos OS e para os fãs do Linux, não esquecer que há rumores de um GnomeOS

    ResponderEliminar