2011/10/12

iOS5 Disponibilizado Hoje

Não deverá ser necessário relembrar-vos mas... a muito aguardada actualização para o iOS 5 da Apple vai ser lançada hoje, dando uma nova vida a milhões de iPhones e iPads e iPod Touch, desde o "velhinho" 3GS.

Este novo iOS vem com mais de 200 novidades e melhoramentos que irão resolver alguns dos aspectos mais críticos que precisavam de remodelação urgente - como é o caso de uma nova central de gestão de notificações "à lá Android" - e também uma optimização que até faz com que um iPhone 4 corra javascript mais rápido que um Galaxy S 2 com Android 2.3.4 (embora se preveja que essa diferença desapareça com o lançamento do novo Android ICS, já que até o Honeycomb demonstra estar bem mais optimizado e ao nível do desempenho do iOS). Optimizações que por agora fazem com que o iPhone 4S consiga resultados que envergonham o GS2, mesmo estando underclocked a 800Mhz. (Vai ser interessante ver o que o Google terá optimizado no ICS para contrariar este diferencial).

No entanto, no meio das 200 novidades não constam coisas como o Siri (que fica limitado ao iPhone 4S), e continuarão a haver aspectos que me parecem cada vez mais desajustados - como a impossibilidade de ter os icons dinâmicos: a App da Metereologia mostrar sempre o Sol, por exemplo, em vez de o estado actual do tempo; é uma das críticas que aponto há anos. (Não sinto falta de um sistema de widgets "completo" como o que temos no Android, mas... agradeceria que no iOS pudessemos ter algo intermédio, começando com os icons dinâmicos tal como o do calendário da App oficial da Apple.)

Mas... certamente que encontrarei muitos outros aspectos a criticar... Digo-vos a partir de amanhã, quando meter a mão na massa...


24 comentários:

  1. Live Tiles... Aposto que te diz alguma coisa ;)

    Pois é, acho que estava na hora de começares a usar (intensivamente) um Windows Phone actualizado para a versão Mango. Quem sabe não arranjes um HTC Titan no fundo para Gadgets ;)

    ResponderEliminar
  2. @Manuel

    Sim, eu tenho sido um forte apologista do Windows Phone, e tenho gostado de ver a MS a apostar no seu Metro Interface.

    Infelizmente ainda não apanhei um "Mango", mas mal saia um WinPhone dual-core, certamente voltarei a ter cá um... :)

    ResponderEliminar
  3. @ Carlos

    Para que queres um dual-core? A Microsoft já mostrou que não necessita (para já) de processadores dual-core para obter rendimento equivalente (e em alguns casos superior) a alguns dual-core existentes no mercado.

    Outra grande vantagem: todas as aplicações existentes no Marketplace correm sem problemas (e de igual forma) em todos os equipamentos Windows Phone.

    SkyDrive: 25GB gratuitos (e não 5GB como na nuvem da concorrência).

    Comunicações: Messenger, Facebook Chat e Twitter integrados no SO. Para mudar basta tocar num ícone.

    Integração com a conta XBox Live.

    Tudo isto e muito mais, só num Windows Phone ;)


    Manuel Costa
    (pocketpt.net)

    ResponderEliminar
  4. @Manuel

    Isso do "não precisa" é sempre relativo... :)

    Certamente já viste a velocidade com que um Galaxy S 2 "devora" páginas na web. Depois de se experimentar isso, todo e qualquer atraso nos outros parece arrastar-se ainda mais...

    Quer se queira ou não, um dual-core vem dar uma ajuda preciosa, e até que as coisas aconteçam "sem esperas", será sempre necessário "mais".

    (Claro que depois chegaremos a um ponto em que um mobile "médio" abre uma página em 0.1s, e um topo de gama o poderá fazer em 0.01s... e aí sim, estaremos como nos PCs actuais, onde qualquer CPU médio é mais que suficiente para todo o tipo de utilização "normal".)

    ResponderEliminar
  5. O LG 2X foi um caso infeliz, na versão que eu tive para testes também vinha com muitos bugs que o tornavam incomparavelmente mais lento que um Galaxy S 2 (por exemplo) - penso que entretanto já terá sido resolvido por actualizações.

    Mas, nada como se fazer um teste lado-a-lado com os respectivos: 4S vs GS2 vs Omnia 7. ;)

    ResponderEliminar
  6. Para quando esse teste Carlos? Se tiveres o GS2 e o 4S convido-te a vires tomar um café à Póvoa para podermos testar os 3 ;)

    Abraço

    Manuel Costa
    (pocketpt.net)

    ResponderEliminar
  7. Penso que tu, sendo do Norte, sabes a que "Póvoa" me refiro. Mas para todos os outros leitores do "abertoatedemadrugada" refiro-me à belíssima cidade Póvoa de Varzim.

    Manuel Costa
    (pocketpt.net)

    ResponderEliminar
  8. Este update é rapazinho para sair a que horas, alguém sabe?

    ResponderEliminar
  9. @Paulo
    Acho que sai às 18:00.

    Manuel Costa
    (pocketpt.net)

    ResponderEliminar
  10. Windows Phone? Mas isso ainda existe? Até pensei que tinha morrido logo à nascença. Tenham juízo pá

    ResponderEliminar
  11. @Anónimo (porquê que insistem em não se identificar?)

    Windows Phone está vivo e de boa saúde. E acho que estás a confundir com o (falecido) Windows Mobile.

    Manuel Costa
    (pocketpt.net)

    ResponderEliminar
  12. Podes ver neste site:
    http://cydiahelp.com/ios-5-release-time-expected/

    Segundo a informação disponibilizada, será às 10 AM PT (Pacific Time), o que dá qq coisa como 18h em Lisboa.

    VL

    ResponderEliminar
  13. @Manuel

    Póvoa há só uma, pois. :)

    ResponderEliminar
  14. @Manuel Costa

    Não, não referia-me mesmo ao Windows Phone.
    Bom são opiniões, ou gostos.

    ResponderEliminar
  15. @Anónimo (again!!!)

    Opiniões ouvem-se, respeitam-se e depois podem ser refutadas de forma inteligente e não com respostas do género: "Tenham juízo pá"

    Viste como eu e o Carlos discutimos os nossos pontos de vista? Cada um expôs os seus pontos de vista e ainda deu para esclarecer certos aspectos.

    Manuel Costa
    (pocketpt.net)

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Manuel Costa

    ResponderEliminar
  17. mas se me vão falar que a microsoft fez ver que não era precisos "duo-cores".. também a apple fez ver que não é preciso ter um processador de 1ghz para bater os outros todos… o Apple A5 do iphone 4s tá limitado a 800mhz e dá um baile a todos! ;)

    Windows mobile é muito bonito na estante….

    ResponderEliminar
  18. @Relvas
    1º É Windows Phone, não Windows Mobile (assim como iPhone e não aiFone);
    2º Já experimentaste algum Windows Phone com a última actualização? Do género, andar uma semana inteira com ele? Fá-lo e depois diz se é bonito apenas na estante ;)

    Não quero dizer que é melhor que o iPhone. Isso vai depender de cada utilizador. Mas que é algo completamente diferente do que existe no mercado dos smartphones, isso é.

    Manuel Costa
    (pocketpt.net)

    ResponderEliminar
  19. Anónimo_Não_Que_o_Manuel_Não_Gosta12/10/11 17:08

    @Manuel Costa

    Perdoa-me se a expressão "tenham juízo pá" foi ofensiva, foi escrita em tom de brincadeira.
    Quanto ao Windows Phone, chega tarde e não trás nada de novo. Pessoalmente se tivesse dinheiro para um Ferrari preferia o original e não uma imitação rasca.

    ResponderEliminar
  20. @Anónimo_Não_Que_o_Manuel_Não_Gosta (pelo menos tens sentido de humor ;) )

    O Windows Phone chegou tarde. Concordo. Aliás, na minha opinião, demasiado tarde.
    Porque dizes que é uma imitação? É uma imitação de que sistema operativo móvel? iOS? Android? Acho que tens que ver novamente alguns vídeos do Windows Phone ;)
    Deixo aqui um link: http://youtu.be/cBISUhRIiSE?hd=1

    Manuel Costa
    (pocketpt.net)

    ResponderEliminar
  21. Tanta luta....
    cada um usa o que a carteira deixa, e não digam que não tenho razão ;)
    Tudos o telemoveis são bons de momento, a nivel de velocidades uns mais rapidos que outros, eu por exemplo posso dizer que sou sortudo pois tenho o S2,Iphone 4 e Dell5 e a nivel de table Ipad1,2 e Iconia W500 e Tab10.1.por incrivel o que uso mais é o ihone4 e o resto uso ipad para jogos e w500 para trabalhar e Tab10 para brincar.
    estou farto de testar maquinas e mesmo assim uma coisas vos digo, velocidade não é tudo mas sim estabilidade e aplicações no mercado e a Apple até agora no meu ver (pessoal) é o melhor que anda por ai.

    ResponderEliminar
  22. Boa noite a todos,

    A minha "cara-metade" está a tentar actualizar o iPhone4 dela e recebe um erro no processo de restauro. Alguém lhe está a acontecer o mesmo?

    Manuel Costa

    ResponderEliminar
  23. @Manuel

    Aqui o "maravilhoso" iTunes diz-me que tenho um update disponível... o 4.3.5! :(

    ResponderEliminar
  24. O WP7 parece-me interessante mas para mim peca em algo muito simples: não tem o potencial de customização do Android.
    E como eu me canso rapidamente do visual dos meus aparelhos e ando sempre a mudar o aspecto do UI no meu portátil, além de ter Ubuntu para desenjoar do Windows acho que esse é o grande pecado do WP7.

    Para além disso o multi-tasking ainda é rudimentar.
    Mas isso não quer dizer que não tenha já tido interesse num WP7. O LG Maximo 7 é para mim o smartphone mais bonito do mercado e estive bastante tentado em adquiri-lo...

    ResponderEliminar