2011/10/24

Moradas Certas nos Contactos do iOS

Com a chegada da Siri no iPhone 4S, há alguns pormenores na lista de contactos que passam a receber mais atenção, como é o caso das moradas.

Até aqui, apenas me preocupava em colocar moradas em meia dúzia de contactos, para referência - mesmo que nem sequer fossem correctamente reconhecidas "geo-localizadamente" falando. Era precisamente o que acontecia com a minha própria morada... mas que, como se poderá imaginar, não era algo que me afectasse: eu sei onde moro; e a morada era válida para efeitos de alguém me pretender enviar qualquer coisa para casa.

Mas com a chegada da Siri (ou do Siri, conforme queiram) as coisas mudaram. É que passar a tornar-se prático poderem dizer coisas como: "Avisa-me para tirar o saco da mala do carro quando chegar a casa"; ou coisas do género...

Coisas que infelizmente me eram respondidas com um rotundo: "Não sei onde é a tua casa".

E efectivamente, se eu "clicasse" na minha morada, ia parar ao mapa logo seguindo de uma mensagem de que não era possível localizar a minha morada.

Eu sempre suspeitei que fosse por causa das "complicações" que regem as nossas moradas: Rua Nome Qualquer, nº 123 - mas muitas vezes seguidas de crípticos "Bloco X 4º Esq Frente Baixo Cima"... como é também o meu caso.

Mas, a cada nova "reclamação" da Siri de que não sabia onde eu morava, lá fui ganhando coragem para tentar resolver a situação.

A situação tornava-se um pouco mais absurda porque nas diferentes variações que eu ia fazendo - abreviando códigos, colocando-os entre parenteses, etc - muitas delas acabavam por funcionar na função de search dos mapas, mas não directamente nos contactos. Ou seja: se eu clicasse na morada no contacto dava-me desconhecida, mas se fizesse a pesquisa subsequente no Google Maps... já aparecia como detectada!

Até que, em desespero, optei por descartar completamente os códigos do bloco/andar!
Apenas com o nome da rua e o número, nunca tinha tido problemas anteriormente... E portanto, qual a minha surpresa quando me deparo com a recorrente mensagem de que a minha morada não era reconhecida (embora novamente fosse instantaneamente reconhecida no Google Maps no iPhone).

Alto lá... Afinal, isto não tem nada a ver com os códigos da porta!

Não havia muito mais a fazer... para além da rua e número da porta, apenas sobra o código postal... E queres ver então que...

Resumindo e concluindo: o problema era mesmo o raio do código postal por extenso!

Em vez de ter o "São Félix da Marinha" tinha simplesmente escrito "S.Félix da Marinha"... e era precisamente o "ponto" que me causou esta enorme confusão.

Com isto corrigido, posso agora criar lembretes e perguntar à Siri onde moro. Embora os lembretes tenham outras falhas que nem lembram ao diabo, como só poderem defini-los para locais que constem nas moradas dos vossos contactos. No mínimo bem que poderiam permitir escolher um ponto no mapa... mas isso ficará para a análise completa ao iPhone 4S. :)

Em conclusão: prestem dupla atenção ao código postal que introduzirem e certifiquem-se que é mesmo o "oficial".
E quanto aos códigos da porta e andar... quanto a isso afinal não há problema nenhum...

7 comentários:

  1. De uma das vezes que andamos a analisar as moradas portuguesas, ficamos com a impressão que os últimos 3 números (4000-XXX) representam a rua. Infelizmente o Google Maps não parece saber disso. Mas o Sapo Mapas interpreta correctamenta (e os CTT).

    ResponderEliminar
  2. @OSG

    Sim, representam. Daí eu nunca ter sequer considerado que podia ser o "texto" a estragar a coisa... (o número é que deveria ter prioridade, e o nome ser apenas descritivo/confirmação... pensava eu).

    ResponderEliminar
  3. Boas .. Visto que tens o iPhone 4s da me uma ajuda... Eu tenho o 4.. Tem assim tantas diferenças de um modelo para o outro? Por o que se vai vendo uma grande diferença na câmera ... O ou a tal siri ;) .. Que tens mais a dizer? Obrigado abraço

    ResponderEliminar
  4. Carlos,
    Como o(a) Siri funciona no teu 4S? Não deveria funcionar somente nos EUA? Já conseguiste "dar a volta" nos servidores da Apple? :) Já agora (em um tópico diferente porém relacionado) como está a ser a tua experiência com o(a) iCloud? A minha foi péssima:
    1) Tive que fazer o backup de todos os contactos que já tinha no Gmail para o iCloud, mas mesmo assim não sincronizavam em tempo real (ao contrário do Google Contacts);
    2) Os documentos criados no iCloud ficavam apenas lá e não poderiam ser acedidos por nenhum outro serviço ou programa (ao contrário do Dropbox);
    3) Alguns eventos contidos nos iDevices simplesmente não apareciam no iCloud! E eram eventos do mesmo tipo (datas de aniversário) e criadas no mesmo dia, através do mesmo dispositivo! (no Google Calendar tudo estava sincronizado)
    Resumindo: o iCloud não me conseguiu oferecer alternativas credíveis às oferecidas por outros serviços de sincronização. No meu caso com o Gmail, Google Calendar, Google Contacts e Dropbox estou muito melhor servido nos iDevices do que com o iCloud.

    ResponderEliminar
  5. @Alessandro

    O Siri funciona em todos os 4S. Alguns serviços (pesquisa de restaurantes, por exemplo) é que apenas funcionam nos EUA.

    Os contactos no iCloud têm funcionado bem, alterando no iCloud no iPhone aparecem imediatamente do "outro lado".

    Mas não substitui um Dropbox, e a parte dos calendários também sincroniza apenas os calendários dele (pelo que também continuo a usar os do Google Calendar)

    ResponderEliminar
  6. @Carlos,
    Agradeço sua resposta. Pelo o que percebi a experiência dO iCloud (adoptei a tua opção :) ) é bem melhor quando se utiliza Mac (não sei se é o teu caso), mas com excepção dos contactos não consegui trabalhar bem aquilo. Até pq mete-se o Outlook no meio, e para mim o Outlook com sua interface "ribbon" é poluição visual e funções a mais para o meu pouco movimento. Prefiro a interface mais básica do Gmail, do Google Calendar e do Google Contacts.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    Como é extremamente difícil contactar a nokia.
    Tenho um nokia E51 e E72.
    Possivelmente irei mudar para possível dos novos lumias.
    Nas ditas superfícies comerciais e lojas e operadores eles não tem formação e também não arriscam a confirmar certas situações técnicas.
    Eu faço 2 a 4 sincronizações dos nokias com o Outllok por dia.
    Agora estes lumias não sei se resistem ao trabalho intensivo que dou.
    Por exemplo num compromissso normal, meto alarme, e os respectivos campos mas utilizo bastante o campo que está em branco (vazio) para colocar textos, notas adicionais e também anexo imagens, Pdfs, Power point, videos, Word, Excel, links, etc...
    Mas como os equipamentos acima referidos não consigo ver os mesmos. O que pretendo é que quando abro um compromisso passado, presente e futuro possa ver os anexos que estão anexados a esse compromisso.
    Os Lumias fazem?
    Androids e IOS, Não pf. - isso é pano para mangas e problemas atrás de problemas.
    Sei que na maioria os Htc não fazem.
    Agradeço vosso feeback
    Boa noite,
    Bem depois de imensa tentativas, consegui comunicação com uma loja nokia (cc colombo).
    O que me informaram é que para as minhas pretensões os Lumias, androids e iOS, não serão a melhor escolha pk esporem muito a privacidade e dados do utilizador.
    O aconselhamento deles vai para soluções E7, C7 ou N9.
    Agradeço sua opinião entre estes expostos e seu feedback qual o melhor.
    Obrigado.
    Cumprimentos,
    José Marques
    jr.marques007@gmail.com

    ResponderEliminar