2011/10/03

Notícias do Dia

Enquanto a HTC brinca com a privacidade dos seus clientes, o serviço Pandora já vai levar com um processo por ter permitido ver os perfis pessoais dos utilizadores.

Enquanto isso, já publicamos os resultados do nosso inquérito sobre as expectativas para o iPhone 5, e não se esqueçam que amanhã, dia 4 de Outubro, a partir das 18h, estão todos convidados para se juntarem a nós no nosso chat room para acompanharem em directo a apresentação da nova geração de iPhones. Isto... assumindo que não estarão mais interessados em ver a apresentação da Adobe à mesma hora.


Vodafone com Data Test Drive


Lá fora, a Vodafone iniciou uma modalidade de experimentação de tráfego de dados que se deveria tornar prática corrente. Quando um cliente compra um smartphone e pretende aderir a um plano de dados, a maior incógnita é: qual será o plano mais apropriado para mim?

São recorrentes as perguntas de novos utilizadores que gostariam de saber se 100, 300, 500MB serão suficientes para si... Perguntas que ninguém lhes poderá responder concretamente, já que todos damos usos diferentes aos nossos equipamentos.

Por isso, a Vodafone quer dar uma ajuda e com este Data Test Drive, permite que um novo cliente use a internet sem limites durante 3 meses, para que possa estabilizar o tipo de uso que vai dar, e assim ficar com uma ideia correcta da quantidade de dados mensal mais apropriada.


Pagamentos NFC

Embora se assista a uma aposta cada vez mais forte o NFC como tecnologia capaz de facilitar os pagamentos (mas não só), até o PayPal reconhece que demorará muitos anos até que isso se torne "popular". Mais que evitar o "passar do cartão", os pagamentos NFC apenas fazem sentidos quando estiverem integrados num ecossistema completo de pagamentos que realmente nos facilite a vida em vez de adicionar uma nova camada de "complicação" ao que que já temos e fazemos.

Quantas vezes é que alguém irá tentar dar uso ao seu smartphone topo-de-gama XPTO com NFC, quando uma e outra vez der de caras com locais onde lhe digam: "ah, isso aqui não funciona, dê-me um cartão normal"?

E quantos se interrogarão porque motivo não podem usar o NFC do seu telemóvel para substituir o seu cartão "Andante" nos transportes públicos, ou outros do género?

... Aqui o problema não é a tecnologia, mas sim toda a infraestrutura existente, que deveria passar a ser gerida de forma unificada e/ou usando protocolos "abertos" que possibilitassem estra interligação de serviços. Até que tal aconteça... o NFC continuará a ser uma pálida respresentação daquilo que poderia realmente ser.


Google abre Chrome Zone em Londres


Não sei até que ponto isto resultará, mas... o Google parece ter sentido necessidade de ficar mais próximo do público e abriu o sua primeiro espaço físico dentro de uma loja Londres - uma Chrome Zone, onde as pessoas podem ficar a conhecer os seus Chromebooks.
Embora me pareça interessante ver o Google dar o salto para o "mundo real" e ter uma presença física perto dos seus utilizadores, parece-me que os seus Chromebook se arriscam a chegar demasiado tarde.

e por falar em Chrome...


MS Security Essentials remove Chrome como Malware

Não terá passado de um engano inocente, mas o que é certo é que muitos milhares de utilizadores Windows deverão ter ficado surpreendidos quando um update do Security Essential da Microsoft - uma ferramenta que verifica a existência de spyware/malware no sistema - terá identificado o Chrome como malware e removendo-o.

... Sem dúvida, um mero engano inocente... :)

Enquanto isso, o próximo evento marcado para dia 11 poderá revelar não só o novo Nexus do Google... como também a chegada do Chrome aos Android!
(Especialmente quando aplicado a um tablet como o Transformer, ter um browser como o Chrome "desktop" seria... um grande bónus!)


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. NFC como metodo de pagamento, preocupa-me um bocado e a maior razão para isto é não ter que usar um cartão multibanco? ao menos, não fica sem bateria.

    eu acredito que o nfc seja uma tecnologia com óptimas possibilidades de implementação em aparelhos moveis. mas aquilo que, realmente, gostaria de ver, era utilizarem esta tecnologia como ligação entre vários aparelhos para transferencia de dados: como uma factura num pos ser transferido para um telemovel ou qualquer aparelho e ser transmitido uma factura e o ideal mesmo seria, utilizar esta tecnologia, para a autentificação e emparalhamento de um telemovel assim que este fosse colocado ao pé do ecra de um computador e utilizar este como um disco usb sem fios.
    mas para pagamentos não!

    ResponderEliminar