O cartão VISA está prestes a ficar mais seguro e a ganhar um ecrã LCD e teclado, com o Visa CodeSure. Depois da introdução dos PIN, este novo sistema visa (errr...) adaptar-se às novas necessidades - como a das compras online - onde seja necessário fazer um pagamento à distância sem um leitor de cartões. (E certamente para não ficar para trás face a serviços como o PayPal e outros...)
Com autonomia para 3 anos, estes cartões são capazes de criar códigos seguros válidos para apenas uma utilização, com os quais se espera reduzir as fraudes online.
A grande questão é mesmo... se o "cartão" se vai reduzir a um número identificativo e um código de segurança... porque não dispensar o cartão por completo e reduzir o cartão visa a uma "App" que possa ser utilizada no Smartphone do utilizador?

A ideia é que, depois de aprovarem uma loja para efectuarem pagamentos automáticos, o vosso "cartão virtual" aparece automaticamente na caixa de pagamentos da mesma mal estejam próximos - e o comerciante tem apenas que seleccionar a pessoa correcta, com base no nome e foto que tem no seu ecrã.
Isto sim, parece-me uma forma de usar a tecnologia disponível para simplificar o processo de pagamentos - em vez de se "complicar" a coisa cada vez mais, com códigos crípticos em cartões digitais...
(E claro, há medidas para evitar comportamentos abusivos e fraudes - assim como o caso de pessoas com o mesmo nome na mesma loja ao mesmo tempo.)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)