2011/11/26

"Curiosidade" a Caminho de Marte


Já vai a caminho de Marte a mais recente (e avançada) sonda espacial alguma vez enviada ao planeta vermelho: o Mars Science Laboratory, com a estrela da festa a ser o Curiosity Rover.

Ao contrário dos seus predecessores, os bem conhecidos rovers Spirit e Opportunity - que se revelaram pequenos heróis ao superar em muito aquilo que se esperava deles - este Curiosity poderá ser considerado um verdadeiro gigante, com o dobro do comprimento (3 metros!) e cinco vezes mais pesado.

Peso esse que é explicado pelo enorme número de equipamento científico que carrega a bordo, e que lhe permite recolher e analisar amostras, assim como perfurar rocha, e... esperam os cientistas, conseguir determinar se há, ou houve, vida em Marte.

... Esperemos que este Curiosity consiga superar igualmente tudo aquilo que se pretende dele, e que nos ajude a perceber um pouco mais deste nosso cantinho cósmico a que chamamos sistema solar.




3 comentários:

  1. Olá CArlos,

    Excelente post!
    Uma "curiosidade" o meu nome vai estar me Marte por toda a eternidade... não? Ora vejem... http://origin-all-design.com/uncategorized/my-name-in-mars/

    Cumps
    Pailo Vieira

    ResponderEliminar
  2. Boa viagem Curiosity e que Agosto chegue bem depressa :)

    ResponderEliminar
  3. Não tem painéis solares :O

    ResponderEliminar