2011/11/16

Intel com Super-Computador num Único Chip


Para quem pensasse que os computadores já começam a ter suficiente para "tudo" (e que até acaba por ser verdade para a grande maioria das tarefas que realizamos), eis que a Intel revelou um novo CPU com mais 50 "cores", e que é capaz de atingir a bonita marca de 1 TeraFlop.

Considerando que há apenas 15 anos, tal potência necessitava de mais de 9000 CPUs Pentium II (ocupando cerca de 70 armários), poderá ter-se uma noção da evolução que isto representa.

O nome de código deste super-computador num chip é "Knights Ferry" e a Intel ainda mantém a maioria das especificações sobre segredo: não revelando qual o consumo energético deste chip, nem tão pouco o número certo de núcleos que integra - dizendo apenas que tem "mais de 50".

Para além de nos fazer sonhar com as possibilidades que os futuros computadores pessoais possam vir a ter, este chip faz crescer água na boca para todos os que se dedicam ao mercado dos super-computadores e que actualmente fabricam sistemas integrando milhares de CPUs e GPUs  "normais". Aplicando-se o mesmo conceito com este novo chip... estão a imaginar o que será um super computador com 10 mil destes Knights Ferry?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)